O que é tecnologia streaming

Publicado por Xerxes Lins em 25/09/2009

[ Hits: 14.984 ]

Blog: https://voidlinux.org/

 


O que é tecnologia streaming



"Stream" vem do inglês e significa "fluxo". Já "Streaming" é o gerúndio (a forma verbal que indica andamento de um ação) de "Stream". Sendo assim, o significado da palavra Streaming pode ser fluxo constante. Essa é a melhor definição para a tecnologia Streaming.

Transferência comum

Em uma transferência de dados comum, por exemplo, um e-mail; os dados enviados são "concentrados" e só após a junção de todas as partes da informação é que ele será enviado. Esse procedimento é muito bom para o envio de determinados tipos de arquivos, como imagens e textos, mas em se tratando de vídeo e áudio, esse procedimento não se mostra muito eficiente. Imagine como seria se o usuário de algum serviço tivesse que esperar a transferência completa de um longo arquivo de vídeo para assisti-lo... A espera seria terrível.

Tecnologia Streaming

Streaming é uma técnica de transferência de dados, onde os dados são processados em fluxo contínuo de forma a permitir que o conteúdo seja reproduzido antes de ser completamente enviado. Um famoso exemplo do uso dessa tecnologia são os vídeos do Youtube, onde os visitantes desse site podem começar a assistir a um vídeo (e a ouvir o seu áudio) enquanto o mesmo está sendo carregado.

Essa tecnologia é também muito usada em jogos online, nos sites que armazenam arquivos como o 4shared.com (onde é possível ouvir uma música enquanto a mesma é carregada) ou em qualquer serviço onde há a preocupação em não entediar o usuário com uma longa espera para o carregamento do arquivo.

A tecnologia Streaming foi desenvolvida para contornar as limitações da largura de banda da internet. Ela permite que o usuário desfrute da informação praticamente em tempo real; que as animações de uma página da internet sejam exibidas quase instantaneamente ou a após um simples clique, tornando a navegação mais dinâmica e pode desencorajar a pirataria ao fornecer uma opção para que o conteúdo seja exibido sem a necessidade de ser transferido convencionalmente.

A lógica da tecnologia Streaming é semelhante à lógica do funcionamento da transmissão de dados pela TV ou pelo rádio. Você tem o acesso quase imediato à informação, enquanto os dados são continuamente enviados.

Requisitos da tecnologia Streamer

Para que exista o funcionamento da tecnologia Streaming, é necessário que o cliente tenha algum software que permita receber de forma correta o tipo de arquivo oferecido pelo servidor. Como exemplo, temos o plugin Flash Player, que nos permite assistir vídeos do Youtube. Ou então o plugin Mplayer, entre vários outros softwares.

Os protocolos utilizados na transmissão são: HTTP, MMS, RDP, RTP, RTPS, UDP. E os formatos dos arquivos podem variar muito, como por exemplo: QuickTime, FLV, AVI, Ogg Vorbis, mp3 e outros.

Para que um arquivo possa ser transmitido via Streaming, ele precisa ser codificado em um formato compatível. Esse processo se chama codificação e exige um software de codificação. Também é possível que a codificação seja feita pelo próprio servidor, no momento em que o cliente faz um upload do arquivo.

Conclusão

A tecnologia Streaming pode não ser tão veloz como a transmissão via TV, mas de certo é uma tecnologia muito importante na facilitação da transmissão de dados pela internet. Seu desempenho, claro, vai depender muito da conexão entre o cliente e o servidor.

A utilidade da tecnologia Streaming tornou-a indispensável no mundo moderno. Algumas utilidades para o uso da tecnologia Streaming podem incluir, por exemplo: possibilidade de divulgação de eventos ou palestras em tempo real. Divulgação de obras artísticas em forma de amostras, como a divulgação de faixas de música pelo site UOL, ensino à distância, propagandas de produtos mais próximas do formato visto nas Tevês e a possibilidade de enviar vídeo e áudio para várias partes do mundo, sem elevados custos, tanto de material quando de envio.

Referências

Streaming Tecnology. Disponível em: http://www.videodesk.net/Streaming.aspx
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

Streaming. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

O que é Streaming. Disponível em: http://www.criarweb.com/artigos/214.php
Acessado em : 22 de setembro de 2009.

Streaming Media. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

Outras dicas deste autor

Trocando skin do MC

QupZilla - Navegador bom compatível com Qt (KDE)

Atualizar driver de vídeo Intel no Slackware

Quebrando linha no relógio do Xfce

Simples configuração de firewall Linux

Leitura recomendada

Instalação de arquivos .deb no Linux

Usando tty para logar no ambiente gráfico de outro usuário

Ark e problemas com arquivos .rar no Slackware

Guia Foca Linux em sua Área de Trabalho

Dicas úteis ao mudar para o Sabayon Linux

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 25/09/2009 - 18:43h

as rádios e as TVs online, são streaming também.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts