Convertendo vídeos flv para avi
Este pequeno script converte vídeos de flv para avi. Requer o comando mencoder, que está contiido no pacote mplayer (http://www.mplayerhq.hu/).
Por: Perfil removido
Script de backup de múltiplos diretórios + LOG
Esse script faz o backup de vários diretórios, depois disso gera os logs e depois faz a cópia de redundancia pra outra partição... Simples de ser editado para se adequar ao que você precisa.
Por: Thiago Alves
Auto-montador de partições
Simples e útil script que detecta os discos instalados e monta as partições contidas no mesmo. Para usar: $ chmod a+x automount.sh $ ./automount.sh
Por: Perfil removido
Script simples para controle de IP+MAC
Este é um script simples para quem precisa de um controle mais específico em uma rede. Através dele os PC's da rede só acessam a internet se o IP casar com o MAC da placa de rede. Isso evita que engraçadinhos mudem o IP para ter acesso à internet, ideal para pequenas empresas ou pequenas redes. Este script ainda pode ser adaptado para criar arquivos de configuração de DHCP, HTB, CBQ, Squid etc.
Por: Djair Dutra C. Jr.
Encerrar vários processos de uma mesma aplicação
Esse script auxilia a encerrar processos de uma aplicação que tenha vários processos auxiliares ou algum trecho do nome do processo auxiliar ou filho similar ao do processo principal.
Por: Alex Alves de Siqueira
cria_users.sh
Um script simples para criação de usuários em massa. Pega os dados a partir de um arquivo no formato Nome Completo:login e gera uma senha aleatória e uma lista com os nomes, logins e senhas para ser impressa. Comentários e melhorias são bem vindos. Desenvolvido e testado no Debian. Necessita da instalação do makepasswd.
Por: Gustavo Pardellas Feijó
IA Turbina o Desktop Linux enquanto distros renovam forças
Como extrair chaves TOTP 2FA a partir de QRCODE (Google Authenticator)
Linux em 2025: Segurança prática para o usuário
Desktop Linux em alta: novos apps, distros e privacidade marcam o sábado
Atualizando o Fedora 42 para 43
Como saber se o seu e-mail já teve a senha vazada?
Como descobrir se a sua senha já foi vazada na internet?
E aí? O Warsaw já está funcionando no Debian 13? [RESOLVIDO] (15)
Secure boot, artigo interessante, nada técnico. (4)
copiar library para diretorio /usr/share/..... su com Falha na a... (1)









