Instalação do Firebird 1.5 SuperServer no Red Hat 9

Publicado por Eduardo C. Melo em 17/05/2005

[ Hits: 31.368 ]

 


Instalação do Firebird 1.5 SuperServer no Red Hat 9



Este tutorial é uma adaptação ao artigo do colega Sérgio de Souza Barbosa, publicado em:

Etapa inicial


O processo de instalação do Firebird 1.5 no Red Hat 9 é extremamente simples e rápido. Para começar, é necessário acessar o Red Hat como usuário root. Caso você tenha uma conexão com a internet disponível, entre no site:
E procure a opção firebird-linux-i386 para baixar o pacote de instalação do Firebird. Após entrar nesta opção, procure e clique no download denominado FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.tar.gz. Será aberta a janela para selecionar o mirror a ser utilizado. Selecione o de sua preferência e salve o pacote no seu disco (eu utilizei o diretório /home).

Caso não tenha uma conexão com a internet disponível através do Linux, você pode realizar os procedimentos acima através do Microsoft Windows (se o mesmo estiver instalado na máquina e possuir acesso à internet disponível). Após realizar o download, é só montar esta partição Windows através da seguinte linha de comando:

# mount -t vfat /dev/hda1 /mnt/windows

(hda1 deve ser alterado caso o Windows esteja instalado em outro local e /mnt/windows é o diretório de destino. Após a montagem, acesse o diretório de destino e copie o pacote de instalação para um diretório do Linux).

Instalação


O passo seguinte é a instalação do FB. Para isso, abra um terminal através do Konsole e entre no diretório onde está o pacote de instalação (no meu caso, bastou digitar o comando "cd /home"). Agora é necessário descompactar o pacote com o comando:

# tar -zxvf FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686.tar.gz

Será criado um diretório chamado FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686. Entre nele (através do comando "cd FirebirdSS-1.5.2.4731-0.i686") e execute o comando de instalação:

# sh install.sh

O processo de instalação será iniciado e, quando for requerida a senha do usuário SYSDBA, preencha-a com o valor desejado (geralmente utiliza-se masterkey).

Pós-instalação


Se todo o processo terminar sem problemas, o Firebird já estará rodando. Para verificar se realmente está, utilize o comando abaixo:

# service firebird status

A mensagem "fbserver está rodando" será exibida se ele estiver realmente inicializado. O Firebird é configurado para ser startado automaticamente quando da inicialização do sistema, mas caso deseje alterar esse parâmetro, execute o comando:

# ntsysv

E desmarque a opção referente.

O Firebird é instalado no diretório /opt/firebird. É interessante fazer a cópia dos arquivos fbmgr, gbak, gdef, gfix, gpre, gsec, gstat, isql e qli (localizados em /opt/firebird/bin) para o diretório /bin do Linux, pois ele busca a maioria dos comandos a serem executados neste local.

Se sua base de dados irá ser acessada por muitas máquinas ao mesmo tempo, é importante alterar algumas configurações no arquivo xinetd.conf, localizado no diretório /etc. Edite-o e altere os parâmetros de acordo com os abaixo:

defaults
{
	instances		= 200
	log_type		= SYSLOG authpriv
	log_on_sucess		= HOST PID USERID
	log_on_failure		= HOST RECORD USERID
	cps		= 25 30
}

includedir /etc/xinetd.d

Considerações Finais


Caso algumas dúvidas ainda persistam, é interessante dar uma olhada nos arquivos de ajuda que vêm com o próprio Firebird. Eles estão localizados no diretório /opt/firebird/doc e são de grande valia para a utilização plena deste poderoso SGBD.

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

SQLite Manager

Instalação/Upgrade mysqld 5.7: fatal error: mysql.user table is damaged [Resolvido]

Resolvendo as dependências do DBDesigner 4 no Mandriva

SQLiteStudio - Gerenciador de banco de dados SQLite

Erro: ERROR 2006 (HY000): "MySQL server has gone away" [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por bruno.prestes em 15/08/2006 - 18:12h

estou obtendo o seguinte erro ao terminar a instalação do firebird quando ele vai executar o firebird:

error while loading shared libraries: libstdc++.so.5: cannot open shared object file: No such file or directory

[2] Comentário enviado por emersonpadilha em 16/10/2006 - 11:18h

Eu tive o mesmo problema, resolvi instalando o pacote:
compat-libstdc++-33-3.2.3-56.fc5.i386.rpm
(no fedora 5)
Abraços...



Contribuir com comentário