Introdução à prática de informática

Publicado por albert guedes em 19/12/2009

[ Hits: 6.047 ]

Blog: http://www.socrates.if.usp.br/~arcguede

 


Introdução à prática de informática



O Instituto de Física da USP foi uma das universidades brasileiras pioneiras no uso de Linux. Como estudante de lá, tive o privilégio de aprender Linux não como uma simples sugestão de sistema alternativo, mas sim como uma ferramenta profissional - e mais - ensinado como matéria para nota!

O curso era chamado de "Introdução à prática de Informática" e era ministrado pelo sempre bacana professor Jorge de Lyra.

Infelizmente hoje o curso está extinto, mas o Linux está muito bem difundido.

E agora, revirando meus bookmarks, deparei-me com a velha página das apostilas do curso, que é a dica que quero dar a vocês, pois são pra iniciantes e simples de seguir. Difícil encontrar um material introdutório dessa categoria.

O link para as apostilas é esse: www.de.lyra.nom.br/fma215

São todas sob licença GPL, então podem imprimir e guardar para consultas e, dito e feito, as consulto até hoje! he he he

Outras dicas deste autor

Acerte as horas NOW!

[RESOLVIDO] Magento: Não consigo fazer login de administrador após instalação

Mostrar os campos de uma tabela do PostgreSQL com PHP

Magento - " Please enter a valid URL. Protocol is required (http://, https:// or ftp://) "

Pegar o id de um elemento com javascript

Leitura recomendada

Testando um arquivo ISO

Ndiswrapper + rtl 8185

Exemplos de uso do tcpdump

Utilizar Ubuntu é uma boa...

Conectividade Social - conexão segura

  

Comentários
[1] Comentário enviado por eldermarco em 19/12/2009 - 13:46h

Eu realmente lamentoe que essa disciplina tenha sido extinta. Cheguei a procurar o professor Jorge de Lyra quando percebi que eram disciplinas que poderiam ser cursadas tanto no bacharelado quanto na licenciatura -- e ainda valiam 6 créditos! --- e ele me disse que por causa de falta de estrutura e coisas do tipo, o curso não pôde continuar. Felizmente, tive a oportunidade de aprender muito do que sei sobre Linux na sala Pró- Aluno do IF numa época em que ainda não tinha um computador para ficar mexendo. Foi graças ao Debian e as tantas horas que passei por lá (confesso que exagerei, deveria ter estudado mais Física Matemática, mas mexer com o Pinguim é divertido e viciante também.. ) que aprendi muita coisa sobre Linux. Não continuei com ele, uso Fedora, mas foi graças do Projeto Sócrates e o Debian que hoje uso Linux.

Gostaria mesmo que essa disciplina voltasse para que outros mais curiosos pudessem ter a chance de conhecer mais a fundo o Linux... :(

[2] Comentário enviado por albertguedes em 22/12/2009 - 16:23h

@eldermarco E se você perceber, muitas das materias optativas que envolviam informatica não são oferecidas mais a tempos.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts