iptables, sem frescuras!

px

Bem, vejo que há muitas dúvidas sobre as regras no iptables, então criei este script como base para um usuário comum do sistema. Lembre-se de ativar o serviço do iptables, ou ele não rodara da próxima vez que seu sistema for reiniciado. Exemplo, com o systemd: Logue-se como root, rode o script e dê o comando: # iptables-save > /etc/iptables.rules Ou no Arch Linux...: # iptables-save > /etc/iptables/iptables.rules Depois, para iniciar com o sistema: # systemctl enable iptables.service Pronto, está salvo e será iniciado sempre junto com seu sistema. Se quiser ativar agora: # systemctl start iptables.service Espero que aproveitem!

Por: Pedro


PDC Samba + LDAP no Debian Lenny

Script para instalação de PDC Samba + LDAP) em Debian Lenny.

Por: Edson Rosa dos Santos Júnior


IP Info - Pesquisa geográfica pelo endereço IP

Olá pessoal, é com grande honra que lanço mais uma ferramenta desenvolvida em Shell Script. O IP Info tem como principal objetivo facilitar a aquisição de informações geográficas de um determinado IP, de forma simples e rápida via terminal. Demonstração: https://www.youtube.com/watch?v=DDaxrGFd0vw Bruno Fraga Security Officer

Por: Bruno Fraga


Alterando resolução de monitor externo

Tenho o costume de sempre usar um monitor extra no trabalho para estender meu desktop porque, para o que eu faço, somente o monitor do notebook não é suficiente para trabalhar em paz... :) Sou um grande fã do Fedora, no Fedora 17 sempre foi tranquilo, pois o GNOME reconhecia e usava a resolução máxima, mas infelizmente isso não funcionou no Fedora 18. Para isso fiz um script que pega a resolução atual do monitor e seta a máxima suportada por ele (isso não é automático, você deve verificar a resolução máxima do seu monitor) e a altera.

Por: Filippe


Redundância de dois links de internet

Esse script tem por finalidade a redundância de dois links de internet, você usa o link1 com gateway padrão, se o link1 cair o link2 assume, ficando como gateway padrão, assim que o link1 voltar o script faz com que ele assuma novamente e tenha por padrão o link1. Deve-se criar uma pasta no diretório /var/log ou onde você achar melhor para salvar os logs que serão criados. No meu caso: # mkdir /var/log/reduncancia Em seguida criar o arquivo de log: # touch /var/log/redundancia/redundancia.log Espero que ajude... Testado com sucesso no CentOS 5.9. Abraços.

Por: Roberto Costa


Comparando arquivos por data

Depois de muito procurar, e não encontrar, resolvi desenvolver um script que recebe dois arquivos e retorna qual é o mais recente. Espero que seja útil. Abraços.

Por: Guinux






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts