Uma das inúmeras vantagens do GNU/Linux é a liberdade que o usuário possui com o sistema. Nesse sentido, eu posso remover certos componentes do sistema, alterar funcionalidades, e modificar outros recursos.
Nessa dica, vamos aprender a desinstalar por completo o snappy do Ubuntu 20.04, e a instalar o GNOME Software Center no lugar da Snap Store. :-)
Primeiramente, o ideal é realizar os procedimentos abaixo em uma instalação limpa do Ubuntu. Entretanto, pode ser feito também em uma instalação mais antiga sem nenhum problema!
[4] Comentário enviado por ru4n em 02/11/2020 - 18:57h
[3] Comentário enviado por cezargaiteiro em 02/11/2020 - 18:34h
Gostei da dica, mas e aquela história de que o apt install puxaria um pacote do snap? Como fica?
Provavelmente o apt vai tentar o instalar o pacote snapd novamente como dependência, embora possa fazer a mesma configuração que o Mint faz:
echo -e 'Package: snapd\nPin: release a=*\nPin-Priority: -10' | sudo tee /etc/apt/preferences.d/nosnap.pref
Com essa configuração, o snapd fica indisponível para instalação no sistema, e os pacotes que necessitam do snapd não vão ser instalados (só sei do chromium que obriga instalar pelo snap)
[6] Comentário enviado por novators em 03/01/2021 - 23:53h
Ruan, achei seu topico pesquisando sobre como remover o snapd no Ubuntu.
Com relação a este procedimento, poderia me esclarecer algumas dúvidas?
1) Realizando esta remoção, terei algum problema com a atualização do sistema, uma vez que "as atualizações dos pacotes snap são verificadas rotineiramente e instaladas automaticamente"?
2) Os pacotes que tenho snap hj são: Terei de reisntalar algum?
[7] Comentário enviado por ru4n em 14/01/2021 - 11:03h
Olá novators!
Vamos lá!
1) A princípio, quando vc remove o daemon snapd do sistema, seu SO fica livre de qualquer dependência e pacotes snap. Ou seja, as atualizações serão focadas apenas em pacotes gerenciados pelo apt-get.
2) O correto seria remover os pacotes que vc instalou manualmente pelo snap, e depois por último, remover os pacotes do core, como demonstrado nessa dica.
Pelo que eu vi, foi habilitado o livepatch no seu sistema. Eu recomendaria desativá-lo primariamente antes de remover o snappy por completo do sistema.
O ideal é não ter que reinstalar nenhum pacote snap, visto que essa dica deixará o seu Ubuntu livre de qualquer solução snap.