Extremismo Linux

13. Re: Extremismo Linux

Jake M.
JakeMad

(usa Arch Linux)

Enviado em 25/05/2017 - 06:20h

hrcerq escreveu:

Se é extremismo eu não sei, depende do que você considera como extremismo. Mas se penso que é algo ruim ou errado? Definitivamente não. As pessoas devem ser capazes de fazer escolhas para suas vidas, e isso inclui os softwares que usarão. Se a pessoa decidiu que não quer usar programa de código fechado, que mal há nisso? Eu mesmo evito ao máximo.

A meu ver, os problemas começam quando as pessoas não podem fazer escolhas. Por isso mesmo acho que mais importante que o software livre em si são os padrões abertos e interoperáveis. Eles garantem que cada um poderá usar os programas que decidir, contanto que esses programas sejam capazes de trabalhar e interagir com esses padrões abertos.

Por exemplo, eu uso o LibreOffice. Mas mais importante do que o LibreOffice é o formato Open Document Format - ODF, que abrange os formatos de texto (odt), planilha (ods), apresentação (odp) e diagramas (odg). Esses formatos podem ser abertos no LibreOffice ou em qualquer outro editor que seja compatível com ODF, e qualquer editor pode ser compatível com ele, já que a especificação é aberta. Isso significa que mesmo eu usando LibreOffice para abrir documentos nesses formatos, outras pessoas podem abrir com outros editores que também sejam compatíveis.

Escolhas, a meu ver, são o que realmente importa.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


Uma coisa é a pessoas escolher não utilizar software nã-livres/de código fechado, outra é se ver obrigada a evitar a qualquer custo tornando-se uma pessoa meia com parafuso solto, achando que todo software sem código aberto é espião, é mal etc...


  


14. Re: Extremismo Linux

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 25/05/2017 - 07:20h




15. Re: Extremismo Linux

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 25/05/2017 - 13:09h

Bom, eu penso que não poder escolher é ruim de qualquer jeito. Não poder escolher programas de código fechado é tão ruim quanto não poder escolher programas de código aberto. Mas na prática nunca vi isso acontecer. Já o contrário é algo que vejo no meu dia a dia.

Inúmeras vezes tive que usar, por exemplo, a ferramenta Balsamiq Mockups para ler protótipos de análises e painéis que eu precisava implementar. Essa ferramenta não trabalha com um padrão aberto, ou seja, não é possível abrir os arquivos gerados por ela em outro editor. E pra piorar essa ferramenta não oferece versões para Linux (embora funcione muito bem no Wine).

Agora imagine que você tem 500 protótipos feitos nessa ferramenta. E de repente você precisa migrar esses protótipos pra outra ferramenta, seja porque o software foi descontinuado ou porque você não pode mais bancar a licença, ou qualquer outro motivo. O que você faz? Mesmo que você disponha de um software alternativo para este fim (o que de fato existe), terá que refazer os 500 protótipos porque não existem utilitários de migração dos arquivos gerados para outros padrões, como odg, que é um padrão aberto para diagramas. Imagine isso numa empresa, ou em um órgão do governo. Você vai parar a empresa ou órgão porque precisa fazer essas migrações primeiro? Não, você vai continuar usando o Balsamiq. Isto se chama vendor lock-in, ou seja, o custo de migração é alto demais em comparação ao custo da continuidade do pagamento da licença.

Isso acontece com inúmeros programas. Veja o AutoCAD, por exemplo. Não roda no Linux. Então se na empresa que você trabalha precisa usar especificamente o AutoCAD, lascou... não pode usar Linux.

Agora, em que situação o contrário acontece? Quando é que você é obrigado a usar software livre em vez do proprietário? Não acho impossível de acontecer, mas acho bem pouco provável.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


16. Re: Extremismo Linux

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Devuan)

Enviado em 25/05/2017 - 16:51h

JakeMad escreveu:

Eu vi isso num forum gringo do reddit, muitos criticando o uso de software não-livre no linux seria ir contra o conceito do linux etc etc..



Faz um tempo que não dou uma espiada no reddit, as vezes da umas boas discussões lá, mas o caso ai prece ser mais a discussão do avanço do software não livre do que propriamente o fato de não usar.

Falando por mim, eu sempre apoio e procuro usar o Software Livre, até por questões já batidas, como segurança, privacidade, e etc, mas infelizmente eu ainda não vejo como viver 100% livre de software não livre, pelo menos eu ainda não consigo, espero que um dia isso seja realidade, até lá a gente faz o que da para fazer.




--------------------------------------------------------------------------
Somente o Software Livre lhe garante as 4 liberdades.
Open Source =/= Free Software.
https://goo.gl/mRzpg3
http://www.anahuac.eu/contrarrevolucao-osi/



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts