Joguinho de labirinto
Publicado por Luís Fred 28/10/2006
[ Hits: 18.518 ]
Esse joguinho na verdade é um código melhorado, que foi originalmente escrito pelo Tiago Negri, um colega nosso aqui do VOL.
O código anterior não implementava uma saída para o labirinto, então resolvi modificá-lo, implementando uma saída, aumentando o mapa do jogo, entre outras coisas.
/*############################################################################################### # Programa originalmente escrito por <Tiago Negri> # # Modificações feitas por Luís Fred <fredwind@terra.com.br> # # Comentário: este programa consiste num joguinho de laborinto. Originalmente o jogo não tinha # # uma saida, e onde já se viu um joguinho de labirinto sem uma saida????? :), então resolvi # #fazer algumas modificações no código, como introduzir uma saida e aumentar o mapa do jogo. # # Caso queiram verificar o código antigo, acessem esse link: # # www.vivaolinux.com.br/scripts/verFonte.php?codigo=722 # ################################################################################################# */ #include <stdio.h> #include <stdlib.h> /* Definicoes, para facilitar o uso da funcao para desenhar o mapa */ #define CHAO 0 #define PAREDE 1 #define VOCE 2 #define GRAMA 3 #define SAIDA 4 /*Outras definições para tratamento de erros*/ #define OK 1 #define ERRO 2 /* Usuarios de Windows, troquem "clear" por "cls" */ #define LIMPARTELA "clear" int coluna_atual = 2, linha_atual = 2; /* O Mapa */ int mapa[10][40] = { 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,3,0,0,0,1,1,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,1,3,3,3,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,1,0,0,0,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1, 1,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,0,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1, 1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,4,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1,1 }; /* Funcao para desenhar o Mapa */ int desenhar_mapa() { int linha,coluna; for (linha=0;linha<10;linha++) { for (coluna=0;coluna<40;coluna++) { if ((linha == linha_atual) && (coluna == coluna_atual)) { printf("@"); continue; } if (mapa[linha][coluna] == CHAO) printf(" "); if (mapa[linha][coluna] == PAREDE) printf("="); if (mapa[linha][coluna] == GRAMA) printf("."); if (mapa[linha][coluna] == SAIDA) printf("#"); } printf("\n"); } return OK; } int main() { char movimento; while ((movimento != 'x') && (movimento != 'X')) { system(LIMPARTELA); desenhar_mapa(); printf("\n##################### L A B I R I N T O #####################################\n"); printf("\n\n (W)\n(A)+(D)\n (S)\n"); /* Imprime as direcoes */ printf("\nPressione X[x] para sair\n"); printf("\n------------------------------------------------------------------------------\n"); if ((scanf("%c",&movimento))==0) { printf("mensagem de erro..\n"); getchar(); getchar(); return ERRO; } if ((movimento == 'w') || (movimento == 'W')) { linha_atual = linha_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { linha_atual = linha_atual + 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 's') || (movimento == 'S')) { linha_atual = linha_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { linha_atual = linha_atual - 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'd') || (movimento == 'D')) { coluna_atual = coluna_atual + 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { coluna_atual = coluna_atual - 1; getchar(); getchar(); } } if ((movimento == 'a') || (movimento == 'A')) { coluna_atual = coluna_atual - 1; /* Se não for chao ou grama ou saida ele volta pra posicao anterior */ if ((mapa[linha_atual][coluna_atual] != CHAO) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != GRAMA) && (mapa[linha_atual][coluna_atual] != SAIDA)) { coluna_atual = coluna_atual + 1; getchar(); getchar(); } } } }
Parte 3 - Sessão de estudo sobre VETORES
Determinar maior número com função
Parte 1 - Sessão de estudo sobre MATRIZES
Agora temos uma assistente virtual no fórum!!! (247)
Manutenção de sistemas Linux Debian e derivados com apt-get, apt, aptitude e dpkg
Melhorando o tempo de boot do Fedora e outras distribuições
Como instalar as extensões Dash To Dock e Hide Top Bar no Gnome 45/46
Como Atualizar Fedora 39 para 40
Instalar Google Chrome no Debian e derivados
Consertando o erro do Sushi e Wayland no Opensuse Leap 15
Instalar a última versão do PostgreSQL no Lunix mantendo atualizado
Flathub na sua distribuição Linux e comandos básicos de gerenciamento
iso de sistema 32 bit em atividade (13)
Agora temos uma assistente virtual no fórum!!! (247)
Como adicionar módulo de saúde da bateria dos notebooks Acer ao kernel... (27)