
Buckminster
(usa Debian)
Enviado em 31/10/2025 - 11:46h
Veja no tutorial:
"Se o seu computador possui UEFI A partir de agora, o instalador do Debian irá detectar e montar automaticamente a Partição EFI presente no seu disco (criada pelo Windows ou outra distro Linux, que no meu caso é a partição #1 do disco primário sda).
Muita calma nessa hora!
A Partição EFI geralmente é uma das primeiras no SSD/HDD, é formatada em FAT32, tem um tamanho que varia de 100 a 500 MB e pode ser facilmente identificada pelo nome de "EFI system p" (ou apenas ESP) na lista de partições.
Mas por garantia, recomendo que IDENTIFIQUE e selecione a partição de nome "EFI system p" (ou apenas "ESP", dependendo da situação) e clique em seguida no botão "Continuar", como mostrado pelas setas numeradas na imagem abaixo:"
Daí na imagem você tem de selecionar a partição EFI do Windows para usar como partição EFI do Debian e depois selecionar a opção "Finalizar a configuração da partição" e clicar no botão "Continuar".
Neste caso não precisa criar uma partição EFI para o Debian, mas se quiser criar não afetará em nada, porém, selecione a partição EFI do Janelas em "Usar como: Partição do sistema EFI".
Então o Debian instalará o Grub nessa partição sobrescrevendo o gerenciador de boot do Janelas.
O que está acontecendo, provavelmente, é que o Grub foi instalado na partição EFI do Debian criada por você em, provavelmente, /dev/sda1 ou /dev/sdb1, etc, (que não é a primeira do SD/HD) e o Grub é instalado, mas não aparece, então cai diretamente no gerenciador de boot do Janelas.
E depois, na primeira inicialização, caso não apareça o Janelas no menu do Grub, inicie no Debian, abra o terminal, execute "sudo update-grub" e reinicie.
Caso ainda não aparecer o Janelas, entre em /etc/default/grub, descomente a linha:
# If your computer has multiple operating systems installed, then you
# probably want to run os-prober. However, if your computer is a host
# for guest OSes installed via LVM or raw disk devices, running
# os-prober can cause damage to those guest OSes as it mounts
# filesystems to look for things.
GRUB_DISABLE_OS_PROBER=false <<< descomente essa linha
Salve e saia, execute sudo update-grub e reinicie.
_________________________________________________________
Rule number one: Always listen 'to' Buck!
Enquanto o cursor estiver pulsando, há vida!