Windows vs Linux nos PCs

Publicado por Rafael Iguatemy em 14/07/2009

[ Hits: 5.892 ]

Blog: http://rafaeliguatemy.com.br

 


Windows vs Linux nos PCs



Salve Amigos!

Muitas pessoas que conheço, se não a maioria, quando compram um computador (já montado) na loja, preferem aquele que tem a configuração a seu gosto e com o sistema operacional Linux - para fugir do preço da licença do Windows e reduzir o do PC - mas a primeira coisa que fazem quando chegam em casa com a sua mais bela aquisição, é pedir para alguém formatar o HD e colocar o Windows como sistema.

Há de convirmos que o Linux presente nas máquinas vendidas nessas grandes lojas de varejo são limitadíssimos, e que para uma pessoa que não seja habituada com a informática a fundo, pouco importa as vantagens do Linux (as distribuições convencionais e "completas") em relação ao Windows senão a facilidade e adaptabilidade do sistema da Microsoft.

As pessoas que gostam e que usam o Linux, geralmente são aquelas que já tem uma experiência muito grande em informática e possuem uma curiosidade de aprender sobre o sistema. Essas pessoas são cientes de que podem mudar, adaptar ou personalizar aplicativos ou até o próprio sistema a gosto de cada uma, basta ter um conhecimento mais a fundo sobre o negócio. Mas também existem pessoas que só querem saber de usar o sistema mais fácil e o que estão mais ambientados, onde elas não querem personalizar e nem mudar nada, elas só querem usar e pronto.

Pode se concluir que em computadores domésticos a distribuição é feita por grande número de máquinas Windows (mesmo tendo muitas vulnerabilidades e que só podem ser corrigidas pelos seus desenvolvedores), devido a sua facilidade de manuseio para pessoas iniciantes; e uma minoria máquinas Linux, justamente para quem já tem um nível de entendimento computacional avançado.

Rafael Iguatemy

Esse artigo foi postado no meu blog no dia 30/06/2009.

Outras dicas deste autor

Honeypots

Leitura recomendada

urpmi - Comandos básicos no Mageia Linux

Ajude sua distro: faça download via torrent

Animatubo Linux

Instalando Java e NetBeans5.0 no Ubuntu 5.10

Instalando o SuperKaramba por pacote .rpm

  

Comentários
[1] Comentário enviado por arauto das artes em 15/07/2009 - 09:37h

Muito bem senhor rafael, confesso que eu sou um curioso, e na area de computaçao sou um eterno iniciante quero sempre aprender, confesso que fiquei encantado com sistema linux, uso o ubuntu, ja instalei, numas par de maquinas, a principio eu coloco no xp pro amigo sentir, mas é bem aquilo que vc falou, nem todos aceitam o linux acha tudo complicado e por ai vai. MAS ACHEI BASTANTE ATUAL E BEM COLOCDO SEU COMENTÁRIO, quero aprender mais sobre computação, principalmente em linux, O UBUNTU, GAMEI apesar que não conheço os outros que sei que existem uma variadades...

[2] Comentário enviado por irado em 15/07/2009 - 15:05h

ainda bem que vc referiu "pessoas que conheço.." porque eu discordo em alguns pontos com vc, a saber:

"As pessoas que gostam e que usam o Linux, geralmente são aquelas que já tem uma experiência muito grande em informática "

minha mulher não entende po**a alguma de informatica, senta e usa (Slackware antes, CentOS hoje em dia). E gosta MUITO do Linux. E o ambiente dela não tem personalização alguma (diferente do meu) uma vez que ela não precisa. Repito: senta e USA.

"Há de convirmos que o Linux presente nas máquinas vendidas nessas grandes lojas de varejo são limitadíssimos"

aqui eu acho que o colega pisou na jaca com os dois pés, e afundou-se até os joelhos (pensando bem, pode ser que até o pescoço). É preciso definir o seu conceito de "limitadíssimo"; os Linux que vi fazem tudo o que um usuário pode esperar: navega, toca musica, video, editor de texto, apresenta slides e - pasme - até edição de foto, se quiser. O outro? bem, se quiser um editor de imagens pode-se usar o PhotoShop. Ah, como? ah é pago? ah, e é vendido separadamente, não vem no pacotazo? Sei, sei..

sei não.. até parece coisa de quem não gosta de Linux ou (sem ofensa) fã de carteirinha daquêle outro..

[3] Comentário enviado por apsxe em 15/07/2009 - 17:05h

Cara, concordo plenamente com vc, apesar de saber q essas empresas q instalam esses linux limitados estão na verdade tirando o delas da reta, todas querem vender computador mais barato sem se importar com a grandiosidade do sistema. Qualquer um pode usar um linux bastando apenas esquecer o que aprendeu no windows , pois o que mais acontece é que os usuarios querem encontrar o mesmo sistema em um outro sistema, e isso nao da! Linux é a plataforma mais segura e eficiente que ja conheci. Ainda faço melhor, para se adaptar ao sistema não aconselho utilizar distribuições como kurumin, kalango , e talz, pois nesses sistemas quando um usuario tenta instalar algo, ja recebe um monte de erros de cara, pois vai da no mesmo que comprar uma maquina ja com linux, é tão limitado q da muito erros de dependencia. Para um usuario curioso aconcelho o uso do famoso slackware, hoje tenho o 12 instalado no meu pc. Tenho o Office 2007 (unica coisa q ainda presta) instalado e completissímo!, muito bom para que quer continuar trabalhano com aplicativos windows no inicio. para isso é só usar o crossover office, muito boa ferramenta!., E para usuarios windows desinformados, o linux tem um vasto acervo de jogos, e o game que nao tiver pro linux! hauhua. pega teus Need for Speed na gaveta ou qualquer outro jogo e jogue no linux mesmo com os programas, cedega e crossovergames tire um tempinho de seu tempo e verá a diferença. Linux! porque Amo a Liberdade!.

Abraço amigos do Vol. [email protected] <- MSN. ;-)

[4] Comentário enviado por rafael.dsantos em 15/07/2009 - 20:04h

Caro amigo "irado".

Acho que você não entendeu meu ponto de vista.

A respeito do comentário
"As pessoas que gostam e que usam o Linux, geralmente são aquelas que já tem uma experiência muito grande em informática ",
Eu disse GERALMENTE, não são TODAS;

Quando você diz que sua esposa nao entende, mais usa, é porque se tem a falta de opção (NÃO ESTOU DEFENDENDO A MICROSOFT), o que eu estou querendo dizer é que, é do ser humano, ainda mais o leigo, buscar a facilidade e a adaptabilidade.


Sobre o

"Há de convirmos que o Linux presente nas máquinas vendidas nessas grandes lojas de varejo são limitadíssimos"

O que eu quero dizer com "limitadíssimos", está no sentido literal da palavra. Se vc for ver a quantidade de pessoas que usam esses que já vem instalados, são MÍNIMAS devido à sua limitação sim.

Acho que o amigo não entendeu mesmo o que eu quis dizer e me interpretou mau, mas tudo bem. É sempre bom opiniões adversas e pontos de vista diferentes para alimentar um debate saudável. E uso o Linux sim !!!!

Abraço

Rafael Iguatemy

[5] Comentário enviado por ulisses_c em 18/07/2009 - 15:20h

gente como o assunto é o mesmo de outro post eu colocar a mesma resposta que dei pois trata-se da miha opnião pessoal.

Na minha opnião há uma diferença enorme entre os usuarios que praticamente nunca usaram o pc para os usuarios linux que frequentam o VOL e muitas das vezes nós negligenciamos aquilo que acompanhado da liberdade é o mais importante no linux . estou falando da "Escolha" o poder de escolher é o que realmente diferencia esses usuarios que mal conhecem o sistema daqueles que simplesmente "Escolheram" utilizar o linux, os usuarios "casas bahia" não tiveram esta oportunidade .

para que fique mais claro meu ponto de vista vou contar minha experiencia.

Conheci o kurumin a uns cinco anos e por muito tempo utilizei ele em um AMD 300 mhz com 128 RAM e uma placa Voodoo 3 gente eu achava ele o maximo porem a uns 2 anos atraz percebi que precisava trocar de maquina (talvez um pouco tarde) e minha estrategia era um micro de loja e fazer upgrade com o tempo e junto com o tal pc veio um tal de "Satux linux" para mim que estava acostumado com tudo que o kurumin possuia eu sentia que o satux castrava minha maquina então por escolha propria resulvi "tirar o linux" da minha maquina e colocar o que eu chamo de um linux de verdade porem o kurumin já estava muito defasado para uma maquina mais nova então optei pelo Ubuntu e é exatamente isso que o usuario "casas bahia" não sabe existem distribuiçoes muito melhores que "xpto linux" ou que a "fundo de quintal linux"

hoje o Ubuntu 9,04 da um show na minha maquina um P4 3,0 com 2gb de RAM e gforce 9400. que diferença do amd 300 : )

[6] Comentário enviado por Alexiel em 21/09/2009 - 16:31h

Olá!

Eu não entendo muito de informática. Na verdade, também preciso de um computador para os trabalhos mais básicos, porém, não gostaria de ter uma máquina de capacidade limitada. Apesar de usar apenas o básico, gostaria de ter tudo para quando eu precisar utilizar.

Gostaria de perguntar se posso criar um documento qualquer (principalmente texto) no satux linux, passar para um pen drive e imprimir em um computador com o windows. Se eu não puder abrir em qualquer computador, não vai valer a pena...

Grato pela atenção

[7] Comentário enviado por Alexiel em 21/09/2009 - 16:32h

Olá!

Eu não entendo muito de informática. Na verdade, também preciso de um computador para os trabalhos mais básicos, porém, não gostaria de ter uma máquina de capacidade limitada. Apesar de usar apenas o básico, gostaria de ter tudo para quando eu precisar utilizar.

Gostaria de perguntar se posso criar um documento qualquer (principalmente texto) no satux linux, passar para um pen drive e imprimir em um computador com o windows. Se eu não puder abrir em qualquer computador, não vai valer a pena...

Grato pela atenção



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts