Para quem não conhece, o
Tuxguitar é um programa de edição de partituras e tablaturas para violão, guitarra, contra-baixo, piano, bateria e vem com diversos sons para efeitos, entre outros instrumentos.
Ele é um programa no estilo
Guitar Pro feito para Windows, mas o Tuxguitar foi escrito para as duas plataformas e é gratuito. No programa é possível tanto abrir partituras do Guitar Pro .gp*, salvá-las neste formato, salvá-las em .tg (padrão do Tuxguitar) e como no Guitar Pro, podemos exportar as partituras em .mid para ter um arquivo somente de áudio.
A única desvantagem do Tuxguitar em relação ao Guitar Pro é não poder regular o volume individual de cada trilha.
Veja o site oficial do projeto:
Agora que já conhecemos o Tuxguitar, vamos instalar. Ele é um programa que já vem nos repositórios do Kubuntu, estou usando a versão 9.04 do Kubuntu que possui o Tuxguitar 1.0.
Então abra o "Adept Installer Add/Remove Software", no browser digite "tuxguitar", marque a caixinha "install this package" e para instalar o pacote vá no menu "Adept-> Apply Changes". Espere e pronto, seu Tuxguitar aparecerá no menu K, submenu "Multimedia".
Caso não saia nenhum som do seu Tuxguitar, vá em "Tools->Settings->Sound" e escolha outra porta de saída midi. Se não houver, abra novamente o Adept Installer e no browser digite Timidity, marque o pacote para instalação e clique em "Adept->Apply Changes".
Este pacote instalará o suporte a midi no seu Kubuntu. Abra novamente o tuxguitar e em "Tools->Settings->Sound->MIDI Port" escolha uma porta de saída Timidity. No meu caso uso Timidity Port 0 [128:0].
Pronto, agora é só se divertir neste excelente editor de tablaturas/partituras.