Slackware64: multilib for dummies (usando slackpkg+)

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 02/10/2015

[ Hits: 3.459 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Slackware64: multilib for dummies (usando slackpkg+)



Preguiçosos e procrastinadores daqui do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino® trazendo para todos vocês informações que até mesmo uma criança de seis anos sabe porque ela já nasceu com o manual do Google na genética. Hoje vamos apresentar uma forma de levar uma heresia a consequências mais extremas do que o usual. Recentemente eu publiquei aqui um pedacinho de informação quase sem importância alguma (leia aqui, ó), no qual eu ensino, entre outras coisas, como instalar o slackpkg+ no Slackware.

Essa heresia, na verdade um plugin para a ferramenta oficial slackpkg, surgiu do interesse de alguns slackers de facilitar a gestão e administração de seus sistemas, mas no texto citado ela não foi muito bem explorada. A Dica do Dino® de hoje vai expandir seus horizontes heréticos e mostrar como usar o slackpkg+ para habilitar e gerenciar o multilib em seu Slackware64 de maneira indolor e cômoda. Você verá que após umas edições em um único arquivo e três comandos seu sistema já estará em multilib, e você poderá usar o slackpkg para mantê-lo atualizado! Aos trabalhos?

1 - Configurando o slackpkg+ com o multilib

Para configurar o slackpkg+ é preciso editar o arquivo /etc/slackpkg/slackpkgplus.conf. Abra um terminal e rode o comando:

# vim /etc/slackpkg/slackpkgplus.conf

Precisamos fazer duas coisas aqui: definir o PKGS_PRIORITY e habilitar o repositório do multilib. O primeiro é na verdade uma variável que o slackpkg+ usa para definir a prioridade dos repositórios, um conceito muito semelhante ao apt-pinning das Debian-like. Quando o slackpkg+ encontra essa variável definida em seu arquivo de configuração ele saberá quais repositórios terão preferência sobre os demais na hora de escolher os pacotes a serem instalados. Como usaremos o multilib, ele precisa ter prioridade até mesmo sobre o repositório oficial da distro (definido em /etc/slackpkg/mirrors). Para conseguir isso, adicione a seguinte linha ao arquivo:

PKGS_PRIORITY=( multilib:.* )

É importante deixar um espaço entre os parênteses e os demais caracteres, ou seja, existe um espaço em branco entre o "(" e o "multilib:.*" e entre o "multilib:.*" e o ")". Caso você queira definir prioridades para outros repositórios você deverá colocá-los após a chamada ao multilib. Por exemplo, o meu PKGS_PRIORITY poderia ficar como o seguinte se eu quiser dar prioridade ao multilib e depois aos repositórios de Eric Hameleers (mais conhecido como AlienBOB):

PKGS_PRIORITY=( multilib:.* alienbob:.* restricted:.* )

É importante salientar que a variável TAG_PRIORITY precisa estar definida como off, do contrário isso não funcionará.

A seguir habilite o repositório do multilib. Em primeiro lugar, acrescente uma chamada a ele na variável REPOPLUS. Um exemplo:

REPOPLUS=( slackpkgplus multilib restricted alienbob )

Aqui a chamada ao multilib pode vir em qualquer ponto do texto, basta respeitar o espaço em branco entre os parênteses e a lista como observado em PKGS_PRIORITY. Adicione, ou descomente se ela já existir, a linha:

MIRRORPLUS['multilib']=http://taper.alienbase.nl/mirrors/people/alien/multilib/{13.37,14.0,14.1,current}/

Remova dessa linha as chaves e mantenha apenas a versão correspondente à versão do Slackware64 instalado no seu computador. Por exemplo, para usuários do current a linha ficaria:

MIRRORPLUS['multilib']=http://taper.alienbase.nl/mirrors/people/alien/multilib/current/[/code]

2 - Enfim, os comandos!

Execute os comandos abaixo na ordem em que eles foram listados aqui:

# slackpkg update gpg
# slackpkg update
# slackpkg upgrade multilib
# slackpkg install multilib
# slackpkg upgrade compat32
# slackpkg install compat32


Após rodar o último comando, reinicie seu computador. Parabéns, você acabou de habilitar o multilib no seu Slackware64!

Mas sempre tem um pra perguntar:

- Dino®, você disse que eu poderia gerenciar o multilib com o slackpkg+!

E você pode, Pequeno Aranha! Quando você chamar o comando "slackpkg upgrade", se houver uma atualização nos pacotes multilib ou compat32 elas serão automaticamente instaladas. Em caso de dúvida quanto a isso, STFW manolo!

3 - Tem um Konami Code pra isso?

Olha, Konami Code pra isso não tem não, mas tem um macetinho esperto. Execute o comando:

# sh /usr/doc/slackpkg+-*/setupmultilib.sh

O slackpkg+ fará tudo por você automaticamente. Entretanto, ele não configurará o PKGS_PRIORITY corretamente, necessitando intervenção do usuário para isso.

Conclusão

E meus parabéns a todos os leitores do Viva o Linux, pois aqui terminou mais uma Dica do Dino® e vocês estão um yoctômetro (10E-24 m) mais sábios e versados em GNU/Linux. E depois dessa eu me despeço desejando meses de compilação longa e próspera para todos vocês!

Outras dicas deste autor

Use o Google Hangouts diretamente no terminal

Criando o comando grub-update no Fedora

Repositórios oficiais do Skype para GNU/Linux

Habilitando dicionários para correção ortográfica para o Claws Mail no Gentoo

Realizando cálculos matemáticos simples usando o vim

Leitura recomendada

GeForce FX5200 - Configurando o modo clone

Instalando o KDE no Zenwalk

Impressão no Linux

Ubuntu Linux - os bons tempos do "inittab" estão de volta

Exibindo comandos em apresentações através do Screenkey

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts