Filmando seu desktop com o Krut

Publicado por Rodrigo da Silva Ribeiro em 17/02/2009

[ Hits: 7.834 ]

Blog: http://linuxnanet.com

 


Filmando seu desktop com o Krut



Muita gente já conhece o xvidcap, um programa que captura as atividades do desktop salvando em vídeo. Depois de pesquisar mais um pouco, encontrei mais um programa que executa a mesma tarefa, o Krut . Um programa escrito em Java que pode rodar em qualquer plataforma que tenha a máquina virtual do java (jre) instalada, seja Linux, Windows ou Mac OS X.

Seu download pode ser feito na página oficial do Krut. Faça o download e descompacte-o. Acesse e pasta criada e use, no terminal, o seguinte comando (lembre-se de que é necessário ter o java instalado):

java -jar KRUT.jar

Eu uso o Ubuntu e, no meu caso, ainda havia a opção de se clicar com botão direito do mouse sobre o executável (KRUT.jar) e selecionar a opção "Abrir com Sun Java 6 Runtime". Verifique se a mesma opção não está disponível para você.

Abrindo o programa, serão exibidas duas janelas, a de gravação (o programa propriamente dito) e a de boas vindas:
Linux: Filmando seu desktop com o Krut
Nesse momento podemos indicar ao programa a área que queremos registrar. Para isso, basta clicar no ícone do cursor (o último na janela), posicionar o mouse no início da área que se quer registrar, pressionar a tecla "Ctrl" e mover o cursor até o final da área escolhida, como se estivéssemos desenhando um "quadrado" na área de trabalho. Infelizmente, diferente do xvidcap, não temos nenhuma indicação visual da área selecionada.

Depois de selecionar a área de captura, basta clicar no botão "Rec" para iniciar a gravação; clicando novamente no mesmo quando quiser terminá-la. Clicando no botão "Menu" temos acesso às opções mais avançadas do programa.
Linux: Filmando seu desktop com o Krut
Aqui nós podemos indicar a pasta de destino dos vídeos e a sua qualidade, além da inclusão e a qualidade do som. Note que na janela de opções nós podemos executar a seleção da área de captura. Aqui, entretanto, podemos também definir a posição (eixos X e Y) e o tamanho dessa área (em pixels) manualmente.

Um dos problemas do Krut é salvar os vídeos apenas no formato .mov. Apesar disso, seu uso é bem simples e, tendo em vista o fato de rodar em qualquer sistema, podemos levá-lo em um pendrive ou outro dispositivo de armazenamento de forma a rodá-lo em outros computadores facilmente.

Outras dicas deste autor

Usando o Twitux para atualizar o seu Twitter

Leitura recomendada

Stino - Transformando o Sublime Text em Arduino IDE

Erro ao compilar Comix no Funtoo [Resolvido]

Google Earth no Debian Testing

Super Mario War para Linux - Instalação no Insigne 5.5

Apollon: acessando a rede do Kazaa sem emulador

  

Comentários
[1] Comentário enviado por fulllinux em 17/02/2009 - 17:39h

Muito bom... vou testar!!!

Abraço.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts