Instalando agente do Zabbix no Windows

Publicado por Renato Diniz Marigo em 05/06/2013

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Instalando agente do Zabbix no Windows



Instalação do agente de monitoração Zabbix em um host Windows.

Vamos baixar o executável do Zabbix em:
Crie um diretório "C:\zabbix" e extraia o arquivo baixado para este diretório.

Dentro do diretório "conf", existe um arquivo chamado "zabbix_agentd.win.conf", que deve ser editado com os seguintes parâmetros:

Obs.: retirar os comentários (#) destes parâmetros.

Server=[IP_DO_SERVIDOR]
ListenPort=10050
StartAgents=3
ServerActive=[IP_DO_SERVIDOR]
Hostname=[Nome do computar que está configurando o agente]
Timeout=3


Pelo prompt de comandos (como administrador), entre no diretório "bin" do arquivo baixado:

> cd c:\zabbix\bin\win32

Execute este comando para instalação:

> c:\zabbix\bin\win32>zabbix_agentd.exe -i -c c:\zabbix\conf\zabbix_agentd.win.conf

Ele deve retornar:

   zabbix_agentd.exe [2900]: 
 service [Zabbix Agent] installed successfully
   zabbix_agentd.exe [2900]: 
 event source [Zabbix Agent] installed successfully


Agora, vá em:
  • Executar
  • Digite: services.msc
Inicie o serviço do Zabbix.

Pronto, agora vamos adicionar o host que será monitorado no Zabbix.

Abra o front-end: HTTP://[IP_DO_SERVIDOR]/zabbix

Vá em: Configuration → Hosts → Create host
Configure com os dados apropriados.
Linux: Instalação do agente do Zabbix no Windows   Linux: Instalação do agente do Zabbix no Windows

E clique em: "Save"

Obs.: talvez seja necessário criar uma regra no firewall do Windows, permitindo a porta 10050:

Pronto, agora é só checar se a máquina está sendo monitorada.

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Comentários
[1] Comentário enviado por marceloviana em 14/03/2014 - 17:41h

Oi Renato, tenho um servidor zabbix v.2.2.1 com diversos clientes Linux e Windows, todos com o agente instalado e funcionando.
O problema é que em algumas máquinas Windows sempre recebo a mensagem dizendo que o agente está inacessível (is unreachable for 5 minutes) e em momento algum não estão! Recebo o alarme por email e o mesmo é falso.
Nos testes que fiz para saber sobre uma possível instabilidade, usei o telnet na porta do agente (10050) e o ping. Os teste foram bem sucedidos.

Já passou por este problema, pode me ajudar?
Obrigado



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