Objetivo: Possibilitar a execução sonora do editor de partituras (GVOX Encore) dentro do
GNU/Linux.
Programas utilizados no teste: Fedora 17, Wine 1.5.8, Gvox Encore 4.5, Wine-Alsa 1.5.8, Timidity++ 2.13.2.
Antes de tudo, espera-se que todos os programas listados acima, já estejam instalados, exceto o
Linux mencionado, pois creio que funcione em qualquer distro, muito embora não tenha testado nas demais!
Primeiramente, abra o "Editor de Registro" (Regedit) do Wine, e, após isso, localize o seguinte caminho: hkey_current_user => software => wine => drivers. É provável que o driver ALSA não esteja listado, mas apenas o PulseAudio. Pois bem, clique em drivers, e, em seguida, com o botão direito do mouse, escolha "novo" => "valor texto". O próximo passo é renomear "novo valor #1" para "Audio". Por fim, clique com o botão direito do mouse sobre "Audio" e escolha "modificar...", digitando no campo "dados do valor" o termo "Alsa". Feito isso, feche o Editor de Registro, mas não esqueça de clicar em "Wine Boot".
Abra o "wine configuration", via ambiente gráfico, e, na aba "áudio", observe que o driver selecionado é justamente o wineAlsa, lembrando que sem o procedimento do paragrafo anterior, o driver selecionado seria o pulseaudio. Ainda na aba "áudio", deixe todos os dispositivos em modo "padrão do sistema".
Agora, execute o terminal Linux e digite, tanto faz ser em root ou não, o comando:
timidity -iA
Obs.: lembrado que o GNU/Linux diferencia maiúsculo/minúsculo.
Após teclar "enter", teremos a impressão de que o terminal parou, mas não se assuste, pois é assim mesmo!!! O cursor ficará piscando sem a possibilidade de nada mais ser feito. Para voltar ao normal, basta teclar "Ctrl+c". Porém, não faça isto, não agora, ok?!
Abra o Encore 4.5 e verifique se em menu "setup" => "midi setup", as portas "A" e "B" do grupo "midi out" estão ativadas com o dispositivo "timidity", certo?! Caso estejam, clique em "ok", e abra um arquivo midi para testar o som.
Após fechar o Encore 4.5, volte ao Terminal, e, agora sim, tecle "Ctrl+c".
Obs.: Antes de abrir o Encore 4.5, é OBRIGATÓRIO digitar "timidity -iA", via Terminal GNU/Linux, senão o áudio do editor de partituras ficará mudo.
Por Paulo Edson de Carvalho Macedo.