Anterior Proxima

BTRFS - Gerenciamento de snapshot por quantidade

Estou usando o sistema BTRFS a pelo menos 2 anos, para realizar o versionamento dos meus arquivos no Samba e me proteger contra ransomware, já que os snapshots são feitos apenas como leitura. É possível recuperar os arquivos apagados ou criptografados. O consumo é baixo, tenho um servidor que armazena 365 dias de versionamento. E é veloz. E desenvolvi este script para realizar o controle dos snapshots no sistema BTRFS pela quantidade de snapshots. Crontab: #Btrfs Snapshot 30 12 * * * root /scripts/snapshots.sh 30 20 * * * root /scripts/snapshots.sh Versionamento no Samba: #Shadow Copies vfs objects = shadow_copy2 shadow:snapdir = /mnt/DADOS/SnapShot shadow:sort = desc shadow:format = @SNPFILESERSAP_%Y.%m.%d-%H.%M.%S shadow:localtime = yes

Por: Vinicius Mathias


OPL Manager para Linux em SHELL

Olá, fiz este script para ser usado em conjunto com o OPL, maiores informações sobre o OPL: https://www.ps2-home.com/forum/app.php/portal Ele altera/formata o nome dos jogos para ser usado com o OPL e gerencia as arts dos jogos, funciona com ISOs de PS2 e VCDs de PS1, ainda falta muita coisa. Poderiam avaliar como o script está? Valeu VOL! GitHub: https://github.com/NIDObr/Nido_oplmanager

Por: José Lucas


Linkar libs do Boost 1.74.0 para 1.73.0 no Slackware Current

Essa linkagem possibilita o uso do pacote do LibreOffice 7.0.0 do alien e do Krita do KDE Plasma 5. Espero que ajude.

Por: Mauricio Ferrari


Comando ren para o Linux

Cansei de usar esse troço: alias ren="mv". Então, resolvi recriar o comando ren para que ele pudesse ser usado efetivamente no Linux. Esse eu fiz em C++ puro. Tentei não usar nada de C, acho que rolou. Vem com um controle de erros aceitável, mas deve ser melhorado. Funciona também com diretórios, embora a função usada é para arquivos. Eu testei.

Por: Mauricio Ferrari


Slapt CP 1.0 - salvar os pacotes baixados no Gslapt

Criei esse script para facilitar na hora de salvar os pacotes baixados pelo Gslapt. Ele tem geralmente a função de copiar, listar e apagar os pacotes do cache do slapt-get, que possui o Gslapt como interface. Quem se interessar está aí.

Por: Mauricio Ferrari


Comando pause para o Linux

De fato, nunca precisei dele efetivamente, mas já me foi útil bastante para testes de scripts shell junto com o set -x. É bem simples e até facinho de entender. Ele basicamente usa o getchar e deu. Se isso for ajudar alguém, tô colocando ele aqui.

Por: Mauricio Ferrari


SlackelsPKG 1.0 - uma réplica de gerenciador de pacotes para o Slackware Current

Criei um espécie de réplica de Gerenciador de Pacotes para o Slackware Current. Resolvi fazer esse treco por conta de um repositório que eu não consegui adicionar no gslapt. Então, eu criei um gerenciador só para esse repositório, que é o repositório do slackels. Deu um trabalho danado, mas consegui imitar as funcionalidades básica e de quebra incrementei uma instrução para quem prefere salvar os pacotes. Incrementei o update, o list, o clean, o install e um comando extra que nem precisaria. Espero que alguém curta essa imitação que eu fiz.

Por: Mauricio Ferrari


Consumo de API aberta IBGE

Script com fins educativos de como extrair dados de uma API aberta na internet.

Por: Diego Lopes



Anterior Proxima



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts