Configurando resolução do X em notebooks com placa de vídeo Sis 771/671

Publicado por Lúcio SLV em 01/12/2009

[ Hits: 9.607 ]

 


Configurando resolução do X em notebooks com placa de vídeo Sis 771/671



Se você é um dos que adquiriram notebooks com o Satux, placa de vídeo com chipset Sis771/671 e deseja instalar outra distribuição com uma resolução adequada, siga os passos abaixo:

NOTA: Utilizaremos o driver genérico Vesa.

Abra o terminal e digite:

lspci

Teremos:

01:00.0 VGA compatible controller: Silicon Integrated Systems [SiS] 771/671 PCIE VGA Display Adapter (rev 10)

Entre como root (superusuário):

sudo su

Digite sua senha e com o editor de sua preferência (gedit pra quem usa Gnome/ kedit para kde):

# gedit /etc/X11/xorg.conf

Copie ou insira os dados seguindo o modelo abaixo, salve o arquivo e depois escolha a resolução mais confortável:

Section "Device"
	Identifier     	"Configured Video Device" 
	Driver         	"vesa"
EndSection


Section "Monitor" 
	Identifier    	"Configured Monitor" 
	HorizSync     	30-68 
	VertRefresh  	50-85
EndSection 

Section "Screen"
	Identifier 	"Default Screen" 
	Monitor    	"Configured Monitor"
	Device     	"Configured Video Device"
EndSection

Outras dicas deste autor

Acessando a internet via wireless de modo automático no Ubuntu 9.10

Sis671/771.deb para o Ubuntu 10.10 (Maverick)

Sis671/771 no Ubuntu 10.10

Linux em notebook CCE Win com vídeo SIS 771/671

Como configurar o Grub2 no Ubuntu 9.10

Leitura recomendada

Desvendando o Hardware no GNU/Linux - Slots de memória

Melhore o funcionamento da sua placa Intel

Placa de vídeo Intel i915 no BackTrack - Conflito resolvido

Configurando modem ATI IXP AC97 no SuSE 10.1

Linux: sua placa placa de vídeo suporta 3D? Descubra aqui!

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fchevitarese em 17/12/2009 - 08:21h

Na realidade, acho que esta é uma solução bem paleativa, para quando não se pode baixar ou procurar na internet pelo arquivo contendo o driver correto para a placa de vídeo em questão.

Em meu blog, postei várias soluções diferentes para este chipset, que não apresenta problemas apenas com o vídeo.
Quem quiser dar uma olhada depois http://chevitarese.wordpress.com/?s=sis+671

Abraços!

[2] Comentário enviado por Lúnix:) em 17/12/2009 - 11:03h

Tudo bem fchevitarese!


A princípio, quero deixar claro que a solução apresentada nesta dica, não é nenhuma novidade para usuários experientes em GNU/Linux. Não é de hoje que a Sis é problemática com respeito a disponibilizar driver de vídeo para o Linux, postura esta absolutamente arbitrária e não colaborativa. Em contrapartida, há um driver xorg-driver-sisimedia_0.9-1_i386.deb que você poderá utilizar e apresenta uma qualidade razoável e que postei uma dica anterior a esta e pelo que me parece o fez atualizar a sua distro para o Ubuntu 9.10

Citação do seu blog:

( “Hoje pela manhã, visitei um post no vivaolinux, e vi que já tinham conseguido instalar o driver da placa de vídeo SIS 671/771 no Ubuntu 9.10 (Karmic Koala) Bom, então, tomei um fôlego, coragem e mandei um update na minha distro ...Mas, depois de tudo… O melhor… O driver da maldita SIS 671 instalado anteriormente já estava funfando… Exclamei:Que beleza!!! “Nádegas” de sofrimento…”)

Pois é o post que você leu no Viva o linux era simplesmente a minha dica:

http://www.vivaolinux.com.br/dica/Linux-em-notebook-CCE-Win-com-video-SIS-771-671

Ah! O problema que relatou em relação ao som não tem absolutamente nada a ver com o driver de vídeo e menos ainda com o SIS 966 Azalia Audio Controller. O gerenciador de aúdio no Ubuntu Linux atualmente é o PULSEAUDIO no qual é instável e apresenta infelizmente alguns bugs e que acredito que os seus desenvolvedores certamente com a ajuda da comunidade irão resolver em breve. Assim espero! Remover o sl-modem-daemon e indisponibilizar a placa de fax-modem que depende também da placa de aúdio, isso sim é uma solução PALIATIVA , pois pra resolver um problema você cria outro? Isso está muito longe de ser uma solução, concorda?

Essa dica com o driver VESA é para os casos em que o sujeito tem predileção por uma distro que não seja Ubuntu 9.10 e não tem o modo gráfico por causa deste chipset Sis 771/671. Me desculpe a sinceridade, mas dizer que: “Em meu blog, postei várias soluções diferentes para este chipset...” é no mínimo questionável e você se coloca numa situação constrangedora. Fazer funcionar algo que não tem suporte de seu fabricante já é por si só um milagre! E a menos que você seja um fanático por jogos esse driver genérico vesa é mais do que suficiente. Questionar é fácil, difícil é argumentar e provar o contrário!


“Melhor ter uma vela na mão do que amaldiçoar a escuridão”
Lunix.

[3] Comentário enviado por fchevitarese em 21/12/2009 - 07:51h

Opa!!!

Lá tem sim uma dica sua, pois uma coisa muito estranha me aconteceu. Não sei se você leu os primeiros posts, mas, eu já havia conseguido fazer este driver funcionar no linux, mas, estranhamente, depois que eu precisei limpar o sistema e instalar novamente, o driver ao qual eu tinha feito o primeiro post não quis funcionar mais!
Então, encontrei seu post, que na realidade, é a mesma coisa do que eu já havia feito, mas o driver em si era diferente.

Como você pode ver, eu mantive os créditos ;) Não tirei não... Inclusive acho que tem até um link para o seu post lá.

Com relação ao driver do modem, é sim uma solução paliativa. Não sei porque o pessoal do Ubuntu resolveu mudar o gerenciador de aúdio mais tudo bem. E para mim, felizmente, desativar o modem não é um problema já que o mesmo não tem qualquer seventia ;)

Não entendi também o porque eu deveria estar em situação constrangedora ou questionável conforme você falou.
Eu também não acho que o driver vesa atenda não. Você não consegue nem assistir a um vídeo do Youtube direito.

E eu postei sim, várias soluções diferentes para este chipset... Como você pode ver, o blog que eu criei foi para colocar dicas e coisas interessantes que eu encontrei na internet... Como o seu post sobre o driver de vídeo. Em momento algum, deixo de citar as fontes.

E eu não questionei... Comentei seu post e deixei mais uma dica para o pessoal... Acho que não tem nada demais nisto tem?

Abraços!

[4] Comentário enviado por Lúnix:) em 23/12/2009 - 04:12h

De forma alguma,fchevitarese!

Na realidade você tem razão. Nada como ter um driver decente e feito sobre medida para o hardware em questão. Mas eu insisto, em se tratando de Sis e Via , acaba que o quebra galho termina como solução infelizmente. Mesmo os demais xorg-driver-sis671_0.9_i386.deb ou o sisimedia não fazem milagres, não tem aceleração 3D e são produtos de engenharia reversa e, não funcionam em todos os kernels. Daí o driver curinga (vesa) para esses casos, mas não são o ideal.

Em relação a citar fontes ou não vai do conceito de cada um. Apenas mencionei o fato só pra mostrar que uma solução serviu pra você, até porque a sua distro é a mesma que a minha, mas caso tentasse e não funcionasse em outra distro ali está o velho curinga na mão. Você tem a intenção de ajudar outras pessoas, por isso tem o seu Blog e coloca ali as suas experiências e dicas, independentes de serem suas próprias soluções ou não, isso na verdade não importa, o que vale mesmo é a intenção e isso é elogiável.


Me desculpe, acho que exagerei no “questionável e constrangedor” você tem a sua opinião e ponto. Isso faz parte da liberdade de expressão! Últimamente eu percebo que em alguns fóruns há uma tendência das pessoas de além de discordarem por discordar, detonam a dica ou são mal-educados, o que não é o seu caso e nem todos fazem isso evidentemente!

Na minha opinião o melhor nível de usuários em termos de conhecimento e educação, se encontram aqui no Vol! Acredito que houve um equívoco, você falou alho eu entendi bugalho e logo houve um erro de interpretação. Então sem ressentimentos, beleza?

A comunicação entre pessoas que se conhecem não raro dá problema, o que dizer então quando essa comunicação é escrita e feita por pessoas desconhecidas. Infelizmente acontece, né! Assim meu querido, releva o mal-entendido e joga pro passado e se Deus quiser mais um ano pra mudar o que precisa ser mudado e conquistar o que precisa ser conquistado, tudo de bom e um abraço!

Lunix.

[5] Comentário enviado por fchevitarese em 26/01/2010 - 16:23h

Tranquilo cara!!!

Uma mão lava a outra e as duas lavam a cara ;)

Abraços!

[6] Comentário enviado por aleksandre em 16/09/2010 - 19:02h

Acabei desistindo desse driver sisimedia e retornando ao vesa do próprio xorg que é bem mais estável e eficiente. Aquele driver é muito bugado; a cpu fica sendo usada continuamente, dá problema com alguns reprodutores de vídeos e formatos, e fica engasgando no flash. É muito problema para se ter apenas 2D para usar sobras no metacity.
Enfim, estou com vesa no meu Debian!

[7] Comentário enviado por thiago.prado em 09/03/2011 - 19:07h

Galera....é o seguinte....segui a dica do Lúcio e consegui no meu notebook CCE W92 a resolução de 1280x768. Gostaria de conseguir 1280x800. Como faço?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts