Instalando e configurando facilmente o Firebird 2 no Debian Lenny 5.0

Publicado por Heverton Costa em 21/09/2009

[ Hits: 15.232 ]

 


Instalando e configurando facilmente o Firebird 2 no Debian Lenny 5.0



Bom dia para todos. Em primeiro lugar, me apresento como um entusiasta de ambientes livres como o Linux e confesso ser um amante do software aberto como um todo.

Neste tutorial demonstrarei como instalar o servidor de base de dados relacional Firebird Super Server 2.1.3 (mais atual até o momento) na plataforma Debian Lenny 5.0.

Cito que usei como texto base para este o artigo do desenvolvedor Jean Patrick, citado abaixo nas referências, o qual fiz alguns acertos específicos para o Debian Lenny. Caso haja algum erro, por favor me reportem para, de pronto, poder repassar os acertos para outros mais que necessitem.

Depois de ter passado por um sufoco aqui para instalar, achei um modo e estou aqui para relatar.

Pré-requisitos

  • Debian Lenny 5.0 instalado e com conexão à Internet ativa;
  • Pacote do Firebird (na data de hoje, 10 de Setembro, a mais atual é a versão 2.1.3.18185). O download pode ser feito clicando aqui;
  • Pacote da biblioteca de padrões C++ 5.0 (libstdc++5). O download pode ser feito clicando aqui (i386) ou então aqui (amd64).

Observação: Não instalei usando a lib amd64, mas sim, i386. Não o fiz na amd64 pois não dispunha de uma plataforma destas para testes. Novamente, caso alguém use esta plataforma, reporte aqui para enriquecermos este tutorial. Grato.

Implementação na prática

Bem, vamos lá. Em primeiro lugar, no Debian Lenny você já encontra a libstdc++6 instalada por padrão, o que vamos fazer é instalar a libstdc++5, que já fizemos o download, de acordo com sua plataforma. Acione o comando abaixo:

# dpkg -i --force-all libstdc*.deb

Ao acionar este comando o dpkg irá instalar este pacote mesmo relatando problemas de dependências, mas instalará assim mesmo.

Dispare o seguinte comando para fazer uma breve conferência, somente para fins didáticos:

# getconf GNU_LIBPTHREAD_VERSION

Se a resposta for NPTL "2.qualquer coisa", indica que você está usando o modelo de vários processos por instante processados em paralelo pelo processador do seu equipamento de forma a gerar um melhor desempenho do servidor. Então, ao terminar este item, passe para a instalação do servidor Firebird de fato. Acione os seguintes comandos:

# tar -xzf FirebirdSS*.tar.gz
# cd FirebirdSS*
# ./install.sh


Depois deste último comando o instalador pede uma confirmação, tecle "Enter" e, depois, você precisa digitar uma senha para o administrador padrão SYSDBA. Depois de digitar a senha e teclar "Enter" a instalação termina.

Mais uma configuração. Agora vamos usar o nome do usuário logado no sistema que sempre tem um grupo de usuários com o mesmo nome. Digamos que seja heverton, num terminal digite os seguintes comandos:

# adduser firebird firebird
# adduser firebird heverton


Continuando, vamos aprender como configurar uma pasta para guardarmos os bancos criados. Digamos que no seu diretório de usuário você criou uma pasta chamada bancos. Se você já tiver bancos criados, copie-os logo para a pasta criada. Agora, num terminal, digite o comando abaixo (estou usando como exemplo o usuário heverton):

# chown -R firebird:heverton /home/heverton/bancos

Se você quiser usar outra(s) pasta(s), basta mudar o caminho no comando acima.

Obs.: Instalando assim o Firebird fica muito mais bem configurado do que instalando dos repositórios das distribuições Linux. Por exemplo, automaticamente já são criados vários links simbólicos para compatibilização com programas que usam versões anteriores do Firebird ou o InterBase no Linux.

Referências


Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Dmenu - Um menu minimalista

Como instalar Java JDK e JRE no Ubuntu Server 10.04?

Instalando o BrOffice 3.0.1 no Debian ou Ubuntu Linux

Instalando CodeBlocks IDE no Slackware

LVM (Logical Volume Manager)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por pedroadami em 21/09/2009 - 23:40h

Ótimo tutorial, estava mesmo precisando disto... Estou montando um servidor Linux em uma empresa onde os terminais rodando Windows XP deverão acessá-lo pelo Samba, seguindo esses passos depois basta instalar o Samba e compartilhar a pasta "bancos" no caso, seria isso? Abraço e mais uma vez parabéns pelo tutorial, foi o mais simples e direto que encontrei na internet.

[2] Comentário enviado por darkhscosta em 22/09/2009 - 00:38h

Olha so, pedroadami, a princípio ... vc só instala o samba pra compartilhar qualquer base de dados se realmente quiser.... o q vai dizer se vc deve ou não fazer isso é a forma como o sistema aplicativo que vc utiliza acessa a base de dados, o q pode ser feito diretamente pela porta disponibilizada (no caso, a 3050 no firebird) em conjunto com o caminho onde esta a base.... o q recomendo poiss não expõe diretamente a base para acessos indevidos. Salvo eu estar equivocado, acho q é isso. Fico feliz se tiver ajudado.

[3] Comentário enviado por guiangelus em 17/06/2010 - 00:12h

se caso eu faça essa configuração e no terminal win eu instale o firebird e o ibexpert e mostre tipo...

# 192.168.1.33:/home/server/bd/

ele funciona ou tenho q instalar o SAMBA mermo???

[4] Comentário enviado por pgfortes em 10/12/2010 - 14:40h

Boa Tarde amigo Heverton
estou com um baita problema, toda vez que tento instalar o firebird gera um erro na hora de criar a senha do sysdba, e seguindo seu tutorial não foi diferente, tens alguma dica para mim.
Abaixo o erro:

ServerSamba:/home/jonnes/Desktop/agora# cd FirebirdSS*
ServerSamba:/home/jonnes/Desktop/agora/FirebirdSS-2.1.3.18185-0.i686# ./install.sh

Firebird super 2.1.3.18185-0.i686 Installation

Press Enter to start installation or ^C to abort
Extracting install data



--- Warning ----------------------------------------------
The installation target directory: /opt/firebird
Already contains a prior installation of InterBase/Firebird.
This and files found in /usr/include and /usr/lib will be
archived in the file : /opt/firebird_20101210_1438.tar.gz

Press return to continue or ^C to abort
Archiving...
Done.
Deleting...
Done.
update-rc.d: warning: /etc/init.d/firebird missing LSB information
update-rc.d: see <http://wiki.debian.org/LSBInitScripts>
System startup links for /etc/init.d/firebird already exist.
Starting Firebird server: /opt/firebird/bin/fbmgr.bin: error while loading shared libraries: libncurses.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

Fixing firebird's shell to /bin/sh

usermod : nenhuma mudança
Starting Firebird server: /opt/firebird/bin/fbmgr.bin: error while loading shared libraries: libncurses.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory
Please enter new password for SYSDBA user: masterkey
/opt/firebird/bin/gsec: error while loading shared libraries: libncurses.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

Please enter new password for SYSDBA user:



Contribuir com comentário