O que é Software Livre

Publicado por Ronil Estevam em 06/08/2010

[ Hits: 4.777 ]

Blog: http://www.meuservidorlinux.com.br

 


O que é Software Livre



Segundo a Free Software Foundation, ou Fundação para o Software Livre, Software livre é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições. Está pautado em 4 grandes pilares ou liberdades, são elas:
  • Liberdade 0 - Executar o programa para qualquer propósito;
  • Liberdade 1 - Estudar como o programa funciona, e adaptá-lo às suas necessidades (acesso ao código fonte);
  • Liberdade 2 - Redistribuir, inclusive vender, cópias de modo que você possa ajudar o próximo;
  • Liberdade 3 - Modificar e liberar as modificações para que toda a comunidade se beneficie.

Para que estas liberdades possam ser melhor entendidas e usufruídas, alguns conceitos devem ser explicados, um deles é a definição de código fonte, este por sua vez, é um conjunto de palavras ou símbolos escritos de forma ordenada em uma determinada linguagem de programação, é comum a todos os programas e contem as características de funcionamento dos softwares.

Muita gente confunde o software livre com software público, no entanto existem algumas diferenças entre eles. A seguir suas respectivas definições que evidenciam bem a diferença.
  • Software Livre: combinado com licenças como a GPL, garantem a autoria do desenvolvedor ou organização.
  • Software de Domínio Público: regido pelas leis de cada país, onde um trabalho que possui autoria torna-se bem comum.

Citamos na definição de software livre a licença GPL, ou General Public License - Licença Pública Geral, esta baseia-se nas quatro liberdades, está redigida em inglês e não aceita traduções para evitar deturpações por uma tradução errônea e garante entre outras coisas, a autoria do desenvolvedor e impede a apropriação por terceiros.

Como exemplos de Softwares Livres podemos citar:

GNU/Linux: Sistema Operacional livre desenvolvido por Linux Torvalds em 1991.

Não necessita de licença de uso, bastante conhecido por sua estabilidade, segurança e bom desempenho em computadores antigos. Mais informações sobre GNU/Linux em www.linux.org e www.vivaolinux.com.br/linux/.

Moodle: Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment é um Ambiente Virtual de Aprendizagem, bastante utilizado em universidades e empresas que oferecem cursos a distância é uma plataforma virtual de interação entre professor e aluno que reuni diversas funcionalidades, tais como chats, wikis, fóruns etc. Mais informações em moodle.org.

O BrOffice.org é um conjunto de programas para escritório semelhante ao Microsoft Office, porém este não necessita de licenças de uso para utilização, reúne software processador de texto (Writer), planilha eletrônica (Calc), programa para apresentações (impress), banco de dados (base) entre outros. Mais informações em www.broffice.org.

A cada dia mais e mais programas são desenvolvidos para serem utilizados, alterados e estudados livremente pelos usuários, seja eles empresas, governo ou por pessoas em suas residências, o Software Livre é uma realidade e que tende a crescer cada vez mais, o próprio governo, tanto federal como do estado do Ceará estão desenvolvendo projetos e politicas de migração para software livre (softwarelivre.ceara.gov.br).

Como profissionais, não podemos fechar os olhos para estas tecnologias abertas, mas sim entendê-las para que possamos manipulá-la da melhor forma e inevitavelmente integrá-la com as tecnologias proprietárias.

Outras dicas deste autor

Compartilhando link de internet no Debian

Conceitos básicos sobre o modelo OSI

Configurando interfaces de rede no Debian

Instalação do Skype no Ubuntu

Leitura recomendada

Estrutura dos níveis de diretórios do Linux e Unix

Como estudar melhor e aprender mais

Suas próprias fontes no XFree86 4.3.0

Erro no Grupo Sudoers [Resolvido] + Trocar senha de Root

Instalando VNC e o ambiente desktop MATE no Kali Linux 2.0

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Teixeira em 06/08/2010 - 10:33h

Muito bom.
Você poderia se estender, se aprofundar mais, e até fazer um artigo explicando as diferenças entre os tipos de licenças "livres" como por exemplo GPL, GPL2, Creative Commons, o que vem a ser freeware, shareware etc., e coisas assim.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts