Quero me aventurar!

1. Quero me aventurar!

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/07/2012 - 00:20h

Olá a todos! hoje vim escrever por estas bandas porque fiquei muitíssimo empolgado ao ler alguns tópicos de grandes mestres da programação.

Parando para pensar, decidi que iria me jogar no mundo da kernel, mecher, mecher incansavelmente pelo labirinto de linhas. Retirar bugs,otimizar códigos, desenvolver drivers etc etc... (kkkkkkkkkkkkk), é até engraçado o que se passa pela cabeça de noobs. Quem sou eu? um hobbista pensando nisto? isto é só para doutores cabeçao!

Enquanto essa batalha de Medo x Curiosidade atola minha mente, eu queria uma sujestão, um caminho, uma trilha para seguir...

Sei que parece absurdo para alguem que programa a tão pouco tempo(fazem 1 ano e meio acho) e aliás muito mal rsrs já ir pensando em mecher na kernel, mas não resisto a tentação... quero ver o que rola detrás das cortinas, projetar coisas que faltam, este sempre foi e sempre será a minha motivalção para programar.

Lendo o mesmo post que já citei encontrei umparagrafo que me chamou atenção . O mestre citou que era adequado e possível o uso de um SO virtualizado para mecher na kernel.

Partindo desta premissa vim perguntar algumas coisinhas para vocês,é mesmo possível modificar a kernel de um SO virtualizado e mecher nela como em um sistema normal?

Só sei de uma coisa, se a resposta for sim meu computador agradeçe, não queria nem ver o estrago que eu faria. rsrs

Abração!


  


2. Re: Quero me aventurar!

Leandro Figueiredo Pereira
chipisvartz

(usa openSUSE)

Enviado em 23/07/2012 - 00:41h


Não desista. Não se esqueça de que "toda grande jornada começa com o primeiro passo".


3. Re: Quero me aventurar!

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 23/07/2012 - 01:19h

Obrigado pela força amigo, só espero que este meu "primeiro passo" não impessa que eu realize outros, se é que você me entende... mecher com kernel é brincar com bomba rsrs.

Abraços


4. Re: Quero me aventurar!

jarlisson moreira
jarlisson

(usa Fedora)

Enviado em 23/07/2012 - 01:49h

Então, se quiser ir pra esse lado te recomendo o site kernelnewbies, seu canal (#kernelnewbies) no freenode e sua lista de e-mail de discussoes.

Lembrando que pra estudar, é bom que domine o C, mas não somente o C, mas o C pra Unix (file structure, I/O, data managing, file locking, shell, make, gcc, gdb, thread, process, signals...), tem ótimos livros gratuitos sobre programar em C no Unix de gratis pela net (em ingles).

Claro que pode ir na raça, sem saber essas coisas, mas vai ser mais doloroso e desestimulante.


5. Re: Quero me aventurar!

André
andrezc

(usa Debian)

Enviado em 23/07/2012 - 08:42h

Olá.

Você teria de baixar o código fonte do kernel e recompilá-lo, para que isso acontecesse.

Bom, acho que você sabe muito bem que deve dar um passo de cada vez. Você disse que tem 1 ano de estudo, correto? Nesse tempo de estudo, você já conseguiu pegar a lógica da coisa? Conhece a biblioteca padrão da linguagem C? 1 ano é muito pouco para conhecer a biblioteca padrão. Se não conhece, estude por aí, por enquanto, que é algo essencial.


Com relação à programação em UNIX, desenvolvimento em kernel e et cetera, sugiro que estude a respeito de chamadas de sistema (system calls), unix sockets, e et cetera.

Sugiro os livros do W. Richard Stevens.


Boa sorte!


6. Re: Quero me aventurar!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 23/07/2012 - 08:53h

Comece pegando as primeiras versões do kernel, que são menores, e vá aumentando de versão pouco a pouco.

Algumas possuem muita coisa em assembly, então pegue um número acima até ter um código razoável.

Se o uso de kernel antigo não possui finalidade prática, ao menos ao ver o código tem-se uma ideia do que se precisa saber para entendê-lo, todas essas coisas citadas acima estarão lá, em quantidade menor e em tamanho menor.




7. Re: Quero me aventurar!

Helton Barbosa Santos Ferreira
HeltonBarbosa

(usa FreeBSD)

Enviado em 23/07/2012 - 09:23h

Bem amigo, te digo com toda certeza que será uma jornada e tanto. Haverá momentos que irá desejar nem ter começado a mexer com o kernel. Mas como todo brasileiro... vá em frente e supere os desafios. Tenha em mente que estamos aqui para ajudá-lo no que for preciso. Alguns colegas já comentou mas o ideal é você começar pegando uma boa lógica de programação e tentar aprender muito as linguagens C e Assembly. Um tempo atrás eu estive estudando o livro Sistemas Operacionais - Projeto e Implementação 3ª ed do Andrew S. Tanenbaum, que me foi de muita ajuda para entender como funciona o kernel. Lhe indico esse livro. No mais... Bons estudos!!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts