Utilizando o NMAP

Publicado por yros aguiar em 02/06/2011

[ Hits: 43.616 ]

 


Utilizando o NMAP



O programa nmap tem por objetivo permitir aos administradores de rede, e aos curiosos em geral, determinar quais servidores estão funcionando e que serviços eles estão oferecendo num determinado momento.

O comando nmap suporta um grande numero de técnicas de exploração, tais como: UDP, TCP connect, TCP SYN, ftp proxy, reverse-ident, ICMP, FIN, ACK weep e Null scan, além de determinar o SO.

Para uma referência de comandos digite:

# nmap -h

A seguir demonstro as opções mais importantes do comando nmap.

  • -sT
TCP connect/90 scan, esta é a forma mais básica de exploração. Também é a forma padrão utilizada pelo comando quando não digitados parâmetros. Esta técnica é de fácil detecção pelo IPtables e pelos serviços em si.

  • -sS
TCP SYS scan: esta técnica é também conhecida como “half-open scanning”, porque não é aberta uma conexão TCP completa. É enviado um pacote SYN, como se estivesse sendo aberta uma conexão TCP normal. Uma resposta do tipo SYN/ACK indica que a porta está escutando. Um RST indica que aporta não está escutando. Também é detectável pelo IPTables.

  • -sF
Stealth FIN: existem casos em que os pacotes SYN são filtrados pelo firewall ou filtro de pacotes, podendo esses pacotes serem detectados por programas como Synlogger, este parâmetro avançado consegue atravessar esta barreira sem problemas. A idéia é que as portas fechadas respondam ao pacote de teste com um RST, enquanto que as portas abertas o ignoram.

No entanto nem todos os sistemas operacionais se comportam da mesma maneira. Neste tipo de varredura mais avançada, isso tem que se levar em conta ao se analisar os resultados.

Este parâmetro não é detectado pelo IPTables, neste caso é usado o porsentry para sua detecção.

  • -sP
Ping scanning: usado para encontrar os hosts numa rede. Deve ser usado junto com a máscara de rede. Ex: nmap -sP 10.0.0.0/24

  • -sU
Exploração UDP: este método é usado para determinar quais portas UDP estão abertas num host. A técnica usada é enviar um pacote de tamanho zero (0) byte para cada porta da máquina alvo, caso seja recebida uma mensagem ICMP “port unreachable”, a porta está fechada, caso contrário assume-se que a porta está aberta.

Esta é uma exploração de difícil detecção pela máquina alvo, além de ser bastante demorada.

  • -sA
Exploração ACK: este método avançado é normalmente usado para mapear as regras de um firewall. Em particular ele pode ajudar a determinar se o firewall é completo ou se é apenas um filtro de pacotes que bloqueia a passagem de pacotes SYN.

  • -sR
Exploração RPC: este método trabalha em combinação com vários outros métodos de exploração de portas do nmap.Ele encontra todas as portas TCP/UDP abertas e inunda (floods) a porta com comandos nulos SUnRPC, em uma tentativa de determinar se são portas RPC, e se assim for, que o programa e número de versão que o servidor usa. esta exploração pode ser detectada com o uso do portmmapper.

  • -O
Esta opção ativa uma detecção remota do sistema operacional via TCP/IP, em outras palavras, usa várias técnicas para detectar informações do “network stack” dos computadores que estão sendo explorados.

  • -v
Modo “verbose” este modo é altamente recomendável já que fornece muito mais informações sobre a exploração em execução.

  • -p [faixa de portas]
Esta opção especifica quais portas serão exploradas. Por exemplo, “-p 23″ significa que somente a porta 23 será explorada, “-p 20-30,139,6000-”, explora as portas 20 até a 30, a porta 139 e todas as portas acima de 6000.

  • -D [decoy1 [,decoy2[,ME],…]
Faz a exploração com vários IPs de origem, acarretando uma dificuldade maior na detecção do verdadeiro IP de onde está à varredura está vindo.
Outras dicas deste autor

Redirecionamento no Shell

Convertendo arquivo de vídeo ogv para flv

Configurando RIP v2 em roteadores CISCO

Leitura recomendada

Remover vírus do pendrive e até de HDs com Linux e Windows

Firewalls: Wiki Arch Linux

Mantendo um alto padrão de segurança

Nessus - Vulnerability Scan

THC-Hydra no GNU/Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por qxada07 em 02/06/2011 - 15:08h

Parabéns pelo artigo

Sempre achei o NMAP uma baita ferramenta...

Me ajuda muuuuito no dia-a-dia

[2] Comentário enviado por azaiats em 18/08/2011 - 10:57h

O NMAP é uma ferramenta bem completa, mas se for pra fazer um portscan rápido e eficiente, existe uma ferramenta mais simples porém EXTREMAMENTE rápida chamada: propecia: http://packetstormsecurity.org/UNIX/scanners/propecia.c

[]s

[3] Comentário enviado por vandomen em 13/08/2013 - 18:13h

Gato Preto, mto bom. Abs.

[4] Comentário enviado por yros em 13/08/2013 - 18:21h

é nois manolo , saudades da zueira ... abracos



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts