Kororaa - Testando o fantástico XGL facilmente

Publicado por Vinícius Vieira Marques em 01/09/2006

[ Hits: 8.898 ]

 


Kororaa - Testando o fantástico XGL facilmente



Se vocês estão doidos para testar o novo engine gráfico do Linux, o XGL (engine desenvolvido pela Novell), mas não conseguiram ainda compilar os pacotes necessários para fazer essa maravilha rodar em sua distribuição, aqui vai uma dica.

A distribuição Kororaa disponibilizou há alguns dias uma imagem de um Live-CD que vem com o XGL e Compiz bonitinhos para rodar no micro. Basta baixar a imagem, queimar num CD e dar boot nela que o Live-CD configura e prepara tudinho para o XGL "bombar" na tela de seu micro (obrigado Klaus Knopper, criador do Knoppix e da idéia do Live-CD!).

A imagem está disponível para download em:
O XGL impressiona os olhos de qualquer ser humano, mas achei bastante complicado colocá-lo para funcionar em meu Debian, que aliás, não consegui ainda. Porém com esse Live-CD eu pude, facilmente, ver a beleza, performance e flexibilidade do novo engine gráfico feito pela Novell.

O sistema é tão impressionante que, apesar de seus recursos, ele não exige uma placa de vídeo robusta para rodar. Uma com pelo menos 64Mb já vai, provavelmente, ter um frame rate bem alto, com movimentações naturais. Só nota-se ligeira queda de desempenho se você abrir vários vídeos e outros aplicativos juntos. Convém lembrar que sua placa deve ter pelo menos suporte a instruções OpenGL (a maioria quase absoluta tem).

O próprio Live-CD já cuida de carregar o driver para a sua placa 3d. Os drivers que vêm no Live-CD dão suporte às seguintes placas (segundo a própria equipe do Kororaa Linux):

Placas Nvidia (acesse para ver as placas suportadas)
http://www.nvidia.com/object/IO_18897.html

Placas ATI (acesse para ver as placas suportadas)
http://www.ati.com/products/catalyst/linux.html#2

Levem o Live-CD do Kororaa no bolso e mostrem aos seus amigos que usam Windows para deixá-los chocados!

Espero que a dica seja aproveitada por muitos. Viva o Linux!

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Debian - Mídias Live e NetInstall com os drivers extras

Fontes do SolusOS para o Debian Squeeze

Instalando MacUbuntu no Ubuntu 10.10

Documentação GNU/Linux da IBM e preparação para a LPI

Alterar o idioma da mensagem do Dansguardian

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fernandus em 01/09/2006 - 17:37h

Algum screenshot?

Xgl Live CD
Wednesday, August 16, 2006, 12:33
The Kororaa Xgl Live CD has been taken offline due to GPL violation by distributing the ATI and nVidia drivers with the Linux kernel.

We would like to apologise to the Linux developer community and thank everyone for their support, especially the end users who have loved our Live CD.

[2] Comentário enviado por viniciusvm em 01/09/2006 - 18:19h

ATENÇÃO PESSOAL:

Agora, em 16 de agosto a equipe que desenvolve o Kororaa Linux (citado nesta dica) tirou a imagem do Kororaa Live-CD com XGL do site para download.

O motivo é que o Kororaa, ao tentar facilitar ao máximo a configuração das placas 3D para usar no XGL, incorporou no Kernel dessa distribuição os módulos (drivers) das placas da ATI e Nvidia, violando assim alguns termos da licença a qual estes drivers são oficialmente distribuídos.

Uma pena que esta dica só foi publicada depois que o pessoal do Kororaa tirou a imagem do ar. Na verdade já tinha feito esse artigo no site Viva o Linux há mais de 2 meses mas os webmasters só publicaram agora. Os leitores dessa dica acabaram prejudicados porque não puderam testar o sistema citado na dica.

De qualquer forma fernandus, seguem abaixo links de screenshots e vídeos do XGL para você imaginar o que ele é:

Imagens:
http://images.google.com.br/images?q=xgl&hl=pt-BR&btnG=Pesquisar+imagens.

Vídeos:
http://video.google.com/videosearch?q=xgl

Um abraço a todos.

[3] Comentário enviado por [email protected] em 02/09/2006 - 08:58h

O Xgl é brutal...
Já o utilizo à alguns meses no meu portátil e é de facto fantástico...
Eu utilizo gentoo, que com uns tweeks funciona bastante bem com o Xgl. Infelizmente a minha placa de 64MB da Ati, por vezes apresenta alguns problemas relacionados com as drivers. Além disso como o xgl funciona por indirect rendering, algumas coisas são por vezes um bocado lentas, essencialmente quando tento ver um filme em fullscreen.
Quem usar ubuntu e quiser esperimentar existe um howto muito bom. Basta pesquisar no google. Em cinco minutos ficam com o xgl a funcionar (foi o tempo que demorou num portátil com uma placa intel).

O meu conselho é para experimentarem. De certeza que vão adorar...

[4] Comentário enviado por fernandofei em 02/09/2006 - 12:07h

por sorte, uma vez eu estava vendo umas reportagens do DW (canal alemão) sobre uma feira de tecnologia e vi o XGL pela primeira vez (e primeira vez que ele estava sendo mostrado em uma TV)...
GRAÇAS A DEUS no fundo do pc tava o logo do Kororaa e o nome... na mesma hora procurei e fiz o download... se bobear fui um dos primeiros brasileiros a ver isso hehehe...
Eu tenho o cd aqui... se alguem souber um server que eu possa colocar eu crio a imagem e mando.... se alguem for do ABC paulista eu mando o cd e tals... vamo disponibilizar isso pra galera...

[5] Comentário enviado por fernandofei em 02/09/2006 - 12:21h

ae cambada... achei ele para download via torrent

http://www.torrentspy.com/torrent/835063/kororaa_xgl_livecd_2_iso

boa sorte ae... aqui testei o link pra ver c rolava e estava baixando a 50kbps... então podem pegar tranquilamente q o download é real hahaha...

[6] Comentário enviado por manfilho em 16/06/2007 - 10:32h

Aqui em casa funcionou numa Intel On-Board (128)
VGA compatible controller: Intel Corporation 82865G Integrated Graphics Controller (rev 02)
Estou ateh acessando por ele agora! ahuehuehuea
Muito bom... vou adotar o filho do Gentoo por uns dias! :)



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts