Primeiras Impressões do KDE 3.5

Publicado por Cicero monthiel em 07/04/2006

[ Hits: 5.476 ]

 


Primeiras Impressões do KDE 3.5



Pessoal, grande parte da experiência obtida por mim com Linux foi usando a distribuição Kurumin. Até experimentei outras distribuições como Conectiva e Kalango mas, devido ao grande barulho que a distribuição Ubuntu vem causando resolvi testá-la e não mudei mais. Como não sou muito adepto ao GNOME, resolvi instalar o KDE 3.4.3, que é muito "clean" e estável. No início tive problemas no reconhecimento do idioma, então instalei o pacote kde-i18n-ptbr, removi a pasta .kde e dei um boot no KDM, pronto: instalado e funcionando bonitinho.

Em 1 dia e 1/2 de uso foi anunciada a versão 3.5 do KDE e lá vou eu de novo atualizar minha distribuição, e dessa vez foi mais sossegado ainda: apenas coloquei o caminho no sources.list, fiz um upgrade e pronto. Agora tenho um (K)Ubuntu com KDE 3.5.

Sobre essa versão do KDE os comentários são muitos, afinal ela tem sido muito esperada desde o anúncio da versão RC1, que ainda estava instável e em construção.

Vi pouca coisa diferente que me chamou a atenção e uma delas foi a Barra de Tarefas que traz algumas novidades, como por exemplo, agora você pode mudar a aparência, colocando como Elegante, Clássico ou Para Transparência, fazendo com que os botões das janelas abertas fiquem transparentes na Barra de Tarefas.

Uma grande novidade, que não influi em nada no desempenho, são as ToolTips, que agora também funcionam quando você pousa o ponteiro do mouse sobre os botões das janelas abertas, na barra de tarefas.

O KControl, que é o painel de controle do KDE, não trouxe novidades, continua simples e fácil de utilizar como sempre. O Konqueror também não mudou em nada, só percebi que ele está bem mais rápido na hora de abrir que em versões anteriores.

O Kopete até que mudou, agora ele tem suporte a Webcam. Não testei esse recurso, mas para quem o utiliza com frequência é uma boa pedida. Você pode ir no menu Configurações/Configurar, que tem uma guia chamada Dispositivos, onde você pode configurar sua Webcam. Agora ele mostra mensagens quando alguém entra, quando chegam mensagens e quando chegam e-mails. Já na janela de conversa não tem novidades perceptíveis.

Bom pessoal, como sou usuário do Ubuntu e fiz uma instalação do KDE por cima dele, as diferenças em relação a uma distro que traga o KDE como padrão são muitas. Por exemplo, em minha distribuição não tem o K3b, o Kate e nem mesmo o Kedit, pelo fato de ter programas que usam mais a biblioteca GTK2 e não a Qt utilizada pelo KDE, o que tornaria o consumo de memória um tanto inaceitável. Portanto os comentários aqui mencionados são poucos, foi apenas uma prévia do que vi, achei legal e sei que todos também irão gostar.

Recomendo sim você fazer o upgrade do seu KDE, mas só se estiver rodando a versão 3.3. Se estiver rodando a versão 3.4.3 que é totalmente estável, aí eu já não recomendo pois não muda praticamente nada.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Usando o Return Query

Instalando Manjaro Linux

urpmi - Comandos básicos no Mageia Linux

Quebrar senha de root do MySQL

Benchmark dos sistemas de arquivos Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 08/04/2006 - 13:37h

Já estou usando a versão 3.5.2 no slack 10.2 e está muito bom...

[2] Comentário enviado por mlegidio em 10/04/2006 - 07:18h

uso kde3.5 e o q mais gosto nele eh da qualidade grafica. ficou mto boa mesmo.

[3] Comentário enviado por econt_linux em 12/05/2006 - 16:26h

Camarada!

Minha história no LINUX é parecida com a sua, também comecei com o Kuruma, foi minha escola. Já tentei usar Red Hat, Debian, Conectiva. Mas quando conheci o Ubuntu foi show. Primeiro que eu acho o "apt" fantastico, segundo que uso a instalação SERVER, pois uso linux pra servidores, e terceiro que com um repositorio proprio nao tenho problemas de dependencia de pacotes que eu tinha no kurumin por usar os repositorios do Debian.

Flw.

Cledson



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts