Problemas na Inicialização do Ubuntu: "Entrada não suportada"

Publicado por Juliao Junior em 05/09/2011

[ Hits: 13.131 ]

 


Problemas na Inicialização do Ubuntu: "Entrada não suportada"



No primeiro boot após a instalação do Ubuntu 11.04, apareceu no monitor do meu computador recém montado a mensagem "Input Not Supported". Depois de um tempo apareceu "Entrada não suportada", só mudou o idioma mas o problema era o mesmo.

Após pesquisar na internet intensamente, encontrei uma resposta no mínimo inusitada.

Há vários motivos para esse problema, mas um dos principais é um problema de configuração na placa de vídeo na seção de resolução do monitor. Então, o primeiro passo que você deve fazer, se estiver com esse problema, é usar um live-CD e configurar a resolução no arquivo "xorg.conf".

Não mostrarei aqui como fazer, pois há uma infinidade de tutorias disponíveis sobre isso. Mas mesmo depois de fazer a configuração, meu problema persistiu.

Então encontrei o segundo motivo para esse problema.

Não sei se é só com essa marca, mas encontrei vários usuários com o mesmo problema quando instalam Linux em computadores com placas de vídeo na nvidia. Então o segundo passo é instalar o drivers e afins para configuração da sua placa.

Também é fácil de encontrar na internet, basta pesquisar usando o tipo de placa gráfica que você possui. No meu caso, mesmo fazendo isso ainda obtinha a mensagem "Entrada não suportada".

Daí, o que fazer?

Bom, percebi que o problema só aparecia quando instalávamos o Linux. Após fazer isso, nem o Windows aparecia, já que a tela do Grub não surgia. Então clareou a situação: o problema está 'no Grub'.

Pesquisei novamente, e ainda não sei o porquê, mas há um problema de comunicação entre o Grub e essas placas da nvidia. E a solução é mais estranha ainda. Tudo está lá rodando, só não aparece no vídeo.

Então, se os dois passos anteriores não resolveram no seu caso, talvez você só precise, teclar ENTER! Foi o que eu fiz. Isso funciona por um motivo simples: a tela do Grub está lá, você apenas não consegue vê-lo.

Incrível isso, mas é verdade. Após configurar tudo que pude usando os dois passos anteriores que falei, ainda aparecia a mensagem "Entrada não suportada". Então teclei ENTER, e meu Ubuntu apareceu na tela. Daí, configurei tudo novamente de dentro do ambiente gráfico. "E os problemas se acabaram". :)

É isso, pessoal. Eu já estava há um bom tempo sem publicar nada, mas a vida está corrida demais. Tempo livre virá, e com ele mais artigos e dicas. Até a próxima.

Outras dicas deste autor

Referências bibliográficas em TeX

Unindo vários vídeos em um único arquivo

Corrigindo o problema: LaTeX Error: Unknown graphics extension: .eps

KBibTex - Referências bibliográficas em LaTeX

Kdenlive - Editor de vídeo

Leitura recomendada

Alterar tamanho de fontes no Ubuntu [Resolvido]

Configurando teclado em notebook Lenovo T400

Resolvendo erro ao levantar módulo de rede: "SET failed on device wlan0"

Desabilitar comando sudo su (Ubuntu)

Corrigindo a tecla END no Eterm

  

Comentários
[1] Comentário enviado por auridian em 05/09/2011 - 18:14h

Olá, sou iniciante no linux, atualmente uso o OpenSuse 11.3; tempos atrás tentei instalar outras distribuições e deu exatamente esse problema relatado por você. Gostaria de experimentar o Debian e o Ubuntu. Assim que vi o título deste post em meu leitor feeds, vim correndo para o site, mas a sua dica não ajudou muito. Poderia deixar mais claro o que você fez?

Quando segui os tutoriais que encontrei na net (quando estava tentando resolver o problema no Ubuntu), havia conseguido retirar o "Entrada não suportada"; porém, a resolução da minha tela caiu drásticamente. Mas esse problema não aconteceu com o Fedora 13, e nem com o OpenSuse que estou utilizando (por isso estou com receio de atualiza-lo).

Abraço

[2] Comentário enviado por juliaojunior em 05/09/2011 - 23:40h

auridian,

também não entendi bem tua situação. Neste momento, vc está com alguma distribuição instalada? Qual é?

[3] Comentário enviado por auridian em 06/09/2011 - 22:44h

Olá juliaohunior,
Uso o OpenSuse 11.3 sem problemas com a resolução. Apenas ele e o Fedora (na qual testei o 13) funcionaram com a resolução compatível com meu monitor AOC 16:9; outras distribuições apresentaram o problema relatado.

No Ubuntu cheguei até a conseguir tirar a mensagem ao acrescentar umas linhas em algum documento (essa solução encontrei em algum fórum de Ubuntu), mas a resolução caiu para 800x600, como se eu utilizasse um netbook.

A circuntância da resolução cair para 800x600 também já vinha acontecendo no meu Windows, antes deu experimentar Linux. Ao fazer a formatação, alguns drivers sumiram como o de áudio e de vídeo VGA, e me deram o maior trabalho para encontrá-los. E ao instalar o de vídeo VGA, minha resolução ficou toscamente dessa forma no Windows.

Como não queria ficar tratando com aquela resolução no meu monitor, e não tava conseguindo aproveitar toda a tela, deixei o Windows quieto e procurei o Linux. O drive da placa de VGA era praticamente exigido até para rodar emuladores do N64, atualmente uso o Windows apenas para jogos.

Para mais detalhes meu computador é um Duo Core, com a placa mãe da Gigabyte, e o drive de vídeo é GA-VM800PMC.

Agora lendo uma segunda vez meu post anterior, tomara que eu não tenha dado a impressão de ter sido grosso com o autor do artigo. De qualquer forma foi mal.

[4] Comentário enviado por juliaojunior em 07/09/2011 - 10:46h

tranquilo rapaz.
Minha dica teve o objetivo de mostrar que, mesmo sem parecer funcionar, os tutoriais encontrados na net (e são muitos) funcionam. O que ocorre é que o grub tem problemas com algumas placas, aí ele meio que 'trava'. Mas ainda está funcionando, embora você não consiga ver.

[5] Comentário enviado por williampigmeu em 02/05/2012 - 21:59h

Eu preciso de ajuda, instalei o Ubuntu 12.04 em Dual-Boot com o Windows 7 Ultimate, e na hora do boot, o monitor mostra "Entrada nao suportada.", o que eu tenho que fazer? Se eu espero ou aperto ENTER ele abre o MemTest, obrigado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts