WebProxy Linux distribuído

Publicado por Perfil removido em 19/12/2008

[ Hits: 7.674 ]

 


WebProxy Linux distribuído



Com a necessidade de cuidar de 4 redes diferentes que usavam o mesmo webproxy, percebi que poderia eliminar este gargalo dando saídas para internet independentes para cada rede, e cada uma com seu próprio webproxy, com a finalidade de filtrar o conteúdo.

Quando fiz isto, percebi que havia necessidade de acessar os 4 servidores e atualizar suas configurações, caso algo fosse modificado na política da empresa. Neste caso, tirando a configuração de rede (IP), as ACLs eram as mesmas. Assim, pensei em algo para centralizar as configurações e tornar mais dinâmica a configuração. Nasceu meu projeto SquidCluster.

Esta é uma ferramenta que contém duas partes: o servidor que fica localizado no servidor de webproxy e o cliente que fica no servidor onde estará o banco de dados. Por meio de uma trigger, quando ocorre uma atualização no banco, o cliente é chamado e se conecta no servidor, informando que a configuração foi alterada. Este por sua vez se conecta ao banco e gera nova configuração. Então solicita um reload ao Squid.

Ainda há muito a ser melhorado, mas já está totalmente funcional. Ele pode ser baixado em meu website, FreedomInterface.org.

Outras dicas deste autor

Latte Dock, um dock de aplicativos com várias opções de configuração para o KDE Plasma

WARNING: Remote host identification has changed!

LightDM - Como exibir imagem de usuário na tela de login do Debian 8.7.1 (MATE)

Instalando Skype Preview no Fedora

Inserindo a logo de sua Lan House e/ou Cyber Café no Firefox

Leitura recomendada

Programando Socket em C++ sem segredo

ICMP_ECHO (ping) em C/C++

TCP/IP para sistemas embarcados

Lançamento de livro em português sobre Sockets Linux

Como converter imagens PNG/JPEG para SVG em linha de comando

  

Comentários

Nenhum coment�rio foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts