Fazendo o rpm voltar a funcionar depois de remover o sqlite

Publicado por Davidson Rodrigues Paulo em 04/04/2008

[ Hits: 5.392 ]

Blog: http://davidsonpaulo.com/

 


Fazendo o rpm voltar a funcionar depois de remover o sqlite



Há algumas semanas eu tentei colocar o Firefox 3 do Fedora 9 para funcionar no meu Fedora 8 compilando os fontes dos pacotes RPM. Eu tive que atualizar alguns pacotes, entre eles o sqlite e, terminada a compilação e após instalar os RPM's, o Firefox 3 rodou só que com um monte de problemas, então eu decidi voltar para o Firefox 2, removendo os novos pacotes recém-instalados e reinstalando os antigos.

Para acelerar o processo eu resolvi usar rpm --nodeps para remover os pacotes sem se preocupar com as dependências. Péssima idéia. Como eu pude esquecer que o sqlite é necessário para o rpm? Eu estava impossibilitado de instalar o sqlite novamente bem como qualquer outro pacote RPM. Então, o que fazer?

Felizmente, um amigo meu que usa Linux estava online. Eu pedi a ele para baixar o RPM do sqlite a partir de um espelho do Fedora 8, extrair o conteúdo, reempacotar em uma tarball e disponibilizar em algum servidor para que eu pudesse baixá-la pelo wget. Ele fez isso, então eu baixei o arquivo e extraí-o na raiz do meu sistema de arquivos:

# tar zxpf sqlite.tar.gz -C /

Isto é equivalente a instalar o RPM sem executar nenhum script de instalação, apenas copiando os arquivos para os seus locais corretos. Isso funcionou bem o suficiente para me devolver o acesso ao rpm e ao yum, que eu usei para reinstalar o Firefox 2 com suas dependências:

# yum install firefox

Lição: jamais use rpm --nodeps para remover um pacote sem verificar antes se ele é necessário para o rpm ou yum.
Outras dicas deste autor

urlmenor.com: acabe com as URL's quilométricas

Removendo pacotes não-essenciais no Fedora

Patch de 4 linhas para acelerar o Linux (Fedora 14)

Mixagem ao vivo? É com o Mixxx

Criando menu para o Fluxbox automaticamente

Leitura recomendada

Montando iPad no Linux

Criando pastas em massa rapidamente no Linux

Monitorando tarefas com o comando watch

Excluindo "output errors" nas saídas dos comandos

Servidor Debian - Erro: Não existem chaves públicas para os seguintes IDs de chaves [Resolvido]

  

Comentários
[1] Comentário enviado por marvincarc em 07/05/2008 - 22:09h

Sem o rpm para instalar e gerenciar pacotes, eu usaria qual utilitário para instalar pacotes no Reh Hat Enterprise Linux 4? Levando-se em consideração, nesse caso, que eu não posso usar o yum, pois ele não funciona. Eu obtive o seguinte erro: "rpm: error while loading shared libraries: libgcc_s.so.1: cannot open shared object file: No such file or directory ". Aconteceu depois que eu fiz um downgrade do pacote libgcc com o comando: rpm -Uvh --oldpackage --nodeps libgcc-3****. Você poderia me ajudar? Obrigado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts