Manjaro Linux - Dualboot com W8, W8.1 e W10

Publicado por Eduardo Garbin em 24/08/2015

[ Hits: 22.812 ]

Blog: https://twitter.com/duda_garbin

 


Manjaro Linux - Dualboot com W8, W8.1 e W10



ATENÇÃO: este tutorial parte do pré-suposto que o Windows já esteja instalado em sua máquina.

O sistema operacional Windows é uma plataforma proprietária, portanto, se você irá realizar a instalação deste também (caso não tenha instalado), compre uma licença, não incentivamos a pirataria.

Antes de executar qualquer ação deste tutorial faça um backup de todos os seus arquivos. Problemas podem ocorrer e é sempre bom estar prevenido. Seus dados são sua responsabilidade.

O tutorial visa ajudar usuários iniciantes, por isso tento ser o mais detalhado possível, as vezes até repetitivo, por isso, para usuários com algum conhecimento em GNU/Linux, ele pode ser um pouco maçante.

O Manjaro é uma distribuição GNU/Linux, derivada no Arch Linux, muito conhecido por ser robusto e sólido, mas que assusta muito usuário iniciante. Manjaro vem com a proposta de ser um Arch mais amigável ao usuário, trazendo as características do Arch, inclusive a estrutura Rolling Release, fornecendo sempre a versão mais nova estável de seus programas. Nada de ficar formatando máquina a cada versão! Conheça mais no link:
Muito usuários tem receio de migrar definitivamente para o Linux, ou tem alguma restrição por dependerem do Windows para certas tarefas. Nesse tutorial vamos aprender uma forma de realizar a instalação do Linux Manjaro em dualboot com Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10.

Preparando tudo

A mais de um ano atrás, as novas máquinas começaram a vir com o sistema UEFI para boot da máquina. No início houve muita dor de cabeça para instalações de outro sistema operacional, que não o sistema originalmente vindo na máquina, inclusive sistemas Linux.

Entretanto, hoje em dia praticamente todas as distribuições Linux suportam a instalação UEFI, mas são necessários alguns ajustes que darão a permissão de instalação de outro S.O., que vamos ver mais à frente.

Vamos fazer os primeiros passos utilizando o Windows, por isso, ligue sua máquina.

Antes de tudo, vamos baixar a ISO de nosso querido Manjaro, que você encontra no link:
Para esse tutorial estou utilizando Manjaro 0.8.13 KDE.

Após baixada a ISO, vamos montar uma USB bootável. Isso pode ser facilmente realizado com a aplicação LILI USB, que você encontra no link:
Baixe e instale a aplicação.

Na parte superior dela selecione o dispositivo USB que será alvo da criação; na segunda parte, você pode observar que tem três opções para selecionar a ISO desejada. Escolha a opção da esquerda, que abrirá uma janela para escolher a ISO. Navegue até a pasta onde você baixou a ISO e selecione ela. A aplicação vai analisar a ISO e talvez não identifique a versão do S.O. Não tem problema, sendo a distro certa, no caso Manjaro, podemos seguir adiante.

Na parte inferior da aplicação, marque a opção de formatar o dispositivo USB (atenção! Isso apagará os dados dela) e deixe as outras opções desmarcadas. Clique no raio no fim da aplicação e aguarde a criação da USB bootável.

Após criar a USB, vamos preparar nosso HD. Como disse anteriormente, faça um backup de seus dados antes.

Para trabalhar em nosso HD vamos utilizar uma ótima ferramenta chamada MiniTool Partition Wizard. Baixe no link:
E instale a aplicação. Você vai ver que ela é de certo modo parecida com a GParted se você já usou alguma vez.

Após a instalação, abra a aplicação e você verá o seu HD. Ele terá algumas partições já criadas pelo Windows. Precisamos identificar duas: a maior partição que é a partição onde o sistema está instalado e a partição de bootUEFI. Grave bem, ou melhor, anote o tamanho da partição de boot, vamos precisar depois.

Clique sobre a maior partição e escolha a opção de "resize". Ela mostrará uma barra para você mudar o tamanho da partição, então reduza ela para o tamanho que quer deixar de HD para o Windows. O espaço que restará, mais na frente iremos dividir para o Manjaro. Aplique as alterações.

Em geral a aplicação move seus arquivos que estariam fora do espaço que selecionou para dentro dele, ou seja, não há perda de dados. Mas imprevistos podem acontecer, então, espero que tenha feito o backup.

Para a instalação do Manjaro, podemos mexer no particionamento do HD durante a instalação do sistema, ou, podemos aproveitar que já estamos fazendo isso e criar as partições e depois é só modificá-las.

Então vamos nessa!

No espaço que sobrou, clique com o botão direito do mouse e selecione a opção criar partição. Vamos criar três partições, uma para swap, uma partição para o sistema (ponto de montagem "/") que podemos chamar de root e uma partição para os arquivos de usuário (ponto de montagem "/home") que podemos chamar de home. O tamanho dessas partições é muito particular. Eu recomendo criarmos uma partição de 3 GB para swap, 150 GB ou 100 GB para root e o restante para home. Após isso, aplique as alterações no botão "Apply". Ele pedirá para confirmar a ação, leia e veja se está tudo certinho, se sim, confirme. Nosso HD está prontinho. Coloque a USB drive com o Manjaro em uma porta USB e reinicie sua máquina.

Agora vamos fazer as alterações para o boot.

Entre nas configurações de inicialização da sua máquina, geralmente pressionando F2 ou Del na inicialização do sistema.

Dentro das configurações procure SECURE BOOT e desabilite essa opção, faça o mesmo com a opção FAST BIOS. Além disse procure por opções de boot e selecione o seu pendrive na opção UEFI. Salve as alterações e reinicie a máquina.

Instalando o Manjaro

Agora sua máquina irá inicializar pelo Manjaro. Logo no início temos algumas opções, recomendo selecionar a opção NONFREE. Seu sistema iniciará, aguarde.

Com o Manjaro iniciado, logo na tela de boas vindas, pode iniciar a opção de instalação. Siga a instruções do instalador gráfico, sempre prestando atenção em suas escolhas. Quando aparecer a opção onde você escolhe como instalar "apagar o disco de etc", selecione a opção de fazer o particionamento manual do HD (a opção mais abaixo).

Ao fazer essa opção, você verá as partições que fizemos anteriormente. Identifique a partição de boot do Windows, clique nela e aperte "alterar" no canto esquerdo inferior. Selecione o ponto de montagem como "/boot/UEFI". Não altere o formato de arquivos desta partição e tenha certeza de que a partição não foi marcada para formatação, se estiver marcada, desmarque (são pequenos quadrados de marcar logo após o nome da partição).

Identifique as partições home e root que criamos, como fez anteriormente, selecione e aperte alterar, escolha o formato de arquivo ext4 para ambos e o ponto de montagem "/home" e "/" respectivamente para a partição home e para a root. Continue sua instalação.

Após instalar tudo, reinicie o sistema.

Durante o boot verá que a máquina entrará automaticamente no Manjaro, pois não estará disponível a opção de escolher o Windows. Para arrumar isso precisamos dar um comando simples ao GRUB.

Então abra um terminal no Manjaro, no nosso caso, podemos apertar F12 e digitar:

sudo update-grub # O terminal vai pedir a senha que você cadastrou durante a instalação

E pronto.

Você verá que ele achará o boot do Windows. Pode reiniciar sua máquina que agora você está a opção de entrar no Windows ou no Manjaro.

Caso isso não ocorra, provavelmente você não escolheu a partição correta para "boot/UEFI".

Seu sistema está prontinho. Dual boot com Windows e Manjaro.

Desfrute da simplicidade do Manjaro em dualboot até se sentir confortável para dar adeus ao Windows (o que não leva muito tempo, rsrsrssr).

No link:
Você pode conhecer alguns comandos do gerenciador de pacotes pacman para arrebentar no Manjaro.

Espero ter ajudado. Um abraço a todos.

Outras dicas deste autor

Controle de brilho no Fedora 23

Erro 404 - Servidor HTTPD (Apache-2) no Fedora 23 [Resolvido]

Ubuntu 13.10/14.04 em dual-boot com Windows 8

Servidor Apache 2 no Ubuntu 14.04 - Erro 404 [Resolvido]

Leitura recomendada

Compilando, instalando e testando ZSNES no Slackware current 64 bits

Linux perfeito para o notebook Intelbras modelo i21

Instalação do Flash Player 10 no Firefox na unha - 5 etapas

Instalando o kbfx no Arch Linux

Diags MP3 - Identificando problemas em diretórios de MP3

  

Comentários
[1] Comentário enviado por clodoaldops em 25/08/2015 - 13:01h

Gostei da dica. Consegui "ver" o que vc fez, mas senti falta de uma imagens pq isso ajuda principalmente os inciantes.
Favoritado!

[2] Comentário enviado por 88fael em 08/10/2015 - 12:43h


Fiz exatamente o que dissestes, mas o resulto nas minhas duas tentativas foi o mesmo, ele inicia direto no windows
para iniciar no manjaro na hora do boot tenho que digitar F9, dai aparece a escolha Os manager (que incia o windows) e Manjaro (que abre o grub). fiz update-grub e apareceu o windows no grub, mas mesmo assim ele inicia direto no windows se nao apertar f9. pensei em deletar a partição do boot do windows mas o grub parece que aponta pra ela pra achar abrir o windows.
abraços

[3] Comentário enviado por egarbin em 08/10/2015 - 15:41h


[2] Comentário enviado por 88fael em 08/10/2015 - 12:43h


Fiz exatamente o que dissestes, mas o resulto nas minhas duas tentativas foi o mesmo, ele inicia direto no windows
para iniciar no manjaro na hora do boot tenho que digitar F9, dai aparece a escolha Os manager (que incia o windows) e Manjaro (que abre o grub). fiz update-grub e apareceu o windows no grub, mas mesmo assim ele inicia direto no windows se nao apertar f9. pensei em deletar a partição do boot do windows mas o grub parece que aponta pra ela pra achar abrir o windows.
abraços


Olá 88fael;
Pelo visto, sua UEFI ta configurada para ir direto para o sistema padrão da máquina. Certifique-se que o FAST BOOT está desabilitado, assim como o secure boot. Você utilizou a mesma partição de boot do windows como partição boot para o manjaro certo? Tem que ser a mesma partição, e não formate ou apague ela. Tanto o manjaro como o windows olharão para a mesma partição.

Espero ter ajudado

[4] Comentário enviado por 88fael em 08/10/2015 - 22:18h

infelizmente Minha Bios não tem essa opção de fast boot, ela tem somente secure boot que já esta desabilitado, e um tal de lagacy que está ativado. fiz isso que falastes da mesma partição de boot, mas não rolou também. Meu pc é um laptop da HP, Pavillon (HP 14-d030br)

[5] Comentário enviado por egarbin em 09/10/2015 - 09:59h


[4] Comentário enviado por 88fael em 08/10/2015 - 22:18h

infelizmente Minha Bios não tem essa opção de fast boot, ela tem somente secure boot que já esta desabilitado, e um tal de lagacy que está ativado. fiz isso que falastes da mesma partição de boot, mas não rolou também. Meu pc é um laptop da HP, Pavillon (HP 14-d030br)


Olá 88fael;
Pelo que pesquisei a briga está na BIOS mesmo. As configurações variam um pouco de fabricante para fabricante, mas é estranho não ter o FAST boot. Sua placa já é UEFI?
Sua BIOS está usando o gerenciador de boot do windows (que não enxerga o Manjaro) e não o GRUB (que enxerga os dois sistemas).
Nas opções de ordem de boot, deixe o manjaro como prioriadade, então o GRUB será chamado e poderá escolher pelos sistemas.

Algumas dicas você encontra aqui.

http://support.hp.com/br-pt/document/c03681807#N463



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts