Bill Gate. O inventor do computador .!.

13. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/08/2010 - 14:22h

Existem muitas lendas a respeito de William Henry Gates, Jr. - conhecido como "Bill Gates" ou "Tio Bill".

Segundo essas lendas ele foi o:
"inventor do computador" (gulp!...);
"inventor do byte de 32 bits" (rsrsrs...)
e muitas outras invenções desse tipo são atribuídas a ele.

Quanto ao ábaco, sua definição como "computador" está correta, pois "computar" significa "contar", "agrupar", "levar em consideração", mas não propriamente "processar" ou "transformar".
Talvez por esse motivo um "computador" em Espanhol europeu é um "ordenador". Nos demais países hispânicos é um "computador" com excessão do México onde é "una computadora" (feminino).

O MS-DOS era uma cópia reduzida (e descarada) do CP/M da Digital Research, com alguma sintaxe "invertida" e faltando muitos recursos úteis.
Não consta em lugar nenhum que a Microsoft tenha "comprado" o CP/M.
Algum tempo depois a Digital Research lançou o CP/M86 que reconhecia 4MB diretamente, sem ficar preso ao eterno limite de 640KB do DOS.


  


14. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 20/08/2010 - 14:46h

galera, computador pessoal é bem maia novo, teve TK, Sinclair, Commodore, Apple (que era antecessor do MacIntosh, que hoje é o MAC)...só depois que veio o PC da IBM (chamava IBM-PC, o sucessor é o XT, um antecessor dos micros atuais, o XT é um protótipo do 186, uma família de comps baseada no microprocessador IBM 8086)

mas se por conmputador, quiserem saber, descontando os dispositivos não elétricos, como ábaco, as contas de vidro da china,a máquina de somar francêsa de Blaise Pascal etc...

O primeior computador, mesmo,eletrônico, com válvulas foi o computador de grandeporte ENIAC dos Estados Unidos, em 1946.

Mini AUla! rsrsrrsrsrsrrsr aqui mesmo, no VOL tem artigos de História da Computação, é bem legal!

Marun, Bill Gates não roubou o CPM-DOS,teria comprado ele baratinho, falam mas parece que no real crackeou sim a cópia da Digital Research.

srrsrsrsrsrsrrsrsr

Teixeira, sou um Dino dos comps. eu mexi em MacIntosh, Scopus (aquele comp marronzão), em XT, Exato CCE, e até um pouco em TK-85! srrsrsrsrsrsr
Usei programa feito em Fortran 74, perfurado em cartão! srrsrsrsrsrsrsrrs
na USP, no começo da minha carreira, usei Unix um pouco, e terminal VM/CMS, usei estação de trabalho, eu contei, Sun, Targ.
ainda hoje quando o sabayon dá pepino e eu vejo um terminal TWM eu me lembro da tela de X-Window.

Teixeira Vc também é um Dino, o Dino do COBOL. quem hoje conhece COBOL? Vc também dá mini aula prá galera!


15. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/08/2010 - 15:13h

Puxa Alberto! Você falou do Cobol, tenho as apostilas de um curso 'xulé' que fiz nos saudosos anos 80 (rsrsrs). Na época gostava bastante, linguagem fácil, eficiente, gostosa mesmo de lidar. Mas tive outros rumos e deixei a programação de lado.
O computador de aprendizado foi um CISCO(não lembro dos detalhes), tinha também um mostrengo chamado Prologic(acho, rsrsrs), tela de fósforo verde, mas cara, aquilo era bom demais! rsrsrs
_____________________________________________
Com relação ao ábaco, tenho certeza absoluta de tão certa, que foi Bill Gates quem inventou. As más línguas dizem que ele é um tirano monopolizador; não sei porquê tanta maldade com o 'pobrezinho'!


16. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 20/08/2010 - 15:30h

o CISCO é mais antigo que o SCOPUS que eu usei. eu morei perto da fábrica da CISCO, em Sampa!
mas eu não programava, sou químico, a galera que programava é que fazia os programas, eu só usava, mas Unix eu fiz curso prá mexer. comps. naquela época era só prá quem podia, não prá quem queria.. leigo, hj, usuário comum, mal e mal ligar conseguia! srrsrsrs depois o pessoal fala que linux é difícil! srrsrsrsrs.

podia ir prá sessão meu dia de anta, mas a primeira vez que eu usei um XT, eu quase formatei o disquete com o programa! srrsrsrsrs não fiz isso pq o técnico de computação e meu professor estavam perto! rsrsrs

mesmo a menos tempo, quando comecei a lidar com gentoo, eu destruí meu gentoo 8 vezes srrsrsrsrsrrs


17. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/08/2010 - 19:52h

Antes do "XT" teve o "PC" propriamente dito que usava a arquitetura de 8 + 8 bits batizada de "16 bits" para efeito comercial.
Tinha uma memória pífia igual a todos os outros micros de então.

Foi sucedido pelo tal de Peanut (amendoim) que apresentava a novidade de ter um teclado por raios infravermelhos. Uma beleza. Só que dois Peanuts no mesmo ambiente davam a maior encrenca...
A fonte de alimentação desses modelos (que não chegaram oficialmente ao Brasil) era de 63 Watts.

Depois dos primeiros XT viram os AT 286, 386 e 486 (nessa ordem).
Já os 386 começavam a complicar as coisas, pois tinha modelos SX e DX, sem e com o coprocessador matemático respectivamente (os tais 80387 e 80487).
Até então a Intel dominava quase que absoluta como fabricante de processadores. Mas vinha sendo acompanhada (beeeem ao longe) pela Cyrix, pela AMD e pela Texas instruments que fabricavam "versões" próprias desses mesmos processadores.

Aí começaram a aparecer os 486 DX33, DX66, DX80, DX100 e o DX120. e também os DX2 e DX4.
Com a série DX começaram a aparecer os "coolers", pois as velocidades maiores também traziam sobreaquecimento.
No entanto, os IBM 486 DX4-100 legítimos não tinham nenhum cooler e funcionavam mornos.

Mais ou menos na mesma época do surgimento dos primeiros Pentium andaram aparecendo os 586 e os 686 da AMD e da Cyrix, já estando a Texas Instruments fora de combate nesse segmento.

Tanto os 586 quanto os 686 competiam na verdade com os 486 e não com os Pentium. Mas muita gente foi enganada pela propaganda. Naquela época ainda não existia o Código do Consumidor.

Os primeiros Pentium também tinham um bug no coprocessador matemático que, mesmo tendo sido apontado por um usuário, custou a ser reparado pela Intel, o que lhe custou boa parte da credibilidade adquirida até então.

A partir dos Pentium 133 começaram a surgir os modelos com a "revolucionária" tecnologia MMX (Microsoft Media eXtensions) cujos parceiros "roeram a corda" pois descobriram que dava muito trabalho desenvolver para o padrão MMX.
Os PCs de hoje ainda são retrocompatíveis com MMX, porém poucos sabem ou tiram proveito disso.
E de nada adianta essa compatibilidade, se não existirem programas para ela.

De lá para cá todo mundo conhece a história, e não precisamos acrescentar mais nada.

Meu primeiro micro caseiro foi um Apple II+ (custou muito dinheiro) e posteriormente tive um "Sinclair-alike" (Um TK-85 da Prológica que também fabricava o CP-500, um "clone" do TRS-80 da Radio Schack).
E era "tão clone" que ao ser listado o conteúdo da BIOS aparecia o copyright da Radio Schack (coincidência, não?)...
O nome TRS-80 vem do processador Z-80 da Zilog, que foi a empresa responsável pela popularização dos micros, barateando seu custo e permitindo que finalmente houvessem computadores domésticos.
A Zilog foi superpoderosa até lançar o Z-88 e o Z-86 que inspiraram a Intel a fabricar um processador que lia a memória em dois bytes de cada vez: o 8088, seguido pelo 8086 e daí em diante só deu Intel (e adeus Zilog!)...

Andaram aparecendo no mercado (mas não deram certo) uns tais de "co-co". Acho que o pessoal não levou muita fé no nome, assim meio estranho...
O nome vem de COlor COmputer, ou seja, "computador a cores".


18. Re: Bill Gate. O inventor do computador .!.

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 20/08/2010 - 20:51h

legal. Parabéns pelo seu nível de conhecimento,eu tive um K6II,funcionava todo dia na fac e trabalhava quente , 60 graus, mas era indetrutível,funcionou sete anos todo dia sem quebrar!



  
01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts