Traduzindo o Drupal para o português

Publicado por Alessandro Silva em 15/04/2010

[ Hits: 11.288 ]

Blog: http://alessandrosilva.info

 


Traduzindo o Drupal para o português



Ao instalar o CMS Drupal manualmente ou através de painéis oferecidos por empresas de Webhosting, é padrão que esteja disponível no idioma inglês. Este tutorial visa mostrar os procedimentos utilizados para traduzir esta poderosa ferramenta de gestão de conteúdo para o português do Brasil de maneira simples e prática.

Linux: Traduzindo o Drupal para o português Como muitos já devem saber, o Drupal é um CMS (Content Management System), uma ferramenta poderosíssima para gerenciamento de conteúdos para Web disponibilizada livremente através da licença GNU/GPL. Usando o Drupal, podemos criar sites dinâmicos já que utiliza a linguagem PHP integrada quase sempre a um banco de dados MySQL.

Basicamente você poderá instalar o Drupal de duas maneiras: manualmente no servidor ou através de recursos que automatizem essa tarefa como o Fantástico, oferecido aos clientes da Hostgator através do painel de controle Cpanel.

Qualquer que seja sua opção, você terá uma instalação do sistema em inglês, o que dificulta bastante a administração para aqueles que não dominam o idioma.

Neste tutorial abordarei de uma maneira simples e prática, os passos necessários para traduzir a interface desse gerenciador para o português do Brasil.

Iniciando os trabalhos, partirei do princípio que você já possui uma instalação do Drupal funcionando e com os devidos dados de acesso para administrar o ambiente, afinal, o objetivo aqui não é ilustrar a instalação do Drupal.

Faça o download do pacote com a tradução oficial do Drupal para o português do Brasil disponível em http://drupal.org/project/Translations. Provavelmente você estará usando uma versão 6.x, portanto, obtenha o pacote de internacionalização referente a essa versão.

Como instalar

1. Descompacte o arquivo de internacionalização na pasta raiz do Drupal
2. Abra Administer > Build > Modules
3. Ative o módulo Locale (clique na caixa de seleção e clique no botão de salvar no final da página)
4. Abra a página Administer > Settings > Languages
5. Clique em "Add language"
6. Selecione Portuguese (Brasil) na caixa de seleção e clique no botão de salvar
7. Voltando à página de administração de línguas, selecione o português na coluna Default e clique no botão de salvar
8. Se o seu site for monolíngue, desmarque a opção "Ativado" para o inglês e aperte novamente o botão de salvar.

É importante observar que este processo é válido apenas para a tradução interna do Drupal. Os módulos extras incluem suas próprias traduções e o Drupal as importa automaticamente quando o módulo é habilitado.

DICA: Se você encontrar problemas nesse processo e a tradução não funcionar, reinstale o módulo locale, necessário para traduzir a interface do Drupal e repita o processo de adicionar o idioma português brasileiro.

Referências: http://www.drupal.org

Outras dicas deste autor

Lighttpd com suporte a PHP no Debian 7

Leitura recomendada

Fail2ban - Aprendendo a instalar e configurar

Instalando Atheros AR5007EG no (K)Ubuntu/Debian sem complicações

Instalação do JDK e do NetBeans no Linux

Comandos básicos do sistema GNU/Linux

DL0002 - LPIC-1 - Prova 101 - Tópico 101: Arquitetura de Sistema

  

Comentários
[1] Comentário enviado por desus em 29/04/2010 - 17:56h

Mutirão de tradução começa nesse neste sábado (01.05)
Estamos organizando para este sábado um mutirão de tradução do Drupal, O encontro sera no canal Irc #drupal-br que pode ser acessado nesse link http://webchat.freenode.net/?channels=drupal-br

A ferramenta de tradução é o http://localize.drupal.org/translate/languages/pt-br que você pode se cadastrar no link que se encontar na tarja amarela.

O ponto de encontro está marcado apartir das 9h nos irc chat onde estaremos trabalahndo juntos, em tempo real, tirando dúvidas sobre terminologias e ajudando a todos que quiserem participar.

Para poder traduzir é necessário ter uma conta no DRUPAL.ORG (o internacional) e estar logado, caso você não tenha uma, deverá criar uma (http://drupal.org/user/register) para poder ter acesso. Após acesse http://localize.drupal.org/translate/languages/pt-br

Os trabalhos devem começar às 09hs00 e seguindo durante a semana. Traçaremos as melhores estratégias a fim adiantarmos o máximo que pudermos!

ENVOLVA-SE! PARTICIPE! AJUDE-NOS A CONTRUIR UM DRUPAL MELHOR!

Os principais módulos a serem traduzidos são esses abaixo, mas nada impede você de traduzir o modulo que precise:
Views
CCK
FileField
ImageField
ImageCache
Token
Pathauto
Panels
rules
CTools
WYSIWYG
Date
Calendar

---
A estratégia é que trabalharemos em duplas em cada módulo, onde cada um pegará os termos não traduzidos do início para o final e o outro do final para o início.

Caso haja necessidade de mais módulos, providenciaremos.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts