O que é tecnologia streaming

Publicado por Xerxes Lins em 25/09/2009

[ Hits: 14.671 ]

Blog: https://voidlinux.org/

 


O que é tecnologia streaming



"Stream" vem do inglês e significa "fluxo". Já "Streaming" é o gerúndio (a forma verbal que indica andamento de um ação) de "Stream". Sendo assim, o significado da palavra Streaming pode ser fluxo constante. Essa é a melhor definição para a tecnologia Streaming.

Transferência comum

Em uma transferência de dados comum, por exemplo, um e-mail; os dados enviados são "concentrados" e só após a junção de todas as partes da informação é que ele será enviado. Esse procedimento é muito bom para o envio de determinados tipos de arquivos, como imagens e textos, mas em se tratando de vídeo e áudio, esse procedimento não se mostra muito eficiente. Imagine como seria se o usuário de algum serviço tivesse que esperar a transferência completa de um longo arquivo de vídeo para assisti-lo... A espera seria terrível.

Tecnologia Streaming

Streaming é uma técnica de transferência de dados, onde os dados são processados em fluxo contínuo de forma a permitir que o conteúdo seja reproduzido antes de ser completamente enviado. Um famoso exemplo do uso dessa tecnologia são os vídeos do Youtube, onde os visitantes desse site podem começar a assistir a um vídeo (e a ouvir o seu áudio) enquanto o mesmo está sendo carregado.

Essa tecnologia é também muito usada em jogos online, nos sites que armazenam arquivos como o 4shared.com (onde é possível ouvir uma música enquanto a mesma é carregada) ou em qualquer serviço onde há a preocupação em não entediar o usuário com uma longa espera para o carregamento do arquivo.

A tecnologia Streaming foi desenvolvida para contornar as limitações da largura de banda da internet. Ela permite que o usuário desfrute da informação praticamente em tempo real; que as animações de uma página da internet sejam exibidas quase instantaneamente ou a após um simples clique, tornando a navegação mais dinâmica e pode desencorajar a pirataria ao fornecer uma opção para que o conteúdo seja exibido sem a necessidade de ser transferido convencionalmente.

A lógica da tecnologia Streaming é semelhante à lógica do funcionamento da transmissão de dados pela TV ou pelo rádio. Você tem o acesso quase imediato à informação, enquanto os dados são continuamente enviados.

Requisitos da tecnologia Streamer

Para que exista o funcionamento da tecnologia Streaming, é necessário que o cliente tenha algum software que permita receber de forma correta o tipo de arquivo oferecido pelo servidor. Como exemplo, temos o plugin Flash Player, que nos permite assistir vídeos do Youtube. Ou então o plugin Mplayer, entre vários outros softwares.

Os protocolos utilizados na transmissão são: HTTP, MMS, RDP, RTP, RTPS, UDP. E os formatos dos arquivos podem variar muito, como por exemplo: QuickTime, FLV, AVI, Ogg Vorbis, mp3 e outros.

Para que um arquivo possa ser transmitido via Streaming, ele precisa ser codificado em um formato compatível. Esse processo se chama codificação e exige um software de codificação. Também é possível que a codificação seja feita pelo próprio servidor, no momento em que o cliente faz um upload do arquivo.

Conclusão

A tecnologia Streaming pode não ser tão veloz como a transmissão via TV, mas de certo é uma tecnologia muito importante na facilitação da transmissão de dados pela internet. Seu desempenho, claro, vai depender muito da conexão entre o cliente e o servidor.

A utilidade da tecnologia Streaming tornou-a indispensável no mundo moderno. Algumas utilidades para o uso da tecnologia Streaming podem incluir, por exemplo: possibilidade de divulgação de eventos ou palestras em tempo real. Divulgação de obras artísticas em forma de amostras, como a divulgação de faixas de música pelo site UOL, ensino à distância, propagandas de produtos mais próximas do formato visto nas Tevês e a possibilidade de enviar vídeo e áudio para várias partes do mundo, sem elevados custos, tanto de material quando de envio.

Referências

Streaming Tecnology. Disponível em: http://www.videodesk.net/Streaming.aspx
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

Streaming. Disponível em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Streaming
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

O que é Streaming. Disponível em: http://www.criarweb.com/artigos/214.php
Acessado em : 22 de setembro de 2009.

Streaming Media. Disponível em: http://en.wikipedia.org/wiki/Streaming_media
Acessado em: 22 de setembro de 2009.

Outras dicas deste autor

Como restaurar um ambiente Xfce

Instalação do GNOME no Debian Sid

Um comando e tenha JAVA Oracle no Ubuntu

Repositórios para Slapt-get (Slackware Linux)

Fontes feias no Firefox da distro Funtoo [Resolvido]

Leitura recomendada

MintMenu no Fedora 14

Resumo para prova LPI 102

Sarg - Configurando recurso padrão para relatórios diários, semanais e mensais

Solução "definitiva" - Placas SIS Mirage 3 Graphics (771/671) e Wireless RTL8187B

Manual Completo do Ubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por albfneto em 25/09/2009 - 18:43h

as rádios e as TVs online, são streaming também.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts