Ajuste rápido do X no Debian Sarge

Publicado por Perfil removido em 17/08/2006

[ Hits: 5.844 ]

 


Ajuste rápido do X no Debian Sarge



Quem ainda não se deparou com uma situação em que a configuração do "X" tenha se tornado um pouco complicada, seja pela urgência ou falta de tempo, pela inexperiência do usuário ou pela simples dificuldade de detectar monitores antigos ou hardwares mais exóticos, ou mesmo devido a trocas de hardware?

Dentre as várias maneiras de ajuste das configurações do X, quando o mouse não funciona, o "vídeo não levanta" e etc, a possibilidade mais rápida é a substituição completa do /etc/X11/XF86Config-4 por um feito mais ou menos sob medida.

Ocorre que o Kurumin (até a versão 5) concebido para ser extremamente fácil de usar, tem um kernel pesadão com módulo para tudo o que se pode imaginar e uma excelente detecção de hardware, possui um XF86Config-4 100% compatível com o do Debian Sarge.

Se após ter sido instalado o ambiente desktop no Debian existir alguma situação adversa como a citada acima, consiga um Live CD do Kurumin, reinicie seu computador pelo CD, após a carga completa do sistema pelo CD, processa da seguinte maneira:

1) monte a partição raiz do HD em que está o Debian:

# mount -t ext3 /dev/hda2 /mnt/hda2

(supondo que o sistema de arquivos seja o ext3 e que a partição raiz seja a hda2)

2) navegue até o diretório do Debian em que está o arquivo de configuração do X:

# cd /mnt/hda2/etc/X11

3) renomeie o XF86Config-4 para XF86Config-4.old:

# mv XF86Config-4 XF86Config-4.old

4) copie o XF86Config-4 que foi gerado pelo Kurumin:

# cp /etc/X11/XF86Config-4 /mnt/hda2/etc/X11/

5) reboot o computador pelo HD. O X deverá levantar silenciosamente.

Luiz Noal

Outras dicas deste autor

Instalando o aMSN 0.97.2 no Slackware 12 sem compilar nada

Placa de TV Digital no Ubuntu 12.04

Como colocar o tema Oxygen no Slackware [vídeo]

Grub Customizer no Fedora 20

Instalando Spotify e Steam no Fedora 27

Leitura recomendada

Carregando seu Slackware a partir do Windows/DOS

Como abrir pastas como usuário root na Solus

Desativando o "freeze" no Linux Educacional

Placa de som Realtek em notebook HP G42-230BR com Ubuntu

Integrando o Yum ao Axel para downloads mais rápidos

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 05/10/2006 - 12:47h

hehehe maneiro... eu costumo fazer isso não apenas com o X, mas pra praticamente tudo dentro do debian... eu configuro fontes apt, proxy e outras coisinhas mais. Salve, Salve, Kurumin!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts