VMWare - Cluster - Load balancing

Publicado por Douglas em 22/02/2007

[ Hits: 10.780 ]

 


VMWare - Cluster - Load balancing



Em um ambiente corporativo é muito comum termos mais de um servidor. Na verdade é comum termos 4, 5 ou até mais do que isso...

Agora você já imaginou que enquanto o seu Samba pode estar se desgastando para atender uma "montoeira" de requisições, de repente o seu servidor de e-mail está lá tranqüilo, belo e formoso, sem nenhum processo especial para rodar?

O que se poderia pensar é, compro um mainframe, uso máquinas virtuais e resolvo meu problema... Bom, aí eu te digo que você só vai poder trabalhar em menos de 1% das empresas do Brasil, afinal quem tem grana para isso tudo? (essa foi só para descontrair)

A idéia de se utilizar máquinas virtuais é muito boa e funciona muito bem, um cara que está fazendo esse papel de maneira muito respeitosa é o VMWare, inclusive para rodarmos servidores Windows sobre o Linux.

Mas ainda esbarramos no valor dos supercomputadores...

Uma idéia muito boa para resolver o problema do valor dos supercomputadores é a utilização de clusters, aliás existem vários cases no mundo da internet sobre esse assunto, um exemplo o Google. E o tipo de cluster que tem se destacado mais é o Beowulf, usando Linux e PCs. O único inconveniente em utilizar clusters é que você vai ter que reescrever todas as aplicações que colocar para rodar nesse cluster.

Com todas essas idéias aí na cabeça, pensei que uma solução legal seria criar um midleware entre o cluster e o ambiente da máquina virtual.

Bom, sinceramente não sei como se faz isso, mas acredito que se o VMWare fosse reescrito para cluster, conseguiríamos resolver os "desbalancementos de carga" que temos ao se utilizar uma máquina para cada serviço e fugimos dos altos preços dos supercomputadores.

Se alguém achar que estou querendo reinventar a roda, se isso já existir de alguma outra maneira, ou "bá esse cara é um maluco!". Bom, abro aqui o espaço para discussão.

E agora, imaginem só....
"Ummm, minhas máquinas estão ficando sobrecarregadas"
Vo lá, compro mais uma máquina, faço o chão do cluster e do vmware, coloco ela no cluster, e tãdãã... aliviei TODOS os serviços...

Bom, não sabia se isso era um artigo, uma dica, ou uma pergunta, mas está aqui, a idéia não é ganhar pontos com isso e ficar melhor rankeado e sim melhorar a vida dos NetAdmin`s...

Este artigo foi retirado da pergunta no VOL:
http://www.vivaolinux.com.br/perguntas/verPergunta.php?codigo=55904

Outras dicas deste autor

Configuração comentada para o Samba

Leitura recomendada

Tunning Squid - Para alto tráfego

Projeto LINORG-USP: Baixe Linux no Estado de São Paulo

Crie aliases para facilitar o uso do Package Manager no Arch e no KahelOS

Ambiente seguro com chroot

Martian source - significado e sugestões

  

Comentários
[1] Comentário enviado por tecofoda em 22/02/2007 - 09:03h

Muito Bom !

[2] Comentário enviado por mredd em 05/10/2007 - 17:07h

Cara,

Adorei a iniciativa em escrever algo do tipo. Atualmente estou prestando consultoria para uma empresa que esta justamente com um problema semelhante ao exemplo que você deu sobre servidor samba e email.
Gostaria de colaborar, dizendo que a VMWare vende uma solução, que por sinal é muito cara, capaz de resolver este problema. O que VMWare Infraestructure basicamente faz, é manter os arquivos referentes as máquinas virtuais rodando em storages redundantes e carrega-los em um único servidor ou um cluster.
Mas como infelizmente esta solução é cara, não adotamos nenhuma solução ainda, porém gostaria de colaborar com mais informações sobre como conseguimos implantar algo viável para a empresa, assim que tiver resolvido o problema.

Abraços,

Eddwan Hallen



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts