Velha reversa
Publicado por Djames Suhanko 29/01/2006
[ Hits: 4.505 ]
Homepage: http://phantomclone.com
O objetivo desse jogo é fazer com que o computador ganhe. Isso torna o jogo mais dificil e interessante.
#include <stdio.h> #include <stdlib.h> int main(int argc, char *argv[]) { int i; // As onze linhas que compoe a matriz // Linha 3 e 6 sao preenchidas por "_" // Indices de pipe: 5 e 11 // As linhas com 18 posicoes sao para coordenadas numericas char linha1[17], linha2[18], linha3[17], linha4[17], linha5[18], linha6[17]; char linha7[17], linha8[18], linha9[17]; //Definicao das coordenadas //Se limitarmos em 2 casas, havera erro se a digitacao passar de duas posicoes //Deixar esse excesso elimina tal bug char posicao[10]; char vez = 'X'; /* //Zeras as posicoes char zera(){ linha2[2] = ' '; linha2[8] = ' '; linha2[14] = ' '; linha5[2] = ' '; linha5[8] = ' '; linha5[14] = ' '; linha8[2] = ' '; linha8[8] = ' '; linha8[14] = ' '; } zera(); */ char matriz(){ system("clear"); //imprime a matriz linha2[17] = '1'; linha5[17] = '2'; linha8[17] = '3'; printf(" A B C\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha1[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<18;i++) { printf("%c", linha2[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha3[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha4[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<18;i++) { printf("%c", linha5[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha6[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha7[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<18;i++) { printf("%c", linha8[i]); } printf("\n"); for (i=0;i<17;i++) { printf("%c", linha9[i]); } printf("\n"); } //Gera numeros aleatorios de 1 a 9 //Computador joga int j=0; int computador(){ int myrand( int N ) { return random() % N; } unsigned int seed; seed=time(0); srandom(seed); int compopt = random()%10; if (compopt == 0) { compopt = 1; } int numeros[10]; numeros[j] = compopt; //Esse printf abaixo debuga o random printf("%d",numeros[j]); int x; if (j != 0) { for (x=j;x>-1;x--) { if (j != 0) { if (numeros[j] == numeros[j-1]) { sleep(1); computador(); } j = j-1; } } } j = j+1; //Posicoes 1 2 e 3 da primeira linha if (compopt == 1) { if (linha2[2] == '*' || linha2[2] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha2[2] = vez; } } else if (compopt == 2) { if (linha2[8] == '*' || linha2[8] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha2[8] = vez; } } else if (compopt == 3) { if (linha2[14] == '*' || linha2[14] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha2[14] = vez; } } // Posicoes 1 2 e 3 da segunda linha else if (compopt == 4) { if (linha5[2] == '*' || linha5[2] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha5[2] = vez; } } else if (compopt == 5) { if (linha5[8] == '*' || linha5[8] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha5[8] = vez; } } else if (compopt == 6) { if (linha5[14] == '*' || linha5[14] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha5[14] = vez; } } //Posicoes 1 2 e 3 da terceira linha else if (compopt == 7) { if (linha8[2] == '*' || linha8[2] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha8[2] = vez; } } else if (compopt == 8) { if (linha8[8] == '*' || linha8[8] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha8[8] = vez; } } else if (compopt == 9) { if (linha8[14] == '*' || linha8[14] == 'X') { sleep(1); computador(); } else { linha8[14] = vez; } } }//fim da funcao //humano joga char humano(){ printf("Entre com a coordenada: >> "); fflush(NULL); scanf("%s",&posicao); if (!strcmp(posicao,"a1")) { if (!(linha2[2] == '*' || linha2[2] == 'X')) { linha2[2] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"b1")) { if (!(linha2[8] == '*' || linha2[8] == 'X')) { linha2[8] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"c1")) { if (!(linha2[14] == '*' || linha2[14] == 'X')) { linha2[14] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"a2")) { if (!(linha5[2] == '*' || linha5[2] == 'X')) { linha5[2] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"b2")) { if (!(linha5[8] == '*' || linha5[8] == 'X')) { linha5[8] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"c2")) { if (!(linha5[14] == '*' || linha5[14] == 'X')) { linha5[14] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"a3")) { if (!(linha8[2] == '*' || linha8[2] == 'X')) { linha8[2] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"b3")) { if (!(linha8[8] == '*' || linha8[8] == 'X')) { linha8[8] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else if (!strcmp(posicao,"c3")) { if (!(linha8[14] == '*' || linha8[14] == 'X')) { linha8[14] = '*'; } else { printf("Casa ocupada. tente de novo\n"); humano(); } } else { printf("Opcoes validas:\n"); printf("a1,a2,a3,b1,b2,b3,c1,c2,c3\n"); printf("Tente novamente:\n"); humano(); } } //Preenche as posicoes de pipe for (i=5;i<12;i++) { if (i == 5 || i == 11) { linha1[i] = '|'; linha2[i] = '|'; linha3[i] = '|'; linha4[i] = '|'; linha5[i] = '|'; linha6[i] = '|'; linha7[i] = '|'; linha8[i] = '|'; linha9[i] = '|'; } } //Preenche as linhas 3 e 6 for (i=0;i<17;i++) { if (i == 5 || i == 11) { i = i+1; } linha3[i] = '_'; linha6[i] = '_'; } // Preenche os espacos em branco de todas as linhas for (i=0;i<17;i++) { if(i == 5 || i == 11) { i = i+1; } linha1[i] = ' '; linha2[i] = ' '; linha4[i] = ' '; linha5[i] = ' '; linha7[i] = ' '; linha8[i] = ' '; linha9[i] = ' '; } //imprime a matriz //linha2[2] = '*'; //linha2[8] = '*'; //linha2[14] = '*'; matriz(); int a; for (a=0;;a++) { humano(); sleep(1); computador(); sleep(1); matriz(); } }
Função simples sendo chamada dentro da main
Estrutura condicional ternária
Imprime um mapa de caracteres ASCII
Calcular potência de um número
Nenhum comentário foi encontrado.
Agora temos uma assistente virtual no fórum!!! (247)
Manutenção de sistemas Linux Debian e derivados com apt-get, apt, aptitude e dpkg
Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições
Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46
Como Atualizar Fedora 39 para 40
Instalar Google Chrome no Debian e derivados
Consertando o erro do Sushi e Wayland no Opensuse Leap 15
Instalar a última versão do PostgreSQL no Lunix mantendo atualizado
Flathub na sua distribuição Linux e comandos básicos de gerenciamento
Microfone do meu headset não é recinhecido. Meu notebook é um Acer Asp... (7)
Como configuro meu controle de xbox no mupen64? (7)
redirecionando saida de comando touch para o AWK[AJUDA] (4)