Problemas de congelamento do KDE 4

Publicado por Cicero Juliao da Silva Junior em 15/08/2008

[ Hits: 6.201 ]

 


Problemas de congelamento do KDE 4



Essa dica é uma daquelas coisas loucas que pensamos nunca acontecer no Linux.

Recentemente (há um mês e meio) instalei o KUbuntu com KDE4 em meu computador. Confirmei o que todos dizem sobre o KDE 4: muito bonito, muito legal, porém pesado e com vários bugs. Mas acabei gostando e fiquei com ele.

Embora tenha remediado muitos dos problemas que o KDE 4 ainda traz, um deles ficou incomodando: ele pára inexplicavelmente, como se estivesse tudo travado. E isso sem motivo. Às vezes, mesmo quando estou com um único aplicativo aberto ele trava. Perguntei para outros usuários, e acontecia a mesma coisa. Não descobri exatamente como "consertar" esse problema, mas encontrei um atalho que interrompe o travamento quase que instantaneamente. Use a combinação de teclas abaixo:

CTRL + ALT + DEL

Sei que é terrível, parece coisa do Windows, mas funciona praticamente sem deixar seqüelas. Após o uso das famosas teclas ditas acima, o KDE 4 exibe as opções costumeiras (Desligar, Reiniciar etc). Daí é só clicar em "Cancelar" e voltar ao trabalho.

Outras dicas deste autor

Copiando Linux para outro HD

Transmitindo a tela do Android usando Chromecast

Caffeine - Não deixe seu monitor dormir!

Pesquisando no Rapidshare

Ultamatix - O novo Automatix

Leitura recomendada

Esquema personalizado para o HTop

Problemas com o TLS no AMSN

Core Apps do Ubuntu Touch no Ubuntu Desktop

Google Earth 5.2 no Ubuntu 10.04 - placa de vídeo Intel

Baixando arquivos do Rapidshare com Free Rapid

  

Comentários
[1] Comentário enviado por kirkadv em 15/08/2008 - 22:33h

Cruzes. Por mais que seja válido, se eu usar essa combinação no linux, tudo o que sempre falei sobre estabilidade terá sido em vão.

[2] Comentário enviado por jrmessi em 16/08/2008 - 07:54h

De fato, o KDE 4 é pesadão mesmo mas tem uma grande vantagem que considero pois uso como programa principal o U-8.04
e, de vez em quando, o synaptic trava e não permite fazer dowloads, adicionar ou remover programas e até baixar as atualizações que chegam. Certo dia, em uma situação desesperadora como esta para um "rookie" como eu, entrei no Kde 4 e tentei baixar programas pelo seu instalador e recebi uma mensagem perguntando se desejava destravar um outro progragama de instalação que estava atrapalhando as ações do instalador do Kde. Cliquei no sim, e "voila", em menos de 5 s. o synaptc estava funcionando lindo, leve e solto.
Bom dia a todos.

[3] Comentário enviado por hlegius em 16/08/2008 - 10:43h

Engraçado... estou usando KDE4 no ArchLinux e *nunca* congelou nada. Não estou falando que vocês estão malucos, mas, talvez seja um problema na compilação do KDE ou ainda, um bug que foi corrigido em pouco tempo e o Kubuntu não o disponibilizou ainda, talvez.

E eu não achei o kde4 pesado não...

Abraço!

[4] Comentário enviado por erisrjr em 16/08/2008 - 15:02h

Idem ao hlegius, mas em testes que fiz no kubuntu(e no Biglinux que usa os repositorios do (x)buntu) o KDE4 apresentou alguns problemas. Quanto ao "peso", se o kde3x estiver instalado junto ao KDE4(não sei se esse é o caso) o consumo de RAM costuma ser maior(principalmente ao usar programas do KDE3, mesmo os que parecem "pequenos" como o knemu que iniciava junto com o kde4 por padrão se anbos estiverem instalados). Ja em instalações "limpas" do KDE4, em todas as distros que pude testar(kubuntu, Debian, Open$use, Fedora e Arch) o desenpenho do KDE4 me pareceu bem melhor que o do 3X, inclusive com um menor uso de memoria.




KDEmod4 rules!!!

[5] Comentário enviado por dbahiaz em 19/08/2008 - 00:51h

erix e hlegius tem razão... pelo menos no opensuse 11 o kde 4 se mostrou leve, e esse bug nunca aconteceu, pelo menos comigo. Mais taí se um dia acontecer vou me lembrar.

[6] Comentário enviado por djdihengo em 07/04/2009 - 22:45h

nao eh verdade! quando meu kde4 trava, trava tudo mesmo! nada funciona, nem o famoso ctrl alt del! ate ficam piscando as luzes scroll lock e caps lock, como em kernel panic. isso tem solucao ou tenho que esperar um novo kde usando o 3 mesmo hein!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor HostGator.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Viva o Android

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts