Fazendo rollback no openSUSE

Publicado por Xerxes em 09/05/2025

[ Hits: 116 ]

 


Fazendo rollback no openSUSE



Nem tudo são flores em qualquer sistema operacional. Às vezes, uma ação do usuário ou até mesmo uma atualização do sistema pode impedir que o sistema inicialize corretamente após uma reinicialização.

Os problemas podem variar bastante. Independentemente da causa, a ferramenta Snapper, do openSUSE, pode ser uma verdadeira mão na roda. Com ela, você pode "voltar no tempo" e iniciar o sistema a partir de um estado anterior, quando ainda estava funcionando corretamente. E o melhor: se desejar, pode tornar esse estado restaurado como o novo sistema padrão.

Como proceder?

No momento em que o sistema não estiver iniciando como esperado, reinicie o computador. Na tela do GRUB (o gerenciador de boot), selecione a opção:

"Iniciar Bootloader a partir de um instantâneo somente leitura."

Você verá uma lista de instantâneos com suas respectivas datas. Escolha aquele onde o sistema ainda estava funcionando normalmente.

Após selecionar, o sistema será iniciado normalmente, mas com um detalhe: ele estará em modo "somente leitura". Ou seja, qualquer alteração feita nessa inicialização não será salva — tudo será perdido ao reiniciar.

Se estiver satisfeito com o estado do sistema e quiser tornar esse instantâneo o novo estado padrão do sistema, abra um terminal e execute o seguinte comando:

sudo snapper rollback

Você verá mensagens parecidas com:

Criando o instantâneo somente leitura do subvolume padrão. (Instantâneo 103.)
Criando o instantâneo leitura e gravação do subvolume atual. (Instantâneo 104.)
Configurando o subvolume padrão para o instantâneo 104.

A partir disso, o sistema passará a iniciar automaticamente com base no instantâneo restaurado (agora editável). A partir de então, você poderá atualizar e usar o sistema normalmente, como se nada tivesse acontecido.

Observação importante: Para que o Snapper funcione corretamente, é necessário que o sistema de arquivos Btrfs tenha sido escolhido durante a instalação do openSUSE. Isso é essencial, já que essa funcionalidade depende dos recursos de snapshots oferecidos por esse sistema de arquivos.

Links úteis:




Outras dicas deste autor

Warped Tentacles para Doom Clássico

OpenJDK no Banco do Brasil (CrunchBang)

Testar LightDM sem encerrar sessão

Vino sem GNOME

Instalação rápida do Arch Linux via script aui

Leitura recomendada

Configuração de DNS reverso

Configurando interfaces de rede no Debian

Catálogo de Apps Educativos para Linux

Palestra do Zero ao Openstack [vídeo]

Cotação do Dólar no Linux em modo texto

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts