Irei descrever sem muita complexidade como iniciar um aplicativo em
Qt mostrando a idéia de SIGNALS e SLOTS e frisando a facilidade e como é intuitivo programar com Qt.
Iremos fazer um arquivo chamado de "min.cpp" (este arquivo pode ser escrito em bloco de notas, única preocupação que devemos ter é se o sistema operacional tem o
g++ e o
make, necessários para compilar as bibliotecas do Qt).
Bibliotecas
Em todo código em C++ iniciamos com as chamadas das bibliotecas, no Qt não é diferente.
#include <QApplication>
#include <QHBoxLayout>
#include <QSlider>
#include <QSpinBox>
Iniciando a classe
Após as bibliotecas devemos iniciar a programação chamando a função app responsável pela interface gráfica.
QApplication app(int argv, char *argc)
{
QWidget *win= new QWidget;
QSpinBox *spinBox = new QSpinBox;
QSlider *slider = new QSlider;
spinBox->setRange(0, 100);
slider->setRange(0, 100);
Signals e Slots
Iremos fazer as conexões entre signal e slots para que os dois objetos funcionem em conjunto.
QObject::connect(spinBox, SIGNAL (valueChanged(int))
Slider, SLOT (setValue(int)));
QObject::connect(spinBox, SIGNAL (valueChanged(int))
Slider, SLOT (setValue(int)));
Posicionando os objetos no Form
Agora estamos no fim do aplicativo, devemos jogar um valor inicial para o spinBox ou para o slider, tanto faz, os dois já estão interligados, e devemos ajustar os objetos no form.
Slider->setValue(50);
QHBoxLayout *layout=new QHboxLayout;
layout->addWidget(spinBox);
layout->addWidget(slider);
win->setLayout(layout);
Chamando a aplicação
Iremos chamar o form e a função app (roda "core" no sistema operacional da sua maquina seja
Linux, Win ou Mac).
win->show();
return app.exec();
}

Exemplo de aplicação em QT
Veja mais em:
http://blog.trolltech.com.br