É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

13. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/09/2016 - 09:25h

Amigável. Mesmo sendo bom um usuário aprender na marra, o Linux pode ser uma má experiência para ele. O certo é ir introduzindo para este usuário. Por exemplo, eu aprendi sobre Linux sozinho, acho que sou o único usuário da minha cidade. Então fui testando e usando distros cada vez mais avançadas.



  


14. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/09/2016 - 10:01h

Se não for profissional TI como eu sugiro começar por Linux amigável com Linux Mint como foi meu caso mas que hoje consigo usar Debian, Ubuntu, Fedora, Mageia sem me apertar muito.
Na minha área nunca damos caso mais complicado para novatos.
No Linux adoto mesma postura.
Mas se cara for área TI sugiro começar Debian ou Centos
----------------------------------------------------
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


15. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 18/09/2016 - 23:02h

Como explanei: se o indivíduo possui um hardware limitado, ele terá restrições, mas isso é apenas uma questão de distro. Pois, não importa qual você usa, mas o que você faz com ela. E, no mundo GNU/Linux, além de existirem distros que são específicas para um tipo de hardware, há também aquelas que são específicas para diferentes tipos de usuários. Pois, possuem propósitos diferentes.
Como também já foi explanado: nada impede que o indivíduo entre no mundo GNU/Linux usando SLACKWARE, por exemplo, mesmo que ele não trabalhe com T.I., mas ele precisa saber que a distro vai exigir ao máximo dele - não é a toa que ela é conhecida por ser preguiçosa - e que ele precisa de paciência, tempo e muita dedicação, além daquele velho ditado: "Não ponha a carroça na frente do burro". Começar pelo básico, ler toda a documentação da distro, e por ai vai...
Agora se o indivíduo precisa/quer usar GNU/Linux, seja por alguma exigência do trabalho, ou só porque ele está afim de experimentar, mas sem muito compromisso, acredito que uma distro fácil de instalar e simples, parecida com o Windows, seja a melhor opção.


16. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Gabriel Azevedo Roldon
Roldon

(usa Debian)

Enviado em 19/09/2016 - 03:56h

Pelo o que vc falou, eu arriscaria a indicar o Debian.
Distribuição mediana, não tão fácil quanto Ubuntu e Mint, mas não tão "pega pra capar" como Slak e Gentoo.
Se vc quer aprender com calma, vai fundo pq nele vc vai usar bastante terminar, mas não vai ficar travado nele pra tudo. Fora a questão da estabilidade que vai te dar uma folga pra conseguir aprender o básico sem muita dor de cabeça com bugs estranhos.


17. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/09/2016 - 06:27h

Roldon escreveu:

Pelo o que vc falou, eu arriscaria a indicar o Debian.
Distribuição mediana, não tão fácil quanto Ubuntu e Mint, mas não tão "pega pra capar" como Slak e Gentoo.
Se vc quer aprender com calma, vai fundo pq nele vc vai usar bastante terminar, mas não vai ficar travado nele pra tudo. Fora a questão da estabilidade que vai te dar uma folga pra conseguir aprender o básico sem muita dor de cabeça com bugs estranhos.


Talvez eu tenha passado a falsa impressão de que sou usuário iniciante. Não. Utilizo GNU/Linux há 11 anos já, e comecei pelo difícil. Pois, esse sempre foi o meu interesse.
O que me fez questionar aqui no V.O.L. foi o fato de que, para a maioria dos novos usuários de GNU/Linux, sempre são dadas como "melhores distros para começar", aquelas simples de instalar, com interface gráfica bonitinha e que não exige muito do usuário para manipulá-la, mas claro que isso não se aplica para todos.
Apenas achei estranho o modo como uma distro amigável é "empurrada" ao novo usuário, pelo simples fato dele ser novato, sem antes perguntar qual o propósito do mesmo no mundo GNU/Linux, de qual hardware dispõe, entre outros fatores... Além do mito que se constrói em cima de distro "difíceis" de se instalar, configurar... que NÃO são para novatos.


18. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Ricardo Groetaers
ricardogroetaers

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/09/2016 - 08:15h

Dave_Null escreveu: ...... daquele velho ditado: "Não ponha o burro na frente da carroça". ...... .

Não seria ao contrario?




19. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/09/2016 - 09:02h

-se pessoa usa linux há algum tempo , sugiro que mantenha linux que dominava instalado e crie uma partição de testes, de 30-50 gb, p/ se aventurar por outras distribuições e tirar suas próprias conclusões.
-eu por exemplo tenho minhas próprias impressões sobre debian e fedora que não me fazem recomendar p/ novatos
-mas são minhas impressões, não que estejam certas e erradas
-apenas meu ponto de vista com usuário não profissional de TI
----------------------------------------------------
http://dicaslinuxmint.blogspot.com.br/


20. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/09/2016 - 09:06h

ricardogroetaers escreveu:

Dave_Null escreveu: ...... daquele velho ditado: "Não ponha o burro na frente da carroça". ...... .

Não seria ao contrario?



HAHAHAHAHA!!! Já editei... ;)




21. Dureza....

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/09/2016 - 11:32h

Bom dia,

Colega, a grande verdade é que muitos usuários vieram ao "mundo" GNU/Linux devido não terem gostado do "famigerado" Windows 8, 8.1. De uns 4 anos pra cá é que houve esse pequeno crescimento não só no Brasil, mas em todo o globo.

Mesmo assim, para esses, Linux é sinônimo de Ubuntu. Eu mesmo não conhecia "este caminhão" de distros existentes, e mais, queria algo bonito, estável e rápido. O Ubuntu e Mint oferecem isso (ou não kkk). O cidadão não está interessado em testar isso ou aquilo já que a grande maioria não é do ramo e sim usuários cotidianos, formandos e etc...

Se procurar por ai verá que eu desde que conheci o Slack, tenho oferecido ele ao invés dos citados acima. E....? para os mais novos cadastrados aqui no fórum, fui vítima de piadas....- "Como indicar o Slack para iniciantes, tú é louco....", e por aí vai.

Quem tem interesse, ajudo, caso contrário, siga o teu rumo e seja feliz....


Usuário de Slackware 14.2 (KDE) e Salix 14.2 (XFCE)
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


22. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 19/09/2016 - 12:27h

Eu ainda sou um mero novato no mundo Gnu/Linux, mas acho válida a minha opinião nesse caso pois eu estou passando por esse processo e irei relatar aqui a minha experiência...

Comecei utilizando o Ubuntu por justamente ser um usuário leigo e ainda ter muitas dúvidas em minha mente em relação ao Linux. Após me habituar ao sistema e ter aprendido o básico sobre Linux, eu decidi me aventurar no Debian e continuei lendo sobre Linux e explanando as minhas dúvidas aqui no VOL -- pelo qual eu tenho muito a agradecer. =D

Acredito que a grande questão nesse caso seja: vale a pena começar pelas distros amigáveis? E eu digo: sim! Mas por quê? Porque para se utilizar uma distro avançada como o Slackware por exemplo, é necessário se ter um conhecimento prévio sobre como funciona o Linux, e essa bagagem não será adquirida em questão de minutos lendo de forma apressada e sumária um artigo ou uma matéria qualquer de pós-instalação da distribuição. Peguemos a instalação e pós-instalação do Slackware como exemplo: você pode, numa boa, instalá-lo em seu computador seguindo algum tutorial no Youtube. Não é difícil. Com um pouco de paciência você consegue instalá-lo e configurá-lo em algumas horas. Contudo, a pergunta que eu faço é a seguinte: você terá aprendido alguma coisa com isso ou só terá feito isso para tirar uma onda com os amigos e se sentir o Elliot Alderson? Vejam os jóvis que instalaram o Kali Linux em suas máquinas: eles tem mais conhecimento que alguém aqui por isso? Eles aprenderam mais que um novato como eu que começou no Ubuntu e aprendeu sobre Linux de forma lenta e determinada para realmente estar adquirindo algum conhecimento?

Enfim, o que eu estou querendo dizer é que se você não parar para estudar sobre Linux, de nada adianta começar por uma distribuição avançada. São tantas coisas para se aprender que se você tentar aprender tudo de uma vez para poder tirar proveito da distribuição avançada que você está utilizando irá acabar ficando louco. Por exemplo, para se montar um DE (desktop environment) a partir de um gerenciador de janelas (*box), é necessário aprender sobre vários outros tópicos -- servidor X, .xinitrc, escolher um gerenciador de arquivos, terminal virtual, editor de textos, etc., aprender a manipular o script de configuração do gerenciador de janelas, entre várias outras coisas. É mais ou menos como tentar resolver as dependências de uma compilação no braço: são tantas coisas ao mesmo tempo para resolver que começa até a bater um desespero. O exemplo que eu dei acima sobre a instalação do Slackware é um ótimo exemplo disso: você pode até instalá-lo de forma apressada e sumária simplesmente por querer pegar uma distro avançada, mas você não irá estar adquirindo o mesmo conhecimento que um cara que pesquisou com calma sobre a instalação do Slackware, as diferentes interfaces gráficas que ele poderia utilizar, o que significa (e como manusear) run level, shell script, particionamento, compilação, aprender a manusear/manipular os diretórios via linha de comando, dependências, permissões, SWAP, configuração da rede e da placa de rede Wireless, etc. Acho que a maior prova de que o que eu estou falando aqui é verdadeiro, são os inúmeros tópicos aqui no VOL com perguntas esdrúxulas sobre como instalar e configurar o Kali Linux.

Mas agora, depois que você já tiver adquirido um conhecimento básico/mediano sobre Linux, aí sim é vantajoso migrar para uma distribuição mais "M1L Gr4l" porque ela irá te forçar a aprender mais e mais e quem sabe atiçar ainda mais a sua sede de conhecimento. Pelo menos é assim comigo. =)


23. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

shoujo
shoujo

(usa Slackware)

Enviado em 19/09/2016 - 13:26h

O problema é que quem já usa Linux não consegue ver como iniciante...
O iniciante é igual uma criança de 4 anos precisa aprender a ler e escrever antes de ir pra escola..
Se a pessoa começa com uma distro profissional do uso, ou seja distros para trabalhar ou produzir ela acha que sabe tudo e acaba tendo muitas dificuldades.
Por isso tem que começar com Slackware mesmo, ah e nada de slapt-get nem slackbuids não.
Tem que compilar tudo na mão até aprender o sistema. Depois da pessoa ficar craque no Slackware ai sim a pessoa pode tomar uma decisão continuar no Slackware ou ir pra uma distro automática aprender mais e usar profissionalmente..

Recomendar Ubuntu, Linux mint etc para iniciantes é o mesmo que recomendar quem não sabe dirigir e não conhece as regras de trânsito usar um carro com piloto automático.. funciona? Funciona. Roda? Roda. Piloto automático deu problema? Bateu e amassou o carro.


24. Re: É melhor começar GNU/Linux pelo "amigável" ou pelo "trabalho duro"?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/09/2016 - 13:39h

Jogando lenha na fogueira:
Por que as pessoas se incomodam tanto com o que os outros fazem ou deixam de fazer, se isso não as afeta em nada?
Deixem cada um fazendo o que gosta, o que quer, o que sabe e parem de aporrinhar com essa conversa boba de distro A ou B... isso só serve pra inflar egos!!!

"Eu uso a distro fodona, por isso eu sou o sabidão. Vc que usa a distro fácil é bobão e feio :P" Aff... cansei disso!!!

Eu uso GNU/LINUX e pronto. Testo Linux MInt, testo Slackware, testo Arch, testo o que me der na telha... o que eu aprender ou não com isso é da minha própria conta e não vai afetar ninguém mais. Vão cuidar da própria vida.... kkkkkkkk

;)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts