Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

13. 3G no Ubuntu 9.04

V1dux
v1dux

(usa Ubuntu)

Enviado em 08/06/2009 - 22:04h

Tentem a receita que postei em outra pergunta similar:

http://www.vivaolinux.com.br/topico/Ubuntu-e-Kubuntu/Vivo-3G-+-modem-Aiko-82D-no-Ubuntu-9.04-Jaunty-...

Abs


  


14. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Fábio Luís Mendes
fabiolm

(usa Debian)

Enviado em 10/06/2009 - 16:44h

Acredito que, no meu caso, o /etc/resolv.conf esteja sendo atualizado automaticamente pelo networkmanager (necessito dele para gerenciar a rede sem fio da minha casa e, eventualmente, a conexão por cabo).

Tentei o comando "chattr +i /etc/resolv.conf" como root, mas ele retorna "chattr: Operação não suportada while reading flags on /etc/resolv.conf".
Pelo que pesquisei, este comando é suportado apenas em sistemas de arquivo ext2 e a minha formatação é ReiserFS, talvez por isso não consiga usá-lo.

Existe alguma outra forma de configurar o servidor de DNS que é utilizado pelo wvdial ou wvdialconf (ao invés daquele automaticamente fornecido quando se estabelece a conexão?).


15. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Fábio Luís Mendes
fabiolm

(usa Debian)

Enviado em 12/06/2009 - 14:54h

Descobri uma forma de configurar manualmente o servidor de DNS.
O arquivo resolv.conf é automaticamente gerado e atualizado pelo pacote resolvconf.
Pesquisando em http://ubuntuforums.org/archive/index.php/t-306308.html , descobri que basta editar, como root, o arquivo /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base , acrescentando as duas linhas (para o openDNS)

nameserver 208.67.222.222
nameserver 208.67.220.220

que elas serão automaticamente incluídas no resolv.conf com a reinicialização da rede.
No meu caso, além destas duas entradas, o sistema adiciona também uma terceira entrada, com o servidor de DNS primário fornecido pela conexão do wvdial (Oi). De qualquer forma, o sistema utiliza as primeiras entradas, que são do openDNS.
Vou experimentar, para ver se isso aumenta a velocidade média da conexão ...



16. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Fábio Luís Mendes
fabiolm

(usa Debian)

Enviado em 12/06/2009 - 17:02h

Outra possibilidade, ao invés da anterior:

Editar o arquivo /etc/network/interfaces e acrescentar a seguinte linha, logo depois da configuração da interface loopback:

dns-nameservers 208.67.222.222 208.67.220.220

Obs.: O wvdial continua acrescentando um terceiro dns no arquivo resolv.conf automaticamente, mas após estes dois padrões.


17. VELOX 3G

paulo ribeiro
cmpcrm

(usa Outra)

Enviado em 05/07/2009 - 13:53h

GALERA, EU ADQUIRI O VELOX 3G ACHANDO QUE IA RESOLVER MEU PROBLEMA DE LENTIDÃO..POREM, TIVE UMA DUAS SURPRESAS: 1º NÃO CONSIGO ACESSAR UMA PÁGINA DIREITO E QUANDO CONSIGO, NÃO ABRO MAIS NADA, ARQUIVO PARA DAWNLOD? ESQUECE!
2º DESCOBRI QUE NA MINHA ÁREA NÃO TEM COBERTURA..E MESMO ASSIM A MOÇA DA "OI" ME VENDEU E AGORA EU TENHO QUE FICAR COM O MINI MODEM PARA NADA JÁ QUE NÃO TEM COBERTURA... O QUE DEVO FAZER AGORA? JÁ QUE MINHA ÁREA NÃO TEM COBERTURA...!


18. Também estou gostando.

Marcelo Vidal
vidal95

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/11/2009 - 23:54h

Moro no Ipiranga em São Paulo e funciona muito bem e até na região da Raposo Tavares funcionou.
Recomendo pelo custo benefício que está muito bom.

Abraço.


19. Tudo acaba bem quando termina bem.

FERNANDO
Fernandobuntu

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/11/2009 - 21:56h

É graças aos nossos desenvolvedores linux que agora podemos usufruir do ZTE 626 no novo Ubuntu 9.10 ou no Kubuntu 9.10 que agora é minha preferência. Eles já vem com os drivers nativos, tudo bonitinho. Ainda não tô satisfeito 100% com a velocidade da conexão. Ela "nasceu" GSM depois cresceu pra 3g. Fui configurando devagarinho até ficar igualzinho a configuração do programa da ZTE (VIVO OU Oi tanto faz) feito para o windows. Agora posso postar esse diretamente do meu KDE. ;)


20. Debian testing

Fábio Luís Mendes
fabiolm

(usa Debian)

Enviado em 17/12/2009 - 22:31h

Após atualizar o debian, simplesmente não consegui mais fazer o modem zte 626 da oi funcionar. Pesquisei as novidades na internet, mas nenhuma sugestão que encontrei solucionou o problema. Tomei uma medida radical. Refiz a instalação do Debian na versão testing, sem recorrer a outros repositórios.
Mesmo assim, não obtive sucesso usando o wvdial. Utilizei praticamente todas as configurações que encontrei na internet.
Aí vem o macete.
Abri um terminal como root, antes de conectar o modem e digitei “rmmod option”. Esse módulo carrega automaticamente no kernel quando da inicialização do sistema e, por alguma razão que desconheço, impede a configuração adequada do modem.
Após remover o módulo “option”, conectei o modem na entrada USB.
Fiz o flip-flop com o comando usb_modeswitch (não esqueça de criar o arquivo de configuração apropriado para o modem em /etc/usb_modeswitch.conf).
O modem é reinicializado.
Abri o knetworkmanager (network-manager-kde). Nele já constava a opção de conexão (ttyUSB2 no meu caso). Configurei apenas o usuário “oi”, a senha “oi” e o telefone de discagem “*99***1#”. Funcionou de primeira.
Detalhe: dando um “lsmod” no terminal, vi que o módulo “option” fora novamente carregado.

Alguém saberia explicar por que é preciso remover inicialmente esse módulo antes de conectar o modem para conseguir ativar a conexão?
Como faço para que ele não seja automaticamente carregado na inicialização?

De qualquer forma, esse macete parece que resolveu meu problema, pelo menos por enquanto. Espero que seja útil.



21. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 18/12/2009 - 08:26h

Adicione o módulo na blacklist, o caminho é esse: /etc/modprobe.d/blacklist. Coloque lá assim:

blacklist nomedomodulo

Dessa forma não será mais carregado o módulo...


22. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/12/2009 - 09:15h

cpmcrm:

As operadoras somente comercializam esse tipo de produto SE houver cobertura no endereço do assinante, e ponto final.
Elas mesmas se obrigam a agir assim, por questões de prudência, visto que "ANATEL" não é e jamais foi sinônimo de "fiscalização" e nem de "preservação dos direitos doas assinantes", fato esse notório a nivel nacional há muitos e muitos anos.

Considerando esse fato, e supondo-se que você tenha informado seu endereço corretamente, a operadora tem de "se virar nos trinta" para fornecer o serviço prometido.
"A lei existe para ser cumprida, e não para ser discutida".

Note-se que com o aparelho em mãos você tem um serviço CONTRATADO TACITAMENTE (já que certamente não lhe enviaram uma cópia do contrato, um hábito muito comum entre as empresas de telefonia) e a empresa operadora tem de assumir a sua parte, partindo-se do pressuposto que se foi feita a venda é porque preexistiam condições técnicas prévias para o PERFEITO FUNCIONAMENTO do serviço.
Na hipótese da não-preexistência das condições técnicas necessárias, a negociação não deveria ter sido feita.
E se houve alguma eventual fraude por parte da loja e não da operadora, desde que o assinante tenha agido em todos os momentos com total honestidade e boa fé, vale o preceito legal de que as empresas respondem solidariamente com as atitudes de seus prepostos.
Você pode negociar o cancelamento do serviço diretamente com a operadora, ou juntar-se a milhares e milhares de outras pessoas que entram nos PROCONs ou diretamente nos juizados especiais pedindo ressarcimento de seu prejuízo.
Essa questão de prejuízo, segundo a visão do juizado, poderá considerar ou não a possibilidade de indenização também por dano moral.
Você deverá reclamar constantemente com a operadora, pegar os números dos protocolos e mais as datas e horários, preferencialmente com nomes dos atendentes;
Deverá em seguida reclamar com a ANATEL (não serve de nada essa reclamação) porém pegar os números dos protocolos, os quais - esses sim - terão utilidade em juízo.
Donde se depreende que UM SIMPLES NÚMERO (ou uma sequência deles) tem maior eficácia que o fato de existir uma agência reguladora...


23. Problemas com o network-manager

Fábio Luís Mendes
fabiolm

(usa Debian)

Enviado em 27/12/2009 - 19:35h

Após conseguir utilizar por alguns dias o 3G da Oi da forma como descrevi acima, novamente a conexão da internet parou. (aparentemente, não estou mais tendo problemas com o módulo “option”, se é que o problema de fato envolvia este módulo! De qualquer forma, obrigado Renato Pacheco pela dica do “blacklist” - sem dúvida, ainda será útil).
O fato é o seguinte: conecto o ZTE 626 com chip da Oi -> abro um terminal como root -> digito usb_modeswitch -> aguardo o modem desligar e religar -> o modem é reconhecido pelo Knetworkmanager -> conecto (ttyUSBx) usando os parâmetros (usuário:oi senha:oi rede: any número: *99***1#) -> a conexão se estabelece (o modem começa a piscar).
Mas não consigo navegar na internet!
Surpresa: o mesmo problema (conectar e não navegar) começou a acontecer com a rede sem fio de casa e mesmo com o cabo de rede conectado! (estou usando um EeePC com o debian testing).
Fiz um teste com o comando ping utilizando um endereço www.google.com.br (inacessível). O ping com o endereço numérico do OpenDNS (208.67.222.222 ou 208.67.220.220) deu resultado positivo.
Pesquisei o /etc/resolv.conf e o arquivo continha apenas: “# Generated by NetworkManager”. Vazio, mesmo com a configuração estabelecida.
Então, acrescentei os endereços dos servidores de nomes (openDNS) no arquivo: “nameserver 208.677.222.222” e, na outra linha “nameserver 208.67.220.220” em resolv.conf.
Funcionou! A navegação foi restabelecida.
(Obs: como o resolv.conf é automaticamente gerado – e apagado – tentei antes acrescentar estes servidores no /etc/resolvconf/resolv.conf.d/base e no /etc/network/interfaces como discutido nos tópicos acima, mas sem sucesso. O jeito foi acresccentá-los diretamente no resolv.conf).

Acredito que o problema ocorre devido ao network-manager não acrescentar os servidores de DNS como deveria, o que impede a navegação, e este problema não acontece apenas com a conexão ppp, mas também com o wireless e o cabo.

Será um problema decorrente da atualização dos pacotes? (O wvdial que usei durante meses para estabelecer a conexão com este modem (ZTE 626 da Oi) simplesmente deixou de funcionar.

Infelizmente, parece que esses pacotes (network-manager, network-manager-kde) ainda estão muito instáveis, mesmo no testing.

Eu já vivi dificuldades parecidas quando comecei a usar o wireless no linux. Era tudo incrivelmente complicado e instável, quando comparado com a facilidade dos “drivers” proprietários do windows. Hoje, já é muito mais fácil usar o wireless no linux (principalmente quando o knetworkmanager funciona direito!). No fundo, leva um tempo para desenvolver e harmonizar todos esses pacotes. É o preço da liberdade.




24. Re: Oi 3g Velox Modem ZTE MF 626 HSDPA

Renato Carneiro Pacheco
renato_pacheco

(usa Debian)

Enviado em 28/12/2009 - 09:45h

Essas porcarias d network-manager e afins são péssimos, kra! Instale o wicd, ele é ótimo para gerenciar sua rede wireless, possuindo várias opções e d fácil manuseio.



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts