Utilizando fones bluetooth no Ubuntu 10.10

Publicado por Keust Pablo Silvano em 27/01/2011

[ Hits: 21.523 ]

Blog: http://pinguim-antenado.blogspot.com/

 


Utilizando fones bluetooth no Ubuntu 10.10



Esta dica visa orientar o leitor a solucionar alguns problemas encontrados com utilização de fones bluetooth no Ubuntu.

Comprei um fone bluetooth Nokia BH-503, fui testá-lo no Windows 7 e adivinha? Não funcionou. O driver padrão do Windows (Generic Bluetooth Driver) não possui recursos de áudio A2DP nem SCO. Pois bem, pesquisei bastante e depois de muito baixar e instalar vários drivers, fiz o fone funcionar no sistema de janelas.

Pois bem, logo depois eis aqui a solução: fui usá-lo no meu bom e velho Ubuntu e para minha surpresa o meu adaptador bluetooth foi reconhecido logo de cara e já com suporte a áudio A2DP e SCO. Fiz o pareamento do fone com o adaptador, configurei a saída de áudio do Ubuntu para o fone bluetooth e funcionou! Porém a qualidade estava péssima e o som ficava picotando.

Depois de muito pesquisar, consegui uma solução para o problema, e para ajudar aqueles usuários que enfrentam problemas com fones bluetooth no Ubuntu, escrevo esta dica com a solução que funcionou para mim.

Primeiro vamos precisar dos seguintes pacotes instalados:
  • bluetooth
  • bluez
  • bluez-utils
  • bluez-audio
  • blueman
  • gstreamer

Para instalar algum que venha por ventura faltar, basta usar o aptitude.

Configurando o fone bluetooth

Primeiro vamos configurar o GStreamer, para isto digite o seguinte comando no console:

gstreamer-properties

Troque a entrada e a saída padrão para o plugin ALSA. Então ligue o seu adaptador bluetooth, seja adaptador interno ou USB, e digite o seguinte comando:

blueman-manager

Agora você deve localizar e parear o seu fone. Feito isso tenha certeza que os serviços Headset Service e Audio Sink estão ativados clicando com o botão direito em cima dele.

Com o fone conectado ao notebook e com os serviços em funcionamento, você deve agora configurar a qualidade do som. Para isso vá em:

Sistema -> Preferências -> Som

e na aba Hardware clique no seu fone e selecione a opção High Fidelity Playback (A2DP).

Pronto, o seu fone está instalado e configurado!

Dica: Para direcionar todo o som do sistema para os fones de ouvido, vá em: Sistema -> Preferências -> Som e na aba Saída selecione o seu fone.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Slackware 12 com ipw3945 + wpa-psk

TestKing LPI 101

Manipulação de grupos

Traduzindo o Drupal para o português

Java no Fedora 16

  

Comentários
[1] Comentário enviado por diogomoraes20 em 27/01/2011 - 23:02h

amigo consegui no ubunto..!!obrigado!!!!...mas agora estou com problemas...com o mesmo fone...agora no ruindows...7...é eu sei é do meu primo..vc pode me ajudar a configurar?..um mini tutorial por email plz...ele tá enchendo meu saco..meu email é diogomoraessi@gmail.com ok..ficarei grato..

[2] Comentário enviado por keustps em 27/01/2011 - 23:12h

Oie amigo,
O Ruindows é uma droga mesmo para fones bluetooth. O correto mesmo é você baixar os drivers do site do fabricante do seu adaptador bluetooth seja o integrado ou USB. No meu caso como era um adaptador genérico, no site do fabricante não existia nenhum driver. A solução então foi recorrer a um programa muito bom para gerenciamento bluetooth, o BlueSoleil. Basta apenas instá-lo e configurar seu adaptador e os fones por ele mesmo. O programa é muito bom, o único problema é que é pago! Fica aí a dica.

[3] Comentário enviado por rai3mb em 28/02/2011 - 00:17h

Olá amigo, eu tenho o mesmo fone bluetooth porém o mesmo não esta sendo reconhecido do LinuxMInt10 que é baseado no Ubuntu, podes me dar uma ajuda?

[4] Comentário enviado por removido em 02/08/2014 - 11:32h

Caro Keust!

Estava tendo problema com a utilização do fone bluetooth DR-BT21G da sony, em Ubuntu 12.04 LTS. Faltava instalar saida de som bluetooth. Depois de ler sua dica, resolvi quase que completamente o problema. Faltava instalar alguns pacotes.
Depois de faze-lo consegui ouvir o som pelo fone, no entanto a função JOG do fone, funciona p frente e para tras, porem nao ativa o pause/play. Quando pressiono esta função, aparece na tela um sinal de proibição, igual ao sinal de transito, : (/).
Caso tenha outra dica, ficaria feliz em aprecia-la
Agradeço desde ja!

[5] Comentário enviado por keustps em 02/08/2014 - 12:23h

Bom dia,
Você pode tentar ativar o módulo uinput do Kernel. Em alguns modelos de headset parecem ser melhores configurados com esse módulo ativo. Para isso basta fazer o seguinte:
1 - Pare o serviço de bluetooth:
sudo service bluetooth stop
2 - Ative o módulo:
sudo modprobe uinput
3 - Inicie novamente o serviço:
sudo service bluetooth start

Verifique se resolveu e me avise.
Abraços!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts