A cada lançamento do UbuntuLinux que ocorre ininterruptamente de seis em seis meses, nós nos deparamos com um desagradável incomodo persistente chamado chipset Sis671/771. Não adianta espernear, ameaçar os caras com o Hugo Chaves, Obama ou Talibã. Eles simplesmente ignoram o fato de que há um grande contingente de usuários de computador que usam o Linux como um SOO (Sistema Operacional Operante) e nos deixaram as favas com um driver muito meia-boca de 2D que graças ao esforço de destemidos e intrépidos usuários avançados que compilam o que foi feito para o Red Hat em alguma versão jurássica deste Linux comercial para as versões atuais do x-window que basta atualizar e adeus compatibilidade do driver com a versão posterior do Ubuntu com o lançamento semestral da Canonical.
O interessante é que só nós lembramos desta famigerada marca nesse período em que temos em mãos o que na minha humilde opinião é a melhor distro da atualidade o bonitão Ubuntu Maverick, homônimo de um celebre carro esportivo dos anos 70 e que agora está tinindo em minhas mãos. Mas o velho problema persiste e após uma consulta com o "Oráculo Google" e tentativas malsucedidas aqui e ali.
Encontrei um driver compilado baseado no Mandriva em que o site julianosodeiro.wordpress.com informou que poderia funcionar no Ubuntu e que de fato funciona, basta criar um shell script básico para instalação e bingo! Resolução 1280x800 para quem tem olhos de águia ou 1024x768 que para mim é mais confortável e só daqui a seis meses é que vou xingar novamente a Sis (Síndrome de Incompetência Social).
Assim, vou disponibilizar para os amigos iniciantes e iniciados algo pronto para o imediato uso sem muita frescura e dogmatismo e que quero deixar claro que não compilei nada, não inventei nada e não descobri absolutamente nada de novo e mirabolante. Somos uma fraterna comunidade que gostamos de compartilhar conhecimentos, experiências e um driver sem-vergonha que insistem em não disponibilizarem o código fonte para o GNU/Linux em que eles não teriam nem sequer o trabalho de entregar, pois nós iríamos buscar para evitar a fadiga (nossa, é claro!:). Isto posto, vamos ao que interessa.
Um pouco de terminal não faz mal a ninguém
1) Baixe o arquivo Sis.671_771.tar.gz no link abaixo:
4) De permissão para executar o script conforme abaixo:
chmod +x sisimedia.sh
5) Vamos executá-lo:
./ sisimedia.sh
6) O sistema irá solicitar a senha de root, não seja medroso!
7) Reinicialize o sistema e corra pro abraço!
Ah! Vê se da próxima vez que comprar um notebook (não faça igual a mim) pergunte ao vendedor qual é o chipset ou controlador de video da máquina. E diga a ele que você tem um livecd do Ubuntu no bolso para constatar a veracidade da informação dada. Se ele tremer e gaguejar, corra pois o perigo está literalmente à vista (800x600), você foi avisado!
[2] Comentário enviado por gravitacoes em 30/10/2010 - 16:19h
O colega que criou o tópico está correto, a dica do Ubuntu 10.04 não serve para o Ubuntu 10.10. Pelo que entendi o drive deve estar de acordo com a versão do xorg. Resolvi o problema de outra maneira, mas creio que a dica acima funciona bem.
Contribuindo mais um pouco para resolver os problemas dessa lastimosa placa.
1) videos em fulscreen no youtube e demais playes flash lento.
Abra um video no youtube e clique com o botão direito em cima do video>configurações>em exibição e desmarque a opção “aceleração por hardware”
2) Para quem usa o VLC.
Preferências>video e na opção saida de video deixe selecionado saida de video do X11.
Eu peguei essas dicas na web e não recordo os autores, se alguém souber, por favor coloque os créditos.
[3] Comentário enviado por leodeusdead em 20/11/2010 - 13:35h
cara, valeu
Nunca foi tão fácil resolver esse problema... claro que eu já tinha quebrado a cabeça antes para tentar resolver esse problema, mas com esse script foi muito fácil.
E só para enfatizar, realmente esse chip da gráfico da sis é uma porcaria mesmo. Alem de ser muito fraco para jogos, não da suporte para Linux.
Pensem duas vezes antes de compra um note com esse chip
falo
[4] Comentário enviado por jaschi em 21/11/2010 - 19:18h
FUNCIONOU em um Notebook Intelbras i61 com o Ubuntu 10.10. Este possui placa Sis Mirage 3, chipset Sis 671.
COMPLEMENTEI O QUE O AUTOR DA DICA HAVIA POSTADO, POIS COMO ESTOU INICIANDO COM O LINUX, MAIS ESPECIFICAMENTE COM O UBUNTU 10.10, TIVE ALGUNS CONTRATEMPOS AO SEGUIR À RISCA A DICA ORIGINAL. ASSIM, FIZ ALGUMAS ALTERAÇÕES E COMPLEMENTOS PARA FACILITAR PARA QUEM ESTÁ INICIANDO.
2. Descompactar o arquivo baixado:
Clique com o botão direito do mouse e clique em Extrair aqui
OBSERVAÇÃO: Sugere-se renomear a pasta para "sis" e movê-la para o diretório /home/<usuário>/ para facilitar o acesso.
3. Acessar a pasta que foi extraida do aquivo baixado, pelo terminal:
Clique em: Aplicativos - Ferramentas de Sistema - Terminal como Root
OBSERVAÇÃO: Poderá ser solicitada a senha do usuário root: digite a respectiva senha, prossiga e execute o comando abaixo caso tenha movido a pasta "sis" para o diretório /home/<usuário>/ como foi sugerido:
cd sis
4. Executar o comando abaixo para que se conceda a permissão para a execução do script:
chmod +x sisimedia.sh
5. Executar o comando abaixo para executar o script:
./sisimedia.sh
OBSERVAÇÃO: Poderá ser solicitada a senha do usuário root: digite a respectiva senha e prossiga
6. Reinicializar o sistema.
7, Após reinicializar, mudar a configuração de video:
Clique em: Sistema - Preferências - Monitores
No campo resolução, escolher a resolução desejada: 1280x800(16:10), 1024x768(4:3), 800x600(4:3) ou 640x480(4:3).
8. Procedimento Finalizado.
ESPERO TER CONTRIBUÍDO. AGRADEÇO A POSTAGEM DA DICA ORIGINAL POIS RESOLVEU UM ANTIGO PROBLEMA.
[5] Comentário enviado por clebinho10 em 30/11/2010 - 00:44h
Meu irmão o meu notebook é um Positivo Sim+ 2044 com Ubuntu 10.10, sou novo no mundo Linux, e quando fiz o que vocês mandaram meu pc perdeu a parte gráfica, tive de ir e excluir o xorg.conf pra poder usar novamente a parte gráfica
3) Caso seja diferente o script não vai funcionar nem que a vaca tussa! Mas se for, os parâmetros do arquivo xorg.conf precisam ser configurados de acordo com as especificações da tela LCD do seu note. Pra isso você deve consultar o manual do mesmo e se lá não encontrar nada, liga para o SAC da positivo e pede para que eles lhe informem as especificações técnicas.
[7] Comentário enviado por Roniel em 02/12/2010 - 14:41h
Cara, eu fiz tudo o que voce falou, mas quando eu reinicio o pc, ele só entra em modo de texto, pedindo login e senha, mas n sai do modo de texto, oq deve ter acontecido? como arrumar?
[8] Comentário enviado por Lúnix:) em 03/12/2010 - 15:16h
Roniel
Antes de mais nada é preciso entender que a dica só funciona para o chipset :
( Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter) caso contrário não vai funcionar o driver e o arquivo xorg.conf da forma como esta configurado vai resultar somente em tela de texto ou prompt sem a parte gráfica. Pra voltar ao que estava basta digitar os seguintes comandos:
$ cd /etc/X11
$ sudo rm /etc/X11/xorg.conf
$ sudo reboot
Quando reinicializar o sistema a parte gráfica estará restaurada e se você estiver usando o ubuntu 10.10 a resolução estará em 800x600. Abra o terminal e digite:
Se o resultado for exatamente igual, então os parâmetros do arquivo xorg.conf precisam ser configurados de acordo com as especificações da tela LCD do seu note. Pra isso você deve consultar o manual do mesmo e se lá não encontrar nada, liga para o SAC do fabricante e pede para que eles lhe informem as especificações técnicas.
E se você leu com atenção o texto da minha dica, vai perceber que isso é um problema antigo e que por mais que tentemos ajudar as coisas nem sempre saem a contento, devido a falta de padronização e do código fonte o que se consegui é quase um milagre.
[11] Comentário enviado por anaum21 em 06/01/2011 - 15:02h
Moçada ainda nao obtive sucesso... Tenho um Notebook de um fornecedor local (Ibyte) e estou utilizando o Kubuntu 10.10, executei o lspci conforme o Lúnix instruiu e as informações batem certim mas ainda assim quando executo o script ./sisimedia.sh conforme passado no post me aparece o seguinte erro:
# ./sisimedia.sh
./sisimedia.sh: linha 5: zenity: comando não encontrado
./sisimedia.sh: linha 9: zenity: comando não encontrado
./sisimedia.sh: linha 13: zenity: comando não encontrado
o que faço? falta algum pacote que preciso baixar antes de executar o script? teria algum outro mirro de onde posso fz o download o arquivo?
[12] Comentário enviado por camilahtinha em 07/01/2011 - 00:17h
Pessoal, uso Ubuntu Maverick em meu note philco. Eu baixei o arquivo do 4sh. fui na pasta, pelo menu de contexto cliquei extrair...
depois entrei na pasta gerada Sis.671_771 e dei duplo clique em sisimedia.sh, executar e tudo foi automático, depois pediu para reiniciar e pronto.
[17] Comentário enviado por eduardo.almeida em 16/03/2011 - 21:39h
DICA PERFEITA!!!
Tenho um Notebook Positivo Sim+ 1470, que veio com outra Distribuição Linux instalada. Quando reformatei o HD fiquei de volta nos 800x600. Segui fielmente os passos e tudo rodou perfeitamente. Vocês estão de parabéns!!! Abraços, Eduardo.
[18] Comentário enviado por carloeasantos em 22/03/2011 - 00:55h
boa noite, tenho um kennex U50SI que tem a placa gráfica SIS. Meu problema de resolução foi resolvido utilizando a dica acima.
Agora como possa saber o desempenho em 3d? iniciei hj meus estudos em linux
[19] Comentário enviado por natanfrost em 01/04/2011 - 01:52h
Estave eu atualizando do Ubuntu 10.04 para o 10.10 já como todos procedimentos pra fazer essa porcaria de driver da SiS funcionar. Porém, bati com a cara na porta.
Logo de cara foi para tela preta após eu dar reboot, e pediu senha e usuario, e nao saía disso. Então, deletei o xorg e ele reiniciou normalmente só que ainda me deixando esse problema da resolução da tela.
Cheguei no teu tópico e fiz como descrito e funcionou perfeitamente.
Até fui obrigado a criar uma conta aqui para poder agradacer ;)
E continua a dica: fiquem LONGE de qualquer coisa que venha com essa SiS. É furada, e das grandes.