Velha reversa

Publicado por Djames Suhanko 29/01/2006

[ Hits: 4.505 ]

Homepage: http://phantomclone.com

Download velhaReversa.c




O objetivo desse jogo é fazer com que o computador ganhe. Isso torna o jogo mais dificil e interessante.

  



Esconder código-fonte

#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
int i;
// As onze linhas que compoe a matriz
// Linha 3 e 6 sao preenchidas por "_"
// Indices de pipe: 5 e 11
// As linhas com 18 posicoes sao para coordenadas numericas
char linha1[17], linha2[18], linha3[17], linha4[17],  linha5[18], linha6[17];
char linha7[17], linha8[18], linha9[17];

//Definicao das coordenadas
//Se limitarmos em 2 casas, havera erro se a digitacao passar de duas posicoes
//Deixar esse excesso elimina tal bug
char posicao[10];
char vez = 'X';
/*
//Zeras as posicoes
char zera(){
   linha2[2]  = ' ';
   linha2[8]  = ' ';
   linha2[14] = ' ';
   linha5[2]  = ' ';
   linha5[8]  = ' ';
   linha5[14] = ' ';
   linha8[2]  = ' ';
   linha8[8]  = ' ';
   linha8[14] = ' ';
   }
zera();
*/
char matriz(){
system("clear");
//imprime a matriz
linha2[17] = '1';
linha5[17] = '2';
linha8[17] = '3';  
printf("  A     B     C\n");

for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha1[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<18;i++)
   {
   printf("%c", linha2[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha3[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha4[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<18;i++)
   {
   printf("%c", linha5[i]);
   }
printf("\n");

for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha6[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha7[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<18;i++)
   {
   printf("%c", linha8[i]);
   }
printf("\n");
for (i=0;i<17;i++)
   {
   printf("%c", linha9[i]);
   }
printf("\n");
}
//Gera numeros aleatorios de 1 a 9

//Computador joga
int j=0;
int computador(){
int myrand( int N )
{
  return random() % N;
}
unsigned int seed;
  seed=time(0);
  srandom(seed);
 int compopt = random()%10;
if (compopt == 0)
   {
   compopt = 1;
   }
int numeros[10];
numeros[j] = compopt;

//Esse printf abaixo debuga o random
printf("%d",numeros[j]);
int x;
if (j != 0)
   {
   for (x=j;x>-1;x--)
      {
      if (j != 0)
         {
         if (numeros[j] == numeros[j-1])
            {
            sleep(1);
            computador();
            }
         j = j-1;
         }
      }
   }
   j = j+1;

//Posicoes 1 2 e 3 da primeira linha
if (compopt == 1)
   {
   if (linha2[2] == '*' || linha2[2] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha2[2] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 2)
   {
   if (linha2[8] == '*' || linha2[8] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha2[8] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 3)
   {
   if (linha2[14] == '*' || linha2[14] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha2[14] = vez;
      }
   }
// Posicoes 1 2 e 3 da segunda linha
else if (compopt == 4)
   {
   if (linha5[2] == '*' || linha5[2] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha5[2] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 5)
   {
   if (linha5[8] == '*' || linha5[8] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha5[8] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 6)
   {
   if (linha5[14] == '*' || linha5[14] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha5[14] = vez;
      }
   }

//Posicoes 1 2 e 3 da terceira linha
else if (compopt == 7)
   {
   if (linha8[2] == '*' || linha8[2] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha8[2] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 8)
   {
   if (linha8[8] == '*' || linha8[8] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha8[8] = vez;
      }
   }
else if (compopt == 9)
   {
   if (linha8[14] == '*' || linha8[14] == 'X')
      {
      sleep(1);
      computador();
      }
   else
      {
      linha8[14] = vez;
      }
   }
}//fim da funcao

//humano joga
char humano(){

      printf("Entre com a coordenada: >> ");
      fflush(NULL);
      scanf("%s",&posicao);
      if (!strcmp(posicao,"a1"))
         {
         if (!(linha2[2] == '*' || linha2[2] == 'X'))
            {
            linha2[2] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"b1"))
         {
         if (!(linha2[8] == '*' || linha2[8] == 'X'))
            {
            linha2[8] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"c1"))
         {
         if (!(linha2[14] == '*' || linha2[14] == 'X'))
            {
            linha2[14] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"a2"))
         {
         if (!(linha5[2] == '*' || linha5[2] == 'X'))
            {
            linha5[2] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"b2"))
         {
         if (!(linha5[8] == '*' || linha5[8] == 'X'))
            {
            linha5[8] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"c2"))
         {
         if (!(linha5[14] == '*' || linha5[14] == 'X'))
            {
            linha5[14] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"a3"))
         {
         if (!(linha8[2] == '*' || linha8[2] == 'X'))
            {
            linha8[2] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"b3"))
         {
         if (!(linha8[8] == '*' || linha8[8] == 'X'))
            {
            linha8[8] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else if (!strcmp(posicao,"c3"))
         {
         if (!(linha8[14] == '*' || linha8[14] == 'X'))
            {
            linha8[14] = '*';
            }
         else
            {
            printf("Casa ocupada. tente de novo\n");
            humano();
            }
         }
      else
         {
         printf("Opcoes validas:\n");
         printf("a1,a2,a3,b1,b2,b3,c1,c2,c3\n");
         printf("Tente novamente:\n");
         humano();
         }
         }

//Preenche as posicoes de pipe
for (i=5;i<12;i++)
   {
   if (i == 5 || i == 11)
      {
      linha1[i]  = '|';
      linha2[i]  = '|';
      linha3[i]  = '|';
      linha4[i]  = '|';
      linha5[i]  = '|';
      linha6[i]  = '|';
      linha7[i]  = '|';
      linha8[i]  = '|';
      linha9[i]  = '|';
      }
   } 

//Preenche as linhas 3 e 6

for (i=0;i<17;i++)
   {
   if (i == 5 || i == 11)
      {
      i = i+1;
      }
   linha3[i] = '_';
   linha6[i] = '_';
   }

// Preenche os espacos em branco de todas as linhas
for (i=0;i<17;i++)
   {
   if(i == 5 || i == 11)
      {
      i = i+1;
      }
   linha1[i]  = ' ';
   linha2[i]  = ' ';
   linha4[i]  = ' ';
   linha5[i]  = ' ';
   linha7[i]  = ' ';
   linha8[i]  = ' ';
   linha9[i]  = ' ';
   }

//imprime a matriz
//linha2[2]  = '*';
//linha2[8]  = '*';
//linha2[14] = '*';
matriz();
int a;
for (a=0;;a++)
 {
humano();
sleep(1);
computador();
sleep(1);
matriz();
 }
}

Scripts recomendados

Função simples sendo chamada dentro da main

Administraçao de um teatro

Estrutura condicional ternária

Imprime um mapa de caracteres ASCII

Calcular potência de um número


  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.


Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts