Importando midi no Linux MultiMedia Studio

Publicado por Daniel Moreira dos Santos em 24/08/2009

[ Hits: 7.591 ]

Blog: http://www.danielmoreira.wordpress.com

 


Importando midi no Linux MultiMedia Studio



Essa dica é para quem tem algum arquivo midi e gostaria de um som mais real ou mesmo uma batida eletrônica com mais qualidade. Costumo compôr no Tuxguitar 1.0, exportar o arquivo midi, importá-lo no Linux MultiMedia Studio (LMMS) e finalmente colocar os soundfonts da maneira que desejo.

Antes de começar, para quem não conhece, o Linux MultiMedia Studio é um "Music Production Suite", ou seja, um programa que traz várias ferramentas para produção e edição de músicas. Se você está utilizando a versão 9.04 do Kubuntu, pode encontrar o LMMS no Adept Installer Add/Remove Software.

Depois de instalado o LMMS e notado a semelhança com o Fruity Loops Studio, vá até o menu principal. Clique em "Project" e em seguida em "Import". Na janela que abrirá procure pelo seu arquivo midi e clique no botão Open.

Aparecerá uma outra janela com uma barra de progresso mostrando que seu arquivo está sendo carregado.

Depois disso várias trilhas serão abertas no Song Editor. Provavelmente elas serão abertas com o nome "Default preset", clicando com o botão direito sobre o nome você pode renomeá-las e clicando com o botão esquerdo abrirá uma janela com o nome da trilha. Essa janela é o Sound Font Player, é nela que trocaremos o som de cada uma das trilhas carregadas. Para isso, clique sobre a pasta File e carregue um arquivo soundfont de sua preferência. Embaixo na mesma janela, você verá uma pasta indicada como Patch. Clicando nela você verá outra janela onde escolherá o timbre do seu sound font.

Pronto, é assim que se faz. Se você escreve suas músicas no Tuxguitar, o LMMS é uma ótima ferramenta para melhorar a qualidade das suas músicas. Só para registrar, também é possível escrever as músicas no próprio LMMS.

Você pode conseguir sound fonts de qualidade na internet. Particularmente eu baixo os meus em: www.hammersound.net

Clique em Sound e em seguida sobre SoundFont Library. Você encontrará fonts para diversos instrumentos e vários efeitos.

Abraço.

Outras dicas deste autor

Jogo Educacional Sobe Balão

Apostila - Desenvolvendo aplicações com PHP e MySQL

Jogo Educacional Batalha

Instalação do driver Nvidia com o Envy + gerenciador de janelas Beryl

Jogo Educacional Matix

Leitura recomendada

Juntando vídeos *.avi no Linux com o transcode-utils

Assembler para Linux

Cairo-dock no Slackware64

Solução quando o micro travar após a instalação do Ubuntu 10.04

Usando duas interfaces gráficas

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário