Ligando a Máquina

Publicado por Perfil removido em 30/06/2006

[ Hits: 9.761 ]

 


Ligando a Máquina



Com a possibilidade de agendar praticamente qualquer tarefa usando o Cron e, com ele, por meio de scripts, acionar qualquer outro programa ou seqüência de comandos, a presença do usuário diante do computador deixou de ser uma exigência para ser uma opção.

Por exemplo, com os recursos acima mencionados, é possível conectar-se à Internet usando o Wvdial (discador em modo texto), fazer downloads usando o Wget, e, por fim, desligar o computador, tudo na exata hora desejada, sem mesmo estar por perto.

O único incoveniente é que, pra tudo funcionar, você precisa que o seu computador esteja ligado, certo? Não mais.

Alguns modelos de algumas placas-mãe dispõem de um recurso para ligar o computador em data e hora programados, no estilo dd/mm/aa - hh/mm/ss. Com mais essa possibilidade, ampliam-se os horizontes da utilização automatizada do computador, bem como abrem-se outras possibilidades para o acesso remoto via software.

Para que tudo funcione, além de placa-mãe com o referido recurso, você precisará de um gabinete ATX e também deverá manter o estabilizador/no-break ligado. Sem estes requisitos não funcionará.

Então, você que é um feliz proprietário de um PC com todos os requisitos acima, proceda como se segue:

Alerta: O Setup é um local onde qualquer alteração errada poderá trazer problemas para o funcionamento do computador. Não faça nada se você não tiver certeza. Na dúvida, peça ajuda a alguém que saiba, ou continue por sua conta e risco.

Reinicie o computador e, logo após o primeiro sinal de boot, pressione repetidamente a tecla "Del".

A tela/interface do Setup é diferente nas várias marcas/modelos de placas-mãe disponíveis no mercado. Todavia, de um modo geral, seguem um mesmo padrão quanto aos nomes dos dispositivos e regras gerais. Para navegar dentro do Setup, você terá que usar a tecla "Esc", as setas de navegação, o sinal de adição "+" e subtração "-", bem como a tecla Enter. Outra tecla útil é a "F10", usada para para salvar as alterações. Leia as mensagens e orientações disponíveis dentro da sua tela.

Vá até a aba "Power" ou equivalente. Veja imagem abaixo da minha tela - Placa mãe Asus A7V700:


Navegue até a opção (se existir) Automatic Power Up, ou equivalente. Dentro desta opção, altere os valores referentes a data, dentro daquilo que lhe for conveniente. Use as setas pra navegar, a tecla "Enter" pra selecionar e "+" ou "-" para alterar valores e novamente "Enter" para confirmar. Detalhe, estes comandos podem variar conforme marca/modelo da placa.

Finalmente, navegue até a opção "Time", ou equivalente, e altere as opções conforme lhe convier. Pressione "F10", confirme as alterações e reinicie o computador. Veja:


Concluídos estes passos, na data e hora determinada, seu computador vai ligar e carregar o sistema operacional. Os demais processos que ele irá executar, como conectar-se à internet, fazer backup, downloads etc, dependerá das instruções que você deixar agendado.

Observações:
  • Os usuários avançados certamente julgarão minhas explicações muito detalhadas. Concordo! Elas o são para que os novatos tenham a chance de experimentar por conta própria esse recurso se assim o desejarem;
  • Recomendo a leitura do material contido nos links abaixo.

Sobre o Cron:
Sobre o Wget:
Sobre o Wvdial:
Sobre Shell Script:
Sobre Desligamento de Computadores:
Sobre Acesso Remoto à Computadores (VNC):
Sobre Hardware de PC's:
Abraço,

Wesley Caiapó

Outras dicas deste autor

Linux - o que é um terminal

Recuperar ícones perdidos dos painéis do Gnome

Instalando o aMSN 0.97.2 no Slackware 12 sem compilar nada

FrostWire no Edubuntu 14.04 64 bits

Identificando processos autênticos

Leitura recomendada

Instalar drivers NVIDIA corretamente no Ubuntu 12.10

Driver Realtek RTL8101E para Linux CentOS 5

Configurando a Webcam e Usando Skype no Ubuntu 10.04

SmartConnect 3G: Seus modens 3G funcionando no Linux

Como instalar uma placa multiserial

  

Comentários
[1] Comentário enviado por removido em 30/06/2006 - 15:47h

Para aqueles que desejam ampliar ainda mais os horizontes dessa dica, recomendo a leitura do excelente artigo do Dário "Drdoom" José M. Coutinho: http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=4681

O artigo acima citado foi publicado há algumas semanas e já tratava do conteúdo que foi publicado nessa minha dica e é muito mais completo. No caso, o texto dá uma aula completa de como automatizar vários procedimentos, tais como ligar, conectar em hora pré-determinada, desconectar idem, acionar programas e muito mais. Vale a pena conferir.

Só comunico aos críticos de plantão, que essa minha dica foi enviada antes da pulicação do referido artigo. Penso que eu e o Drdoom tivemos a idéia ao mesmo tempo.

[]s!

Wesley Caiapó

[2] Comentário enviado por removido em 01/07/2006 - 04:03h

Oi, estava testando aqui na minha máquina (placa mãe SOYO SY-P4VGM) e to fazendo esse comentário que na verdade é uma observação bastante boba.

Se for definida uma senha no Setup para sempre pedi-lá antes mesmo de carregar alguma mídia, ela tem que ser retirada (a senha) senão a coisa não liga =P (senha só para entrar no setup agora). Tenho que colocar uma grade de ferro em volta do gabinete para ninguém mecher mais e definir senha no LILO, mudar as dos usuários e do root (segurança total hehehe).

É isso aí então, inté!

[3] Comentário enviado por drdoom em 04/07/2006 - 11:20h

Concordo, é isso ae "Dr"! O conhecimento é complementar e escalonável.
Acho que aqui no VOL deveria ter uma ferramenta para atualização dos artigos.

:D



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts