Honeypots

Publicado por Rafael Iguatemy em 20/07/2009

[ Hits: 8.320 ]

Blog: http://rafaeliguatemy.com.br

 


Honeypots



Salve amigos!

Hoje venho explicar para vocês uma técnica desenvolvida, geralmente para fins de estudo, em que são simulados serviços de pouca interação. O intuito principal de um honeypot é descobrir como é feito um ataque, estudando suas técnicas e maneiras usadas pelo hacker, o que ajuda formular estratégias de prevenção mais eficientes. Atualmente há honeypots e honeynets (redes de honeypots) por todo o mundo. O honeypot pode ser de dois tipos: de produção e de pesquisa.

O de produção visa tentar diminuir o prejuízo causado por falha de segurança em uma empresa, adicionando valor à solução. Eles detectam atividades maliciosas e informam ao administrador da rede sobre a atividade (não impedindo que o atacante chegue à rede). Geralmente o hacker não consegue invadir o honeypot devido ao seu software que oferece baixa interatividade. O honeypot emula um serviço, um shell (no Linux), uma máquina com Windows XP, 2003, Vista e obtém informações um pouco limitadas sobre os dados trocados e também um pouquinho da interação do hacker com a máquina atacada, guardando tudo sobre o ataque e sua origem. Geralmente eles estão posicionados dentro da empresa.

O de pesquisa é de alta interatividade, ou seja, uma máquina mal-configurada (propositalmente) que possui várias ferramentas para monitoração, para ver o que que o atacante fez para ter acesso à máquina ou à rede (seguindo-o passo a passo). Neste caso o hacker interage com o sistema operacional da máquina e não com um emulador. Geralmente é usado um servidor de logs, já que os logs do computador invadido podem estar comprometidos.

Essas duas soluções ajudam a melhorar a segurança de uma rede. Para escolher um dos dois, basta saber o que você quer monitorar e descobrir sobre seu atacante. Essas foram algumas dicas sobre esta tecnologia muito usada e talvez pouco divulgada. Para informações mais a fundo sobre esta técnica acesse: http://www.honeynet.org.br

Este texto foi postado no meu blog em 14/07/2009 --- Rafael Iguatemy: Honeypots

Rafael Iguatemy

Outras dicas deste autor

Windows vs Linux nos PCs

Leitura recomendada

THC-Hydra no GNU/Linux

Esqueceu a senha do root. Troque-a

Firewall pessoal com IPtables

Iptables - Especificando máscara de rede nas regras

Utilizar apenas Firefox no Squid

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts