Hierarquia de diretórios

13. Re: Hierarquia de diretórios

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/09/2012 - 11:44h

lcavalheiro escreveu:

eabreu escreveu:

lcavalheiro escreveu:

A distro GNU / Linux que melhor segue o FHS é o Slackware. O Debian ignora a parte dos runlevel e diretório /etc/rc.d, e por causa disso atinge um modesto segundo lugar neste quesito. Agora, se você quer algo 110% compatível com o FHS (100% seria o Slack) você teria que partir pra um BSD da vida.


Discordo. pois o debian não ignora os runlevels de jeito nenhum, o mesmo faz uso do system v que usa runlevels. Mas o debian não coloca os diretórios de runlevel dentro de /etc/rc.d. ele coloca dentro do /etc a distribuição que usa o system v e que faz uso do diretório /etc/rc.d para armazenar os diretórios de runlevel e outros arquivos é o CentOS. O debian não sai do padrão da FHS.

Outra coisa nesse momento pode até sido mudado, mas o slackware até onde sei segue o padrão de inicialização do BSD onde só tem dois modos de operação (dois runlevels) multi-user e single-user, por enquanto que as distros que usam o system v como o debian tem vários runlevels e não só esses dois.

Quanto ao File System Standart as distros que sofrem mais alterações é que incluem diretórios como citei anteriormente para armazenar arquivos específicos de sua funcionalidade. mas acredito que diretórios como /cgroup, /misc e /net faram parte do padrão logo logo. pois as distros estão sempre em atualização e algumas mudaças significativas serão feitas de modo geral, mas acredito que essas mudanças só serão realizadas como um todo de médio a grande prazo. E a principal distro que segue mesmo o padrão até o momento é o Debian.

Mudanças como sistema de arquivos padrão, sistema de inicialização (acredito que o slackware não seguirá o system-d). Não estou criticando a distro, apenas falando a verdade e desculpe por fugir um pouco do assunto abordado no tópico.


Eis o problema: os runlevels do System-V não seguem o FHS ;-)


De acordo com a FHS o arquivos de configuração do sistema devem ficar em /etc e a mesma não informa que os diretórios onde ficam os runlevels devem ficar dentro de /etc/rc.d ou não. abaixo segue os links das versões do FHS:

http://www.pathname.com/fhs/
http://proton.pathname.com/fhs/pub/fhs-2.3.pdf

Sendo assim alguns desenvolvedores que usam ainda o system-v e ou o padrão BSD colocam os runlevels em /etc/rc.d ou /etc.


  



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts