Scripts sugeridos

Listar arquivos

Esse script, escrito em PERL, possibilita ao webmaster gerar uma listagem dos arquivos em um diretório, gerando a saída em uma tabela. Ele não mostra o arquivo index.pl, como padrão. Você pode alterar e implementar para que ele não mostre alguns tipos de extensões, para incrementar a segurança.

Por: Carcarah do Sertão Agreste


Ircbot

Este script é um modelo de ircbot, usando SQLite, modulos extras que podem ser instalados via CPAN e expressões regulares. Este ircbot não está 100% funcional e pode apresentar alguns problemas, mas nada que irá prejudicar a sua maquina ou sistema. Um arquivo de banco de dados do SQLite deve ser criado e colocado junto ao script, logo abaixo estão as variaveis de configurações...

Por: Adão S. Raul Neto


Servidor BBS

Servidor Telnet/BBS para iniciantes. AVISO: NÃO É SEGURO! Por motivos de segurança, não aconselho sua utilização para máquinas com acesso à internet. Ele não possui nenhum recurso contra invasões(como criptografia). Mas é um ótimo exemplo para quem quer se familiarizar com as técnicas de programação para rede. Utiliza IO::Socket.

Por: Carcarah do Sertão Agreste


Importação de IPs do Whatsapp como Objeto do Zentyal

Sabe-se que o Whatsapp é um grande consumidor de tempo dos funcionários e de banda para empresas que disponibilizam wifi devido aos envios de imagens e vídeos. Com a incumbência de bloquear o Whatsapp fui procurar os IPs utilizados pelo serviço. Esta lista está disponível no endereço: https://www.whatsapp.com/cidr.txt Veja que é uma lista muito grande para cadastrar manualmente no Firewall. No caso utilizo o Firewall Zentyal 4.0. Pesquisando na internet achei o seguinte script ( http://www.institutmarianao.cat/wordpress/?p=226 ) que importa os dados para dentro do Zentyal. Crie um arquivo objects.csv com os IPs com o seguinte formato ( disponível em: http://pastebin.com/7JgbbQgA ) WhatsApp,IP1,ipaddr,5.153.52.248,29, WhatsApp,IP2,ipaddr,31.13.65.14,32, Após isso crie um arquivo chamado importa.pl com o conteúdo do script no mesmo diretório do csv e dê permissão de execução. Aí é só executar, acessar o Zentyal e criar uma regra bloqueando este objeto.

Por: Willian Itiho Amano


Separando seu código em módulos no Perl

Hoje vamos ver como separar nosso código para que a gente possa agrupar vários métodos comuns em um mesmo módulo, facilitando assim a manutenção, refatoração e reaproveitamento dos códigos dos nossos scripts. O MÓDULO - Módulos, assim como as classes no Perl, são nomeados através de package (namespace) - Os módulos Perl podem ter a API no estilo procedural ou orientada a objetos - metacpan.org/pod/Exporter permite que seus subs seja chamados sem a necessidade de usar o namespace O módulo que veremos abaixo serve apenas como introdução e é diferente dos módulos que são publicados no CPAN (cpan.org) por diversas questões técnicas. Meu intuito aqui foi introduzir o leitor ao reaproveitamento dos seus códigos e ao princípio de uso de módulos para tornar seu trabalho mais profissional, organizado e para gerar curiosidade sobre a colaboração de códigos em Perl. Você pode construir módulos com qualquer finalidade, porém quando estiver desenvolvendo em Perl, dê uma passadinha no CPAN e procure pelo modulo que você esta precisando para saber se ninguém já implementou algo parecido e que atenda as suas necessidades. PRÉ-REQUISITOS - perl 5.10 ou superior REFERÊNCIAS http://perldoc.perl.org/perlmodstyle.html https://en.wikipedia.org/wiki/Perl_module EXECUTANDO $ perl module.pl

Por: Daniel Vinciguerra





Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts