Tmux - Instalação e Customização (Debian e Derivados)

Publicado por Leonardo Berbert Gomes em 13/01/2022

[ Hits: 542 ]

Blog: https://www.linkedin.com/in/leoberbert

 


Tmux - Instalação e Customização (Debian e Derivados)



Para quem não conhece o Tmux, ele é uma ferramenta multiplexador de terminais. Nesta dica, vamos aprender a como instalar o Tmux e a deixá-lo com um visual muito maneiro para que você consiga atingir um alto desempenho.

O primeiro passo é realizar a instalação do Tmux:

sudo apt-get update && sudo apt-get install tmux

Agora iremos utilizar o arquivo tmux.conf do repositório do gpakosz.

cd $HOME && git clone https://github.com/gpakosz/.tmux.git

Em seguida criaremos o link simbólico apontando para o repositório clonado e realizaremos a cópia do arquivo de configuração:

ln -s -f .tmux/.tmux.conf; cp .tmux/.tmux.conf.local .

Toda a nossa configuração já foi feita e já podemos desfrutar do nosso tmux. Para isso basta digitar o comando Tmux em seu terminal:

tmux

Em seguida será apresentada a seguinte tela para você:
Veja que na parte inferior do seu terminal, são exibidas algumas informações importantes, como o percentual da sua bateria, a data e hora, seu nome de usuário e seu hostname.

O mais legal do Tmux, é que você não precisa de abrir diversos terminais ou diversas abas, você pode abrir diversos terminais em uma única janela. Gostaria de deixar claro que o objetivo desta dica não trata-se de ensinar todos os comandos possíveis do Tmux, mas dar uma visão do que pode ser feito com ele.

Quando eu digito no Tmux a sequencia de comandos control+b e em seguida a tecla C, é aberto um novo terminal na parte inferior da minha janela com o numero da minha sessão, neste caso o número 2, conforme mostrado abaixo:
Para que eu possa escolher em qual sessão eu quero trabalhar, basta eu pressionar as teclas Control + b e em seguida a tecla w, será apresentada a janela abaixo onde eu posso utilizar as teclas de navegação para escolher qual eu gostaria de acessar e sem seguida pressionar enter.
Ficou fácil né? Agora uma das funcionalidades do Tmux que eu mais adoro, é a divisão de telas que ele possui, para isso iremos pressionar control +b e em seguida a tecla - . Veja o que acontece com a minha tela:
Agora para que você alterne entre as janelas que foram criadas, basta pressional control + b e sem seguida pressionar a tecla de navegação de acordo com a direção para onde você quer ir, por ex: Se eu estou na janela de cima e quero ir para baixo, control + b e seta para baixo. Se eu estou na tela de baixo e quero ir para cima, basta pressionar control + b e em seguida seta para cima.

No exemplo acima, dividimos a tela na horizontal. Que tal dividirmos ela na vertical? Fácil, basta pressionarmos control + b e em seguida a tecla _.
Bem, espero que tenham gostado um pouco do Tmux e caso queiram customizar as teclas de atalho para adequá-las a sua realidade, basta editar o arquivo abaixo e deixar do teu jeito:

vim .tmux.conf

Espero que tenham gostado e para saber mais sobre todas as teclas de atalho disponíveis no arquivo tmux.conf do gpakosz, basta acessar a página do GIT do projeto:
[]'s leoberbert
Outras dicas deste autor

Instalando VirtualBox + Vagrant no openSUSE Leap 15.2

K3D - Desenvolvimento Local com Kubernetes

Baixando arquivos por extensões com o wget

Mantendo um alto padrão de segurança

Email de 30 GB

Leitura recomendada

Instalação do Lazarus no Slackware 12.0

Linux Mint e Ubuntu Insync KEYEXPIRED 1473479811 [RESOLVIDO]

Delay no audio do vlc

anyRemote - Controlando o GNU/Linux pelo celular

Como instalar corretamente o VirtualBox no Kali Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por mauricio123 em 25/01/2022 - 22:00h


Já ouvi falar da ferramenta, mas nunca cheguei a usar.

___________________________________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.
https://github.com/mxnt10



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts