Web 10.0 - Os browsers precisam evoluir!

Publicado por Tiago Samuel em 03/06/2007

[ Hits: 3.926 ]

 


Web 10.0 - Os browsers precisam evoluir!



Bom pessoal, essa é minha primeira dica e espero que seja a primeira de muitas!

Quero como um articulista propor um debate e instigar a desordem em vossas mentes afim de causar o pânico generalizado e o caos, DEIXEM O JAVASCRIPT! Quero sustentar a minha idéia de que as aplicações web são hoje uma colcha de retalhos HTML-CSS-JavaScript-XML-Java só para começar.

Somos capazes e temos tecnologia afim de criar uma web 10.0 muito melhor do que isso que chamamos de revolução 2.0. A lição de moral que eu quero dar é que estamos presos no mundo do JavaScript e do XML acreditando que dele surgirá uma Web 3.0, 4.0... saiam desse engano. Vejam as aplicações hoje tridimensionais como SecondLife e GoogleEarth.

O sonho que devemos perseguir é de aplicações de alta disponibilidade, remotamente acessíveis, tridimensionais, altamente escaláveis e proporcionalmente simples aos adjetivos anteriores.

Olha o que eu proponho:

A instalação demorada de aplicações com gigalhões de dados sendo despejados no HD vai virar coisa do passado. Tudo estará online, não precisa nem dizer que será em servidores Linux. O navegador terá uma interface que será um intermediário entre flash e ajax, uma tecnologia que já está fazendo falta e vai surgir no sentido de possibilitar que o lado negro da força "cliente-side" converse com o lado bom da força "server-side" sem a montanha de código que hoje temos que escrever para realizar um evento assíncrono medíocre.

O navegador estará realizando o papel intermediário de gerador e executor de código nativo. Ele deverá evoluir e deixará de ser somente um montador de páginas e interpretador de JavaScript. Se ele quiser sobreviver deverá possuir uma estrutura mais robusta capaz de ler e entender desde um código em ShellScript até um comando em linguagens de quarta geração.

Isso por que ele deverá receber os pacotes pré-compilados dos códigos a serem executados como já fazem o Java, .Net e Mono e realizar a compilação "Just-in-Time". O browser deverá incorporar essa máquina virtual multilinguagem e preferencialmente livre e com código fonte aberto. O navegador se quiser satisfazer com dignidade a web 10.0 deverá estar dotado de uma interface tridimensional, e não apenas os velhos editboxes e comboboxes tradicionais e limitados.

E onde o Linux entra nisso? O Linux é o cara que vai orquestrar essa sinfonia. Ele deverá manter a casa em ordem e cada móvel no seu lugar. Seja executando os browsers inteligentes ou carregando os serviços de renderização de imagens ou qualquer outro processamento em qualquer parte do planeta, papel este que ele deixa a concorrência comendo poeira. E daí com a nossa distro favorita iremos acessar um browser livre como o Firefox para fazer tudo aquilo que queremos sem ter que instalar nada. Chega de instalação! Chega de programação TRICÔ! Web 10.0 Já!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Real Player no Linux

Seu GRUB está cheio de linhas?

Instalando o BrOffice.org no Vector Linux 6.0

ifstatus - Monitor de interface para console

Orpheus - o seu mpg123 com front-end

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tenchi em 03/06/2007 - 23:07h

Opa, dica legal, - mas deixe as previsões para a mãe Diná! hauaha -, mas acho que não é tão simples assim... Embora o 3d esteja virando moda, acredito que a interface 2d que conhecemos será, por muito tempo, dominante. Já imaginou clicar num link que esteja atrás do outro? Profundidade é algo que muitas pessoas não tem boa noção (eu, por exemplo). E também percebeu, que mesmo com o Desktop 3D, nosso mouse ainda só vai para cima, baixo e para os lados?

A migração dos sistemas para a rede é uma tendencia, mas ao meu ver, não vai ser muito legal.
1º: Vai acabar com todo e qualquer SO: Linux, Windows, Unix, Mac, tanto faz, pela centralização das informações num único sevidor (já se perguntou como o google consegue saber exatamente o q vc faz, e exibir uma propaganda relacionada a isso?) qual sistema operacional que está rodando.
2º: Eu não consigo olhar para o meu pc e não ver o HD. Quero tudo (ou a maioria) do q eu uso fisicamente, ali, no HD. MEU PC NÃO É UM TERMINAL BURRO, E NUNCA SERÁ!!! (seu dono, pelo contrário...)

Ou seja: Web 10.0 acaba com a liberdade!!!
O advento da Web 10.0 será caracterizado pela rebelião das máquinas sobre os homens, estas usarão a humanidade como fonte de energia, e os escravizará, até que um dia, O ESCOLHIDO irá nos libertar desse inferno, e ainda irá gravar uma trilogia cinematográfica e ganhará um Oscar por melhores efeitos especiais (...).
HAAHUAHUAHAU

Agora falando sério... O que falta na Web é uma maior padronização. Só isso. Não acho que um navegador capaz de interpretar as linguagens mais exóticas seja uma solução. Mas sim eleger uma linguagem (ou um conjunto de linguagens, como o Ajax) para ser seguida por todos.

Falow, espero que identifique as ironias (ou sarcasmos) do meu comentário.

[2] Comentário enviado por feraf em 04/06/2007 - 17:03h

Se você seguir a linha de pensamento da Mozilla e da Adobe, o futuro da Web será cada vez mais... Off-Line! Hoje já temos excelentes programas para web, como a suíte de escritório do Google, o gmail, etc. Porém a grande desvantagem é que eles só funcionam enquanto se está conectado a Internet. A nova Web deve trazer esses aplicativos para o Desktop mesmo quando Off-Line (como o Adobe Apollo) e os browsers vão permitir executar aplicativos Off-Line (Mozilla Firefox 3).

É esperar e ver o que essas tecnologias trarão para nós...

[3] Comentário enviado por albfneto em 17/07/2009 - 03:31h

Artigo antigo, mas... é o seguinte já houve padronização na Web, No começo era só HTML clássico e Java Script!
Uma única Tecnologia é a contramão da História!
O que vai haver é cada mais ... diversificação, invenções novas, novas Tecnologias,novas linguagens de programação...
Nenhuma Ciência se fixou numa só Tecnologia, nem parou...
Nem Medicina, nem Eletrônica,nem Química, nem Biologia, Matmética, Astronomia etc...
Com Computação também não será diferente!
Tudo terá cada vez mais, isso sim recursos de software e de hardware....
Padronização?
Vai fazer é parar tudo.... Para que inventar novas coisas se só se usa o "Padronizado"?
Aonde concordo são os recursos 3D. Isso sim, em Linux, supera muito o Windows, pq Windows não tem gerenciamento direto de memória, para fazer uma tarefa 3D simples, é de dormir!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts