Exibir notificações quando um comando é concluído (Ubuntu 18.04.1)

Publicado por Alex SA em 14/12/2018

[ Hits: 3.688 ]

 


Exibir notificações quando um comando é concluído (Ubuntu 18.04.1)



Após atualizar do Ubuntu 14.04.4 para o Ubuntu 18.04.1 com o GNOME, notei que uma das minhas ferramentas favoritas não funcionava mais: o pacote undistract-me; está nos repositórios e é uma extensão para o Bash, que exibe notificações quando um comando termina (apontando também se o comando foi concluído ou falhou e o tempo de duração do comando). É muito útil quando se realiza multitarefas e se usa várias janelas diferentes do terminal; está presente no terminal por padrão do Elementary OS, por exemplo.

Com a inoperância do pacote "undistract-me", encontrei uma ferramenta - um tanto quanto desconhecida - que funciona corretamente no Ubuntu 18.04.1 com o gnome-terminal, e é super simples de se utilizar, além de ser a única que funcionou adequadamente em todos meus testes. Trata-se do ntfy, open source, baseado em Python e também customizável.

Link da página oficial: https://ntfy.readthedocs.io/en/latest/

A seguir um exemplo de seu funcionamento:
Linux: Exibir notificações quando um comando é concluido (Ubuntu 18.04.1)
Para instalar essa ferramenta é necessário a instalação do pacote "python-pip", que é o sistema de gerenciamento de pacotes do Python. No caso do Ubuntu, utilize o comando:

sudo apt install python-pip

Em seguida utilize:

sudo pip install ntfy

para instalar o pacote ntfy. Está pronto para ser utilizado, basta digitar "ntfy" antes de cada comando do qual deseja ser notificado.

Após a instalação, realizei algumas customizações:

1) Tornar as notificações padrões para qualquer comando, sem a necessidade de adicionar o comando ntfy antes de todos os comandos dos quais deseja ser notificado.

Para isso, abra o arquivo .bashrc com seu editor de texto preferido e adicione a seguinte linha (arquivo localizado na pasta HOME, é um arquivo oculto. No Nautilus/Arquivos do GNOME, pressione Ctrl + h para mostrar pastas e arquivos ocultos):

eval "$(ntfy shell-integration)"

2) Mudar o tempo que um comando deve levar para receber a notificação:

No caso, o padrão da ferramenta é 10 segundos, preferi trocar para 1 segundo, assim sou notificado na conclusão de todo e qualquer comando (se você prefere o tempo padrão de 10 segundos, não é necessário fazer nada).

As configurações estão contidas no diretório /home/USUARIO/.local/share/ntfy (troque USUARIO pelo seu usuário), no arquivo auto-ntfy-done.sh.

Para isso tirei o # (símbolo para comentários na linguagem Python) da 5ª linha:

#AUTO_NTFY_DONE_LONGER_THAN=-L10

troquei o número "10" por "1", ficando assim:

AUTO_NTFY_DONE_LONGER_THAN=-L1

Pronto! Lembrando que as configurações que eu fiz são totalmente pessoais e não são obrigatórias pra essa dica; principalmente se você as considerou difíceis de serem realizadas. Porém, lembre-se de que caso não realize a customização número 1 , será necessário digitar "ntfy " (sem aspas) antes de qualquer comando que deseje ser notificado.

Outras dicas deste autor

Configurando o MATE em Telas de Alta Definição (Fractional Scalling)

Leitura recomendada

Corrigir os erros "5: Input/output error" ou "cache file is corrupted" no Ubuntu

Derrubando uma tty

Substituindo ocorrências de palavras dentro de um arquivo

Listando arquivos página por página (com em DOS dir/p)

Tirando screeshots via linha de comando

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts