Procedimento para recuperar o Lilo antes de instalar o Windows

Publicado por Breny Ricardo Martins Coelho em 10/06/2008

[ Hits: 5.510 ]

 


Procedimento para recuperar o Lilo antes de instalar o Windows



Esse procedimento evita que os usuários tenham problemas com a recuperação do lilo depois que o Windows foi instalado.

Mas para que isso seja possível, é preciso que antes você crie um disco de inicialização do Linux, conforme esse artigo:
Após realizar esse procedimento, será necessário que você realize o backup atual do lilo, sendo necessário que você insira um disquete formatado e execute esse comando como root:

# lilo -b /dev/fd0

Esse comando solicita para o lilo realizar o backup dele no /dev/fd0, altere conforme o dispositivo de disquete em seu sistema, verifique o /etc/fstab, nesse arquivo é informado qual é o device do seu disquete, algo como:

/dev/fd0  /media/floppy ...
No meu caso o device de disquete em meu sistema é /dev/fd0.

Certo, depois de verificar e realizar os procedimentos descritos acima, você pode iniciar a instalação do Windows normalmente.

Após o término da instalação, verifique se no Setup do seu equipamento o disquete está configurado para ser o primeiro dispositivo a ser consultado e ser bootado.

Ao bootar com o disquete, será apresentada a mensagem do lilo, tecle enter e o mesmo irá carregar a sua distribuição antes da instalação do Windows, quando o seu sistema Linux estiver acabado de carregar, ou seja, estiver com o prompt para login na tela, logue com o root e realize esse último procedimento:

Execute o comando lilo, dessa forma ele irá carregar a configuração para o MBR.

Já realizei esse procedimento e funcionou normalmente. Tente sempre ter em mente, executar esse procedimento antes de instalar o Windows em um equipamento que possua o Linux instalado.

Outras dicas deste autor

Instalando e Configurando Servidor DHCP

Ocomon - Instalação e Configuração

Leitura recomendada

Enlightenment 17 no Ubuntu

Como criar DVDs, SVCDs e VCDs no Linux

Avaliação de usabilidade e melhorias no YaST

Ubuntu 12.04 em netbook: Primeiras impressões

Conexão Wireless via linha de comando

  

Comentários
[1] Comentário enviado por wladcrippa em 11/06/2008 - 02:45h

Muito boa a dica, já tive várias vezes o problema de ter que reinstalar o Windows, e depois, por não conseguir bootar o Linux, ter que reinstalar ele também :-(



Contribuir com comentário