Script para desligar o computador de acordo como login

O ideal é que você altere o shell padrão no /etc/passwd para este script e que crie um usuário com o nome desligar, por exemplo. Cada vez que o usuário de nome "desligar" logar no sistema ele rodará apenas o script, podendo reiniciar, desligar ou cancelar. Se cancelar o script faz o logoff imediatamente e este usuário não faz mais nada no sistema. É ideal para servidores onde alguém fica reponsável por desligar/reiniciar e reclama dos comandos shutdown -h now. É excelente para usuários leigos.

Por: Djair Dutra C. Jr.


Juntando páginas separadas num único PDF

Este shell script combina páginas de patentes gravadas do European Patent Office, separadas em vários arquivos pdf, num único arquivo pdf. (limitado em 26 páginas) É necessário ter o programa PDFTK (http://www.pdfhacks.com/pdftk/) instalado para que este script funcione. A interface padrão com o usuário é o KDE. Se vc quiser modo texto mude os comentários na primeira e na última linha de comando. Mais detalhes no cabeçalho do script.

Por: Marcelo


Script de backup para banco Firebird

Este script permite a realizacao de backup do seu .GDB, o backup pode ser feito com o sistema em uso.

Por: Cledson Bianchini


Cadastro de Usuário Samba

Este script faz o cadastro de usuários no Linux para serem utilizados no Samba, mas sem criar a pasta do usuario e permitindo que você possa informar a qual grupo ele vai pertencer e informar também qual será a pasta do usuário.

Por: Cledson Bianchini


Criando um pacote autoinstalador em shell

Para criar copie esse script para script.sh então no shell faça com seu arquivo .tar.gz cat script.sh arquivo.tar.gz > auto_instalador chmod +x auto_instalador Você pode usar quantas linhas quiser desde que modifique o tail pro numeros de linhas + 1

Por: Alexandre Felipe Muller de Souza


Script para obter informações do tempo

Esse script foi inspirado em um outro em perl que tambem retornava dados do tempo porem cada vez que era executado baixava a pagina novamente. Então resolvi fazer esse que baixa a pagina a cada 10 minutos, ou melhor sempre qie muda o primeiro digito dos minutos. Você precisa edita-lo e configurar para a sua cidade. Foi desenvovido para ser usado com o conky. Sintaxe: ./tempo.sh

Por: Everson Caratti






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts