rsync como usuário comum

Publicado por Rodrigo P Freitas em 04/03/2015

[ Hits: 3.115 ]

 


rsync como usuário comum



Nesta dica não vou mostrar o funcionamento do rsync, apenas uma forma de ter mais segurança na hora de usa-lo. A título de conhecimento, recomendo a leitura de vários outros artigos bem completos no próprio VOL.

Descrição da situação:

Como uma boa prática, é recomendado por várias literaturas que não usem o usuário root como login direto, porque desta forma o servidor ficaria mais vulnerável a um ataque.

Muitos administradores não retiram o login de root por usar algum tipo de sincronismo, ou backup, assim, muitos não dão devida importância ao fato e acabam tendo alguns prejuízos futuros.

Solução

Todas as minhas soluções foram testadas com distros CentOS 6.5 e Debian 7, onde tenho implementado bloqueio de login de root, SSH, console e auditoria de log.

1. Definir um usuário padrão para rsync, assim todo o sincronismo será realizado apenas por ele, que facilita quando for necessário realizar auditoria dos log e saber qual usuário realizou a ação.

2. Criar uma permissão sudo para este usuário, apenas da aplicação rsync:

# visudo

rsyncuser ALL= NOPASSWD:/usr/bin/rsync

3. Quando for conectar com o rsync, devo informar o usuário criado junto ao servidor. Para melhorar a segurança, use chaves públicas e privadas DSA ou RSA.

rsync -p -avog --delete-excluded --rsh=ssh --progress --rsync-path="sudo rsync" /diretorio/ [email protected]:/var/www/html/diretorio/

Obs.: desta forma você pode logar como um usuário comum, mas o rsync será como usuário root. A grande vantagem deste método é porque mantenho a minha política de segurança e passo a ter log de qual usuário fez login com rsync.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Como listar os maiores arquivos pelo terminal

Como dividir arquivos grandes (split)

Trabalhando com atalhos

Juntando dois arquivos PostScript ou PDF

Adicionando e removendo usuários no Samba

  

Comentários
[1] Comentário enviado por alequeres em 25/09/2020 - 14:16h

Boa tarde! Não estou conseguindo realizar a sua dica. Quem executa o comando rsync?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts